A Associação SoftwareLivre.org (ASL) é uma associação civil sem fins-lucrativos, com sede em Porto Alegre/RS, que reune empresários, profissionais liberais, estudantes e servidores públicos, estabelecendo relações com os mais diversos setores da sociedade. O objetivo é tornar o software livre amplamente incluído na sociedade, propiciando espaço de discussão, apoio, fomento e organização de iniciativas nas mais diversas áreas relacionadas.

Fundada em 11 de setembro de 2003, a ASL é a entidade organizadora do Fórum Internacional Software Livre (fisl), maior evento de software livre da América do Sul, que acontece todos os anos em Porto Alegre. A entidade também está a frente de outros projetos e iniciativas. Saiba mais em Atuação.

Objetivos da ASL

1. Difusão do Software Livre;
2. Experimentação de novos modelos sócio educativos e sistemas alternativos de produção e distribuição de Software Livres;
3. Estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologia alternativas, realização de eventos, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades supra mencionadas;
4. Promoção do desenvolvimento econômico, social e inclusão digital;
5. Desenvolver programas de educação profissional, qualificação, requalificação profissional voltado para as carências da população.
6. Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da liberdade de expressão, da democracia e de outros valores universais e o combate a qualquer forma de discriminação sexual, religiosa, econômica e racial.
7. Para atender as finalidades acima mencionadas, a entidade poderá celebrar convênios e/ou parcerias, com órgãos públicos e/ou entidades privadas.

O Estatudo da ASL está disponível em Documentos.