Depois de alguns semestres lecionando disciplinas mais avançandas nos cursos de Informática (Integrado e Licenciatura) do IFRN, em 2014.2 voltarei a lecionar uma básica. Aquela que eu considero como a mais importante do curso: Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Sim, considero com a mais importante porque faça uma boa disciplina (aprenda de verdade, não é só ser aprovado) e tenha um restante de curso tranquilo. Não aprenda de verdade (embora seja aprovado) e padeça o resto do curso.
Justamente por isso, as discussões sobre como “ensinar algoritmos?” são sempre muito constante. Qual a melhor linguagem? Fazer no papel? Usar computador? O que mais pode ser usado? O que os outros fazer? São questões comuns. Por outro lado, existem várias iniciativas ao redor do mundo para o ensino de programação. Incluindo para pessoas comuns, que não usarão programação no seu dia-a-dia. Sou um grande fã delas.
Atualmente, minha linguagem preferida para ensino de programação é Python. E será utilizada como linguagem de programação para praticar o que veremos nas aulas de Algoritmos. Importante destacar que o objetivo não é o ensino de Python, ou uma outra linguagem de programação qualquer, mas sim os fundamentos de lógica de programação. A linguagem aqui é meio e não fim.
Mas antes irei utilizar outras ferramentas mais lúdicas, como o Code.org, uma das iniciativas citadas anteriores. O site em si é em inglês mas os tutoriais estão em portugês do Brasil. Os vídeos com as instruções do que fazer em cada aula estão legendados, mas parecem estar bugados. Na janela onde o vídeo aparece tem uma aba “Nenhum vídeo? Mostrar notas.” Clicando ali, é exibido o texto do que eles falam.
Outra ferramenta bem parecida com essa, é o Scratch. Sendo que essa você deverá baixar e instalar. Além de não ter o acompanhamento que tem no Code.org. Mas tem liberdade para criar mais coisas. O céu é o limite.
Evoluindo para Python, também usaremos uma ferramenta online para auxiliar o processo de aprendizado, Codecademy. Ele tem cursos de várias linguagens, não só Python. Em disciplinas futuras, podemos usar outras, como HTML/CSS e JavaScript. Álias, onde mais tenho utilizado o Codecademy é em disciplinas de desenvolvimento web. Com um bom retorno.
Um recurso que eu sinto falta no Codecademy é a possibiliade de fazer um cadastro como professor e montar turmas com alunos, pra facilitar o acompanhamento. O Code.org tem esse recurso, mas ainda preciso ver até onde vai.
0sem comentários ainda