Hoje o Linode anunciou que seu ambiente de administração de servidores foi invadido. O cracker “ryan” que se diz do grupo HTP ( Hack the Planet ) assumiu a autoria do ataque com o objetivo obter informações de cartões de crédito e senhas de acesso.
Segundo o anúncio os dados dos cartões são mantidos criptografados usando chave pública e privada dentro do banco de dados e as chaves públicas são auto-encriptadas com senhas complexas. Além destas informações o cracker obteve acesso nos servidores web e “parte” do código-fonte das aplicações do Linode.
A falha explorada do Adobe ColdFusion ( CVE-2013-1387, CVE-2013-1388) foi recentemente divulgada e corrigida, ela permite o ‘bypass’ da autenticação na console administrativa.
Para os usuários deste datacenter é recomendando acompanhar as informações do cartão de crédito cadastrado, trocar a senha de acesso da dashboad usando senhas complexas, monitorar o consumo de recursos do servidor e rezar.
Para os usuários do ColdFusion é de extrema importância a atualização do ambiente, já que após explorado o servidor poderá ser utilizado para práticas criminosas ( Spam, botnet, etc ).
Não fico surpreso com esta notícia, já que a gestão de vulnerabilidades é quase que totalmente negligenciada por todos, seja ele um grande ou pequeno provedor.
Referências:
Hackers Claim to Have Gained Access to Linode Customer Passwords, Credit Cards
Blog Linode – Security Incident Update
0sem comentários ainda