Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Divulgação

MiniDebConf

COMCET

.

ASL

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

ASL participa da Conferência Brasileira de PostgreSQL em Porto Alegre

19 de Novembro de 2015, 18:47 , por Gabriel Galli - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 436 vezes

Img_20151118_212252836Oleg Bartunov, Sady Jacques e Fabrizio Mello na PGBR em Porto Alegre.

A Associação Software Livre.Org participou nesta quarta-feira (18) da abertura da Conferência Brasileira de PostgreSQL (PGBR), que acontece até o dia 20 de novembro no campus da Unirriter, em Porto Alegre. O coordenador da ASL.Org, Sady Jacques, se reuniu com representantes das comunidades brasileira e russa de PostgreSQL. O encontro serviu para iniciar as negociações de estruturação da Cadeia Produtiva Nacional de Software Livre. Participaram da reunião o CEO da Postgres Professional Oleg Bartunov e o coordenador do PGBR Fabrízio de Royes Mello.

Depois de passar por cidades como São Paulo, Campinas e Porto Velho, a Conferência Brasileira de PostgreSQL (PGBR) chega a sua 6a edição reunindo desenvolvedores, usuários e pesquisadoras da tecnologia de banco de dados livre e de código aberto. Na programação estão previstas palestras de alto nível técnico, tutoriais, discussões técnicas, lightning talks e apresentações acadêmicas.

Este ano, os principais temas são as novidades da versão 9.5, técnicas avançadas de monitoramento, performance, tunning e alta disponibilidade. Também serão apresentados casos de uso de sucesso em empresas públicas e privadas.

Dois tutoriais, momento em que se mostra o passo a passo para a operação de metodologias e ferramentas, tiveram espaço no evento. Durante a manhã do dia 18 de novembro foram realizados o “Construção de banco de dados espaciais com PostGIS”, ministrado em português. Já durante a tarde, a atividade “Author's introduction to Full-Text Search in PostgreSQL”, foi proferida em inglês.

As palestras e demais atividades acontecem nos dias 19 e 20 de novembro nos turnos manhã e tarde. Entre os principais destaques, estão Teodor Sigaev, desenvolvedor do PostgreSQL desde 2000 e graduado em física pela Universidade Estadual de Moscou, Oleg Bartunov, Major Developer do PostgreSQL e Álvaro Herrera Commiter e Major Developer do PostgreSQL.

O evento acontece no campus Fapa da Uniritter, que fica na Av. Manoel Elias, 2001, em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas no site http://pgbr.postgresql.org.br/2015/, em diversas categorias. É possível inscrever-se como estudante, governo, pessoa física e jurídica somente para assistir as palestras e também com pacotes mais amplos, que incluem os tutoriais.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.