Em meados de 2010 comprei um netbook Asus Eee PC 1005. Como foi um semi-novo, comprado de um usuário de GNU/Linux, ele já veio com o Ubuntu 10.04, que era o último LTS lançado na época. E desde então estava com essa versão.
Agora que saiu o mais novo LTS, o 12.04, fiz a atualização. Mas em vez de formatar, e fazer uma instalação limpa, fiz a atualização completa, conhecida como dist-upgrade, como já tinha feito várias outras vezes. Esse tipo de atualização lhe dá a comodidade de não precisar fazer as configurações e instalações de aplicativos que sempre são feitas depois da instalação do sistema operacional. Mas sempre há o risco de algo sair errado.
E dessa vez saiu: a rede não era inicializada junto com o restante do sistema operacional, o touchpad travava vez ou outra e algumas vezes a tela ficou toda preta, o que forçava uma resetada na máquina. Para o primeiro problema, resolvi inicializando o serviço de rede manualmente (agradeço ao John Wendell pela ajuda com isso), o segundo colocava um mouse para poder mover o cursor, mas o terceiro teve consequências*, a ponto de me obrigar a fazer uma instalação limpa.
Antes de comentar sobre como foi o reconhecimento do hardware, alguns pontos sobre o processo de instalação:
- sempre coloque o /home em uma partição diferente do /. Isso evita inconvenintes futuros, como ter de obrigatoriamente fazer backup antes de uma instalação dessas e restaurar depois;
- uma novidade que eu gostei no instalador do Ubuntu 12.04 é o reconhecimento do teclado. Ele vai pedindo para você apertar algumas teclas e perguntando se o teclado tem algumas outras, com base nisso seleciona o tipo de teclado para você;
- eu iria colocar para partição / com 10GB de tamanho, mas ele só permitiu 18GB. Não sei se isso é um valor mínimo definido, baseado sabe-se lá em que pela Canonical (o meu outro computador tem o / com 6GB há um bom tempo), ou é uma porcentagem em relação ao tamanho do HD.
Sem fazer configuração alguma após a instalação, a compatibilidade foi a seguinte:
- Vídeo OK
- Saída para datashow – OK. Só plugar que ele já faz o ajuste, pelo menos no datashow que testei.
- Som – OK. Caixas internas e fone de ouvido.
- Microfone – não testado.
- Tecla Fn – OK
- Touchpad – OK
- USBs – OK
- Placa de rede – OK
- Rede sem fio – OK
- Suspensão – OK
É isso. Estou bastante satisfeito com o Ubuntu 12.04.
* Depois eu fui descobrir que essa apagar acontecia quando se aumentava o brilho ao máximo na tela de boot. Deve ter um bug ali que quando o brilho chega ao máximo a tela fica preta. Bizonho isso.
0sem comentários ainda