Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

ASL

COMCET

.

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Conexões Globais Cidades Democráticas

15 de Dezembro de 2015, 18:39 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 124 vezes

Conexões Globais Cidades Democráticas é uma atividade integrante do Fórum Social Mundial 15 anos, que acontecerá dias 22 e 23 de janeiro, em Porto Alegre e será realizada pela Associação Software Livre.Org. O evento promoverá um grande encontro entre ativistas, gestores públicos e acadêmicos com o objetivo de favorecer um diálogo aberto, horizontal e propositivo entre as novas formas de participação dos movimentos sociais em rede e as cidades democráticas.

Sobre o Fórum Social Mundial

O já renomado Fórum Social Mundial é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. O primeiro FSM aconteceu em 2001 e foi seguido de um processo mundial de busca da construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está consagrada na Carta de Princípios do FSM. O Fórum Social Mundial é também é caracterizado por sua pluralidade e diversidade. Tem o propósito de facilitar as associações, descentralizadas e em redes, de associações e movimentos engajados, tanto a nível local ou internacional, em ações concretas para a construção de um outro mundo, sem pretender no entanto encarnar uma entidade representativa da sociedade civil global. O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogam é Um outro mundo é possível.

Em 2016, as conferências e atividades do Fórum serão realizadas no Parque Farroupilha (Redenção), no Auditório Araújo Viana e no Largo Zumbi dos Palmares, enquanto o tradicional Acampamento da Juventude volta ao Parque Harmonia. A caminhada de abertura, com a participação de convidados nacionais e internacionais, já teve seu trajeto definido: o grupo sairá do Largo Glênio Peres, vai seguir pela Borges de Medeiros e terminar no Largo Zumbi. A organização espera um público de 20 mil pessoas.

Conferência Magistral FSM15anos: dos movimentos por outra globalização aos movimentos sociais em rede

A conferência tratará de um balanço entre os movimentos sociais por outra globalização, protagonistas do Fórum Social Mundial no início do século e os novos movimentos sociais em rede. Nestes últimos quinze anos aprofundaram-se as mudanças políticas e sociais provocadas pela Internet e começaram a alterar a forma de organização dos movimentos. Agora "a Internet não é mais um componente de comunicação, é o próprio corpo do movimento". No lugar das organizações sociais constituidas, temos agora um movimento em rede sem intermediários. Se não há intermediários, não há representação. A identidade coletiva é construída diretamente nas conexões humanas que se formam e viralizam nas redes digitais e transbordam para as ruas. São movimentos de multidões multimídia com grande capacidade de comunicação autônoma. É um fenômeno social que sem a Internet não ocorreria. Pelo menos desta forma, nesta dimensão e nesta velocidade. A mais recente obra do Manuel Castells “Redes de Indignação e Esperança” aprofunda uma investigação sobre os elementos comuns dos movimentos de revoltas, protestos e revoluções que sacodem o mundo desde 2011 e traça um panorama de sua perspectiva na atual conjuntura. Conferência imperdível para quem deseja compreender melhor o mundo em que vivemos. 

Manuel Castells já está confirmado para o Conexões Globais no Fórum Social Mundial 15anos! 

Castells é catedrático de Sociologia e de Urbanismo na Universidade da Califórnia em Berkeley. É também catedrático de Sociologia na Universitat Oberta de Catalunya e catedrático de Tecnologia de Comunicação e Sociedade na University of Southern California, Los Angeles. Segundo o Social Sciences Citation Index 2000-2014, Castells é o quinto acadêmico das Ciências Sociais mais citado no mundo e o acadêmico das Tecnologias da Informação e Comunicação mais citado. Suas pesquisas acadêmicas e elaborações tratam da formação de uma nova sociedade, a sociedade em rede, e a transformação do poder pelos processos de comunicação na era digital. 

Conexões Globais Cidades Democráticas acontecerá dias 22 e 23 de janeiro na Vila Flores em Porto Alegre.

Saiba mais!
Curta nossa página no Facebook http://migre.me/smUL7
Entre no Evento http://migre.me/smUMQ
Siga e acompanhe o nosso Twitter @conexoesglobais
Fórum Social Porto Alegre


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.