Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Meme 2009

9 de Janeiro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Se os últimos dias do ano são para fazermos retrospectivas, os primeiros são para renovarmos as velhas promessas que nunca serão cumpridas. #prontofalei

O @rodrigoflores tuitou um link que continha suas metas para este ano. Na verdade, era um meme para definição de 9 metas para 2009 e ele fez um convite para todo mundo. Então aqui estão as minhas (alguns itens não são exatamente metas em sua definição, mas vou deixar como tá):

  1. Tirar a carteira de motorista
    Essa talvez seja a mais realizável. Dei a entrada no Detran no fim do ano. Início de fevereiro faço os exames médicos e depois autoescola (agora é sem hífen). E antes que alguém faça aquela piadinha infame, eu mesmo faço. E finalmente, as ruas de Natal estarão mais perigosas. :p
  2. Concluir o bacharelado
    Esta é a prioridade para esta ano. Entrei no curso de Ciência da Computação da UERN na primeira turma, em 2002.2. E já passou da hora de sair. Dos que entraram comigo e não desistiram pelo meio do caminho, eu sou o último.
  3. Manter este blogue
    Que tal dois post por mês, por enquanto, e um por semana depois que cumprir o item 2?
  4. Passar no concurso para analista do Cefet-RN Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    Este ano o, agora, IFRN abrirá vagas para suas novas unidades. Pretendo fazer concurso para Analista de TI.
  5. Ir para o Fisl 10
    Este ano o Fisl será especial. Queremos 10 mil participantes na 10º edição do Fórum Internacional Software Livre. A organização está se empanhando fortemente para trazer Linus Torvalds. E o andamento da programação do pode ser acompanhada no Blog do Temário.
  6. Ter uma vida mais saudável
    Esse deve ser o mais difícil. Posso fazer isso dormindo melhor, comendo melhor e voltando a prática de exercício físicos. Mas pelo menos um desses 3 itens eu consigo.
  7. Perder menos tempo com coisas fúteis
    Perco muito tempo com coisas sem importância. Mas para mudar isso já tomei algumas medidas: desativei o recebimento de mensagens de diversas listas de discussão que participo, cancelei vários RSS, e desinstalei o Twitterfox (pelo menos no trabalho). Não ter televisão em casa também ajudará bastante.
  8. Ler mais
    Ano passado li muito pouco. Digamos que só a obrigação. Este ano quero ler mais. Tanto livros técnicos, quanto não-técnicos. E acho que talvez até perca um livro. Já tem um ali na fila que certamente terá esse fim caminho: Helena, de Machado de Assis.
  9. Cumprir todos os itens acima ;)
    É, eu tenho um terrível costume de não terminar o que começo. Espero começar tudo que planejar e terminar tudo que começar.

É isso. Outras coisas aparecerão no decorrer do ano, e depois que cumprir a meta 2, terei mais tempo para as demais e para outras que surgirem. Durante o ano vou atualizando o andamento de cada uma dessas metas e no fim do ano a velha retrospectiva.

E quando a você? Quais são suas metas para este ano? Coloquem o link aí nos comentários para gente ver.




Olá Blogosfera

2 de Janeiro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá internauta blogueiro (descobri a pouco que quem lê também é blogueiro),

ter um blogue era uma coisa que eu vinha adiando a bastante tempo. Confesso que sentia uma espécie de obrigação moral de retornar para a Internet o que ela tem me dado. Falar que recorro a blogues diversos para tirar dúvidas é desnecessário, mas em muitos casos era necessário a adaptação de diversos artigos para resolver o meu problema, o que fazia com que eu adquirisse algum conhecimento. E sem contar o conhecimento gerado através de estudos. Mas esse conhecimento estava ficando retido comigo. E isso não condiz com minhas idéias de liberdade do conhecimento. Como já pensava Santos Dumont, o conhecimento tem de ser livre.

Nada melhor do que aproveitar o início do ano para concretizar isso. Não é?

Além deste blogue ser o que a frase no topo diz que é. Ele também será mais um blogue que abordará software livre. Em especial distribuições GNU/Linux (certo, Stallman?), e mais especial ainda sobre o Ubuntu e softwares que rodam nele. E softwares livre que roda no Windows. Por que não? Certamente, a maioria dos artigos focarão o ambiente de trabalho dos usuários alvos do Ubuntu, os seres humanos. Não vou tão longe quanto Carlos Morimoto, mas eu acredito que o GNU/Linux está pronto para o desktop a algum tempo, principalmente na encarnação do Ubuntu. Os usuários é que não estão prontos para qualquer sistema que seja diferente do Windows. Pretendo dar minha contribuição com tutoriais recheados de capturas de telas (perceberam que estou evitando palavras em inglês?).

Também falarei de coisas para quem precisa de algum conhecimento a mais, editar alguns arquivos de configurações e fazer traquinagens diversas.

Como sou programador, linguagens de programação e afins não poderiam ficar de fora. Não iria citar nenhuma em especial porque espero falar de várias, mas terei coisas relacionadas a Python, Java, C/C++, Assembly etc. Sim, Assembly. Estou estudando Assembly por dois motivos: 1) não saber Assembly era (ainda é, na verdade) uma das minhas frustrações computacionais; 2) vou/estou precisar disso para o meu trabalho de conclusão de curso de Ciência da Computação da UERN.

Álias, o meu TCC é também uma contribuição para o uso do GNU/Linux e softwares livres em geral. Com certeza, muito que falarei aqui terá origem nesse TCC. Farei uma extensão na linguagem G-Portugol de forma que seja possível um curso completo de algoritmos em um sistema GNU com núcleo Linux.

Além disso, como o blogue é meu, darei meus pitados sobre a vida, o universo e tudo mais sem pedir licença pra ninguém. :p

Pela Internet a fora eu também posso ser encontrado nos seguintes serviços (sem nenhuma ordem em especial):

lastfmorkut_logotwitterdeliciousflickr

Certamente que não lembrei de outros, mas é só procurar por ‘adorilson’. Se achar, serei eu. Com um nome desses, para que se preocupar com sobrenomes ou gastar criatividade (que já é pouca) com apelidos? :D

Logo este links estarão (eu acho) em um área ali na barra lateral. Como todo início de blogue que se preze, até o tema é o padrão da ferramenta, no caso o WordPress.

Bom, por hoje é só. Gastei uma tarde inteira praticamente um tarde com noite escrevendo isso (obviamente intercalado com outras coisas). Espero ser mais objetivo, produtivo e rápido nas próximas.