A empresa utilizará, em caráter experimental, o Oryx Editor como ferramenta para disponibilizar a tecnologia Business Process Modeling - BPM, ou modelagem de processos de negócio.
A solução oferece um conjunto de conceitos e técnicas para criação de um modelo empresarial a partir dos processos de negócio.
Uma das estratégias da ferramenta é representação gráfica dos fluxos de trabalho da empresa. Essa é a responsabilidade do Oryx Editor, desenvolvido em software livre e na plataforma web. A solução permite a criação de diagramas em diversas notações, e o Serpro utilizará inicialmente a notação BPMN, padrão aberto da OMG (Object Management Group).
O objetivo é criar uma linguagem comum a todas as áreas da empresa com relação aos processos internos e dos clientes. Carlos Machado, coordenador da área de tecnologia do Serpro em Porto Alegre, defende a necessidade de estabelecer padrões para documentar os processos com notações gráficas e criar um repositório central e de fácil acesso. "A visão clara dos processos, com identificação de atividades necessárias e os responsáveis por cada etapa, tende a reduzir os ruídos de comunicação e aceleram o andamento dos mesmos", analisa Machado.
Daniel Viero, também de Porto Alegre, explica que o Oryx é construído em Java e faz uso intenso de JavaScript na camada cliente. SVG é o padrão utilizado para armazenamento e renderização dos diagramas, a infraestrutura é um container web Java e PostgreSQL, como banco de dados relacional. "A ferramenta é extensível, permitindo incluir novos tipos de elementos gráficos e a criação de 'plugins' para adicionar funcionalidades ao ambiente", acrescenta Vieiro.
Loyanne Salles
(Serpro - Brasília, 17 de dezembro de 2009)
0sem comentários ainda