Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

PythonBrasil[13]

Latinoware

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cabeça de Mulher Olhando a Neve, por Jéferson Assumção

14 de Janeiro de 2016, 13:05 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 128 vezes

Cabeça de Mulher Olhando a Neve, de Jéferson Assumção abre 2016 se apresentando como uma grande novidade literária. De linguagem simples e natural, o autor com apresenta fantasia em estado puro. Demonstra o impulso da criação ordenada e desordenada, arma dos que tensionam a corda que une a ordem racional e o universo do arbítrio e do sonho, dos que edificam uma humanidade que não distingue razão e desejo. Surrealista? Sim, e por que não? A obra independe de datas, de tempos históricos, de conjunturas econômicas. Brota, simplesmente.

Jéferson Assumção é filósofo de formação e convicção. Deixou-se arrebatar pela fantasia e foi criando um atrás do outro estes contos que nos desconcertam, fascinam, nos assustam e depois nos fazem pensar. Cada conto deste livro é uma peça única e rara. O leitor desde a primeira página fica tomado pelo poder surrealista e vai lê-las e relê-las e cada vez que as ler terá a impressão de que estará lendo outro conto, outra história, outra fábula, com outra moral e outra intenção. Não há mágica maior no ofício literário. Fica aqui o convite para se deixar levar pela fantasia que está impressa nestas páginas e talvez então também sejamos abençoados pelo mistério.

Sobre o autor
Jéferson Assumção nasceu em Santa Maria-RS, em 1970. Tem mais de 20 livros publicados (alguns deles em licenças livres), entre eles A Vaca Azul é Ninja em Uma Vida Entre Aspas (Libretos, 2014), A Ilustração Vital (Bestiário, 2013), Homem-massa (Bestiário, 2012) e Máquina de Destruir Leitores (Sulina, 2000). Foi secretário adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul (2011-2014), secretário municipal de Cultura de Canoas-RS (2009-2010), Assessor, Coordenador-geral e Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (2005-2008 e 2015). Atualmente faz Pós-doutorado em Literatura no Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Póslit-UnB).

É Doutor em Humanidades e Ciências Sociais – Filosofia, pela Universidade de León (Espanha), com a tese A Ilustração Vital: O Raciovitalismo de Ortega y Gasset como via para o Desenvolvimento de uma Sociedade Leitora. Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle (Canoas-RS), tem Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Filosofia também pela Universidade de León. Coordenou a campanha Mosaico de Livros - Biblioteca Social Mundial entre 2001 e 2004. Como repórter especial, gestor cultural e ativista, já atuou em mais de 30 países, tais como Índia, Quênia, Marrocos, Senegal, Tunísia, diversos países sul-americanos e europeus, Japão, Cuba, República Dominicana e Costa Rica. Mora em Brasília - DF. É vocalista e guitarra-base da banda Gorda, além de ser um ativo colaborador da Associação Software Livre e militante pela cultura livre.

Os amigos da ASL.Org parabenizam por esta grande conquista, Jéferson!




0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.