Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL participa da inauguração do Global Tecnopuc em Porto Alegre

2 de Outubro de 2015, 15:53 , por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 266 vezes

(Foto: Gabriel Galli / Agência Maga)

A Associação Software Livre.Org acompanhou, na tarde de quinta-feira, 1º de outubro, a inauguração do Global Tecnopuc, empreendimento da PUCRS em parceria com a HP. Estiveram presentes na cerimônia o Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, Luciano Corsini, presidente da HP Brasil, Fabio Branco, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, e José Fortunati, prefeito de Porto Alegre. Além deles, participaram da cerimônia o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais, gestores e funcionários das empresas instaladas no Tecnopuc e na Raiar, alunos, funcionários, professores e pesquisadores da Universidade. O novo espaço tem 4 mil m² e recebeu recursos de R$ 17 milhões da Finep, PUCRS e HP. Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do livro Tecnopuc: Pessoas, Criatividade e Inovação, escrito por Patrícia Knebel e Jorge Audy.

De acordo com o embaixador da ASL.Org, Sady Jacques, o Global Tecnopuc é um importante espaço de troca de conhecimento. "É importante pensar a inovação conectada ao colaborativismo e aos padrões abertos. Só o uso de softwares livres pode garantir uma tecnologia mais justa com foco no seu papel social", disse. 

Corsini destacou o potencial brasileiro e gaúcho em desenvolver projetos ousados e inovadores e salientou que a HP aposta neste diferencial e, por isso, investe em iniciativas como o Global Tecnopuc. Destacou ainda a sólida união com a PUCRS, que começou antes da inauguração do próprio Parque, em 2003. “Esta união é baseada no compartilhamento dos nossos valores e no foco em desenvolver capital humano, permitindo que as pessoas aprimorem competências e tragam soluções para a sociedade”, apontou.


(Foto: Gabriel Galli / Agência Maga)

Baseado nos conceitos do Global Tecnopuc - criatividade, internacionalização, coworking e open innovation, Clotet reforçou a importância do empreendimento para a sociedade. ”Trata-se de um conjunto emblemático para o desenvolvimento organizado na sociedade do conhecimento, e deve fomentar a motivação e a iniciativa, desenvolvendo atitudes que contribuam para a cidadania e para o bem estar da comunidade”, salientou o Reitor da PUCRS.

(Foto: Camila Cunha / ASCOM PUCRS)

Audy, que participou da concepção do Tecnopuc e também do Global Tecnopuc, entende que o novo espaço “consolida a trajetória do Parque e projeta uma nova fase para a Universidade enquanto ambiente de inovação, contribuindo com o desenvolvimento da nossa sociedade.” Prikladnicki salientou que o Global é a expressão física da essência do Tecnopuc: construção colaborativa e relacionamento qualificado. “Nossos esforços estão em conectar de forma orgânica os diferentes atores inseridos no nosso ecossistema de inovação. O Global é um projeto inovador e que pode ser resumido em duas palavras: conexão e inovação aberta”, reforçou o diretor. Atualmente o Tecnopuc abriga 124 operações e reúne mais de 6,5 mil pessoas. Após a cerimônia, os convidados puderam assistir a um show de artistas circenses e foram brindados com um coquetel de confraternização.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.