Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL.Org toma posse na direção do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre

27 de Outubro de 2015, 18:10 , por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1074 vezes
Imagem148080
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
 
A Associação Software Livre.Org tomou posse na manhã desta terça-feira (27) na direção do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (COMCET). Os novos conselheiros participaram de um evento com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, no Salão Nobre do Paço Municipal da prefeitura. Representantes de 13 entidades e a diretoria do colegiado assumiram o Comcet para o novo biênio para exercer a missão consultiva, propositiva e fiscalizadora da entidade sobre os projetos desenvolvidos pelo Executivo para as áreas de ciência, tecnologia e inovação.
 
A ASL.Org é representada no conselho pelo coordenador Sady Jacques, que ocupa o cargo de 1º secretário. De acordo com ele, é uma grande honra para a associação fazer parte dessa instância importante de participação popular. "É também um reconhecimento, por parte da comunidade e da prefeitura de que as ações que a ASL.Org realiza são de relevância para a cidade e de que temos autoridade para opinar sobre o futuro da ciência e tecnologia em Porto Alegre. Pretendemos defender que o software livre seja sempre a alternativa prioritária a se considerar para o desenvolvimento da cidade", afirma Jacques.
 
Imagem148075
Novos conselheiros do COMCET. Foto: Ricardo Giusti/PMPA
 
Ao dar posse aos novos representantes, o prefeito José Fortunati destacou a importância do Comcet, sobretudo em um momento de crise, uma vez que novas tecnologias geram emprego e renda. “Porto Alegre vem investindo em novas tecnologias e o Comcet colabora para que continuemos prospectando novas possibilidades. É um dos conselhos mais amplos e com maior representatividade”, observou. Ele aproveitou para convidar os novos integrantes a participaresm das discussões sobre o 4º Distrito, que irá constituir-se um um espaço com novas oportunidades de inovação e de geração de emprego e renda. 
 
A secretária Maria Fernanda Bermudez destacou a criação do Gabinete de inovação e Tecnologia (Inovapoa), em 2009, como uma iniciativa protagonista de Porto Alegre, além da lei municipal para a área. Lembrou ainda que essa trajetória possibilitou que a cidade ganhasse o título de uma das dez Smart Cities do país, fruto da visão estratégica do prefeito Fortunati. Já a nova presidente do Comcet, Raquel Santos Mauler, disse que o conselho irá empenhar-se em fazer com que a Capital suba ainda mais nesse ranking. “Queremos que Porto Alegre se torne um modelo internacional”, observou. 
 
Participaram do evento, o vice-prefeito Sebastião Melo, os reitores da Universidade Estadual do RS (Uergs), Arisa Araújo da Luz, e da Ritter dos Reis, Telmo Frantz, o ex-reitor da Ufrgs, Helgio Trindade, os presidentes da Feci, Lucio Ignácio Regner, e do Sindiloijas, Paulo Krause. A cerimônia de posse teve apresentação dos músicos da Orquestra Jovem do RS, sob a regência do maestro Telmo Jaconi. 
  
Sobre a Comcet – O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet), criado pela Lei Complementar nº 367/96 é o órgão consultivo, propositivo e fiscalizador dos projetos desenvolvidos pelo Executivo Municipal para a área de ciência, tecnologia e inovação. Escolhido para cada biênio, elabora resoluções, pareceres e indicações, além de dialogar com a sociedade por intermédio dos representantes das entidades.
 
Um dos resultados do trabalho do Comcet é o Caderno de Diretrizes da Ciência e Tecnologia para a Capital, distribuído durante o evento. As diretrizes foram formuladas durante a 9ª Conferência municipal de Ciência e Tecnologia, ocorrida em junho deste ano, com a participação  de 120 entidades representativas, da área pública e privada, além da sociedade civil. Destaca-se também a criação do Inovapoa, em 2009, como uma das diretrizes apontada pelo Comcet, dando foco, visibilidade e protagonismo ao setor por parte da prefeitura
 
Foram empossados, como presidente, a professora Raquel Santos Mauler, que há sete anos representa a Ufrgs no Conselho, e, na direção, Eduardo Hahn, da Sucesu, como 1º Vice-Presidente; Fernanda dos Santos Oliveira, do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, como 2º Vice-Presidente; Sady Jacques, da Associação de Software Livre, como 1º Secretário e José Antonio Branco, da Assespro, como 2º Secretário.
 
Com informações da Prefeitura de Porto Alegre.

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.