Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Sobre
Tela cheia

Atuação

1 de Fevereiro de 2011, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Traduções

Sempre tratando de difundir o software livre e seus princípios, a Associação Software Livre.Org (ASL), está a frente de diversos projetos e iniciativas:

Projeto Software Livre Brasil (PSL – Brasil)

Iniciativa não-governamental que reúne universidades, empresários, poder público, grupos de usuários, hackers, ONG's e ativistas pela liberdade do conhecimento. Mantido pela Associação Software Livre.org e criado em 2000, o projeto está articulado em vários estados brasileiros, através de PSLs estaduais. O objetivo é promover o uso e o desenvolvimento do software livre como uma alternativa de liberdade econômica e tecnológica. Saiba mais.

Fórum Internacional Software Livre - fisl

Criado em 2000, o fisl se tornou um ponto de encontro anual, de pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo para debates técnicos e estratégicos sobre as novas tecnologias da informação. Promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org – ASL, o fisl é o maior evento de software livre da América do Sul e um dos maiores do mundo. Saiba mais.

TV Software Livre

A TVSL disponibiliza sua plataforma de ferramentas, infra-estrutura e conhecimentos para a transmissão de diversos eventos de Software Livre no Brasil. Desde 2005, transmite o Fórum Internacional Software Livre (fisl) e representa um dos maiores cases de transmissão ao vivo na Internet com ferramentas livres e de código aberto. Saiba mais.

Rádio Software Livre

A Rádio Software Livre entrou no ar na madrugada do dia 19 de junho de 2009. Numa operação conjunta entre voluntários de Porto Alegre, São Carlos (SP) e Denver (EUA), a Rádio Software Livre ganhou as ondas da web. Atualmente transmite 24 horas por dia músicas livres e independentes. Saiba mais.

Pontão de Cultura Digital Minuano

Atuando em rede, o projeto disponibiliza cursos e oficinas para o aprendizado ligado à estruturação de vídeo, materiais gráficos, metarreciclagem e áudio, objetivando instrumentalizar os Pontos de Cultura com ferramentas de comunicação e de produção cultural em software livre.

Festival de Cultura Livre

O Festival de Cultura Livre acontece junto com o fisl e proporciona uma aproximação entre hackers, desenvolvedores, artistas e produtores culturais  para o amadurecimento do software livre como base para uma sociedade baseada nos conceitos da Cultura Livre.

Ponto de Exibição Audio-visual Cine Cafuné

Apoiado pelo Ministério da Cultura, é executado pela ASL e o Fórum de Educadores da Restinga e Região de Porto Alegre (FERES). O objetivo é promover o acesso das comunidades populares aos audiovisuais.

Parcerias Institucionais:


Banco de semestes livres
- Tem por objetivo apoiar projetos que implementem o cultivo de sementes livres de transgênicos e de pesticidas.
Em 2009, a ASL apoiou as Comunidades Quilombolas de Restinga Seca e Mostardas, através do Núcleo de Ecologia e Agriculturas Guayí, na aquisição   de engenho de arroz para essas comunidades.

Projeto de Difusão Audiovisual
- Este projeto foi desenvolvido em parceria com o FERES – Fórum de Educadores Populares da Restinga, e aprovado pelo Ministério da Cultura - MinC em 2006, com o objetivo debater nas escolas do bairro e região do extremo sul de porto Alegre,  questões relacionadas a etnia, raça e gênero. Inicialmente essas projeções eram itinerantes e em 2009 este projeto foi reformulado e está sendo coordenado pelo Programa Cine Mais Cultura, do MinC, passando a se chamar Ponto de Exibição Audiovisual Cine Kafuné.