Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Thiago Avelino

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Minha meta como gestor é: ser mandado embora no final do dia

19 de Maio de 2021, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Compartilho com meu time que minha meta é ser “mandado em bora” no final do dia, o que quero dizer com isso? Meu trabalho como gestor é fazer meu time trabalhar sem minha dependência, se eles estão conseguindo andar (entregar o combinado, dar suporte a profissionais menos experientes, se comunicar com pessoas não técnicas e etc) sem minha dependência quer dizer que fiz um ótimo trabalho dando a autonomia necessária para todos tomar decisão sem pedir permissão.



Configurando limite de recursos em aplicações Java (JVM) no Kubernetes

1 de Maio de 2021, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Fazer deploy de software desenvolvido usando tecnologias que foram criadas para ter escalabilidade vertical para escalar horizontalmente (micro serviço, nano serviço e etc) em produção pode gerar alguns desafios que não estamos preparados. Principalmente quando o software esta rodando em JVM e não foi declarado limites de recursos. -Xms, -Xmx e seus problemas Ao estudar sobre a JVM você provavelmente passara pelos parâmetros de alocação inicial (Xms) e alocação máxima (Xmx) de memória, os parâmetros funcionam rigorosamente bem.



Falar sobre 'Assuntos Difíceis'

29 de Abril de 2021, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Em nossa vida é necessário encarar de frente assuntos considerados difíceis ou tabu com qualquer pessoa, para isso precisamos ter coragem e maturidade para lidar com naturalidade com qualquer tema - mesmo se ele nos tire da zona de conforto. Para falar sobre esse assunto, vamos começar pelo porquê. Por que é comum procrastinar uma conversa quando envolve assunto difícil? Quando não falamos constantemente sobre um tipo de assunto ele se torna “difícil” por falta de familiaridade e sensação de desconforto.



Kubicast - Episódio 45: Arquitetura de Software, existe algo além dos microsserviços?

27 de Agosto de 2020, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Escute minha participação no Kubicast junto com Felipe Oliveira falando sobre Arquitetura de Micros Serviços em comparação com Monolito:



Comunicação é a base dos projetos Open Source

23 de Julho de 2020, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Sou criador e mantenedor (junto com uma incrivel comunidade, composta por pessoas ao redor do mundo) de um projeto chamado awesome-go Lista curada pela comunidade de frameworks, bibliotecas e software escritos em Go. Quando comecei contribuir e criar projeto Open Source acha que o foco principal era código, com o passar dos anos comecei perceber que o projeto era um meio para chegar em algum lugar, ou seja, código tem sua importância, mas não basta tem um projeto com código impecável vendo que “ninguém” ou poucas pessoas conseguem usar.



Por trás de projetos Open Source existe pessoas

8 de Julho de 2020, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Tecnologia, sejá humano ao receber contribuição" Muitos engenheiro(a)s esquecem ao contribuir com projetos Open Source que por trás de todos projetos temos pessoas. Não conhecemos as pessoas que estão do outro lado (mantenedores do projeto) e como eles receberá nossa contribuição, isso nos gera a necessidade da comunicação ser extremamente clara e não assumirmos que os mantenedores (contribuidores) tenha o mesmo conhecimento que nós (não temos como saber o que as outras pessoas tem de conhecimento), mesmo conceitos que achamos óbvios é importante deixar claro na comunicação (issue, pull request e etc).



Atrás de projetos Open Source existe pessoas

8 de Julho de 2020, 0:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Tecnologia, sejá humano ao receber contribuição" Muitos engenheiro(a)s esquecem ao contribuir com projetos Open Source que por trás de todos projetos temos pessoas. Não conhecemos as pessoas que estão do outro lado (mantenedores do projeto) e como eles receberá nossa contribuição, isso nos gera a necessidade da comunicação ser extremamente clara e não assumirmos que os mantenedores (contribuidores) tenha o mesmo conhecimento que nós (não temos como saber o que as outras pessoas tem de conhecimento), mesmo conceitos que achamos óbvios é importante deixar claro na comunicação (issue, pull request e etc).



Foco no ambiente, acelerando o aprendizado!

28 de Fevereiro de 2020, 16:49, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Objetivo desse blogpost é compartilhar como geralmente faço para acelerar meu aprendizado em uma área que não tenho tanta experiencia e quero (e/ou preciso) ganhar mais experiência. Quando entrei na área de tecnologia (desenvolvimento de software) não sabia praticamente nada e comecei estudar como poderia acelerar meu aprendizado, até que me deparei em um texto no reddit que falava sobre foco no ambiente, foi o extremamente difícil eu conseguir entender o que estava querendo dizer aquele texto, mas depois de dias lendo e relendo consegui absorver que deveria frequentar lugares onde tinha pessoas fazendo o que buscava aprender, assim aceleraria meu aprendizado.



Chegando no limite da tecnologia, e agora para aonde vou?

19 de Fevereiro de 2020, 14:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Nós de tecnologia em geral, somos early adopter (gostamos de abraçar novas tecnologias, mesmo sem saber ao certo porque ela existe), quando falamos em desenvolvimento não é muito diferente. Por que não usamos o banco de dados X? Podemos usar a linguagem de programação Y! O serviço Z resolve 100% dos nossos problemas! Vamos assumir que as afirmações acima estejam 100% corretas (lançamos o primeiro erro), a solução irá servir para “vida toda” ou daqui a alguns meses tenham que olhar para ela, porque batemos em algum limite da implementação, arquitetura ou da própria tecnologia?



Diferença entre amadores e profissionais

11 de Novembro de 2019, 16:00, por Blogs on Avelino - 0sem comentários ainda

Porque algumas pessoas parecem ser extremamente bem sucedidas e fazer muito, enquanto a grande maioria de nós luta para pisar na água? A resposta é complicada e provavelmente composta por diversas respostas. O aspecto principal é a forma de pensar e planejamento. Mas qual é a diferença? Na verdade, há diversas diferenças: Amadores param quando chega a seu objetivo, profissionais entendem que a realização inicial é apenas o começo; Amadores têm um objetivo, profissionais têm um processo; Amadores pensam que são bons em tudo, profissionais entendem seus círculos de competência; Amadores ver feedback e concelho como criticas, profissionais sabem que têm pontos fracos e procuram críticas construtivas; Amadores valorizam o desempenho isolado, pense sobre o receptor que pega a bola uma vez em um lance difícil.



Tags deste artigo: tecnologia software livre python django mongodb nosql