Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Removendo o uso de ponteiro de ponteiro de funções

17 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O uso de ponteiros de ponteiros é uma forma de armazenar estrutura bidimensionais (uma matriz por exemplo) ou quando se deseja atualizar o valor de um ponteiro.
O primeiro caso, é uma ótima forma de representar estruturas bidimensionais, mas o segundo caso deve ser evitado.
Por que evitar o segundo caso? Você terá que se preocupar com acesso ao conteudo usando o operador *, isso deixará seu código menos legível, uma vez que você poderá ter que usar parenteses para indicar a precedência do operador * sobre o operador ->, um código eu seria algo como ptr->k = ptr->k+10 passa a ser (*ptr)->k = (*ptr)->k+10.
Essa falta de legibilidade trás também uma complexidade e pode trazer também confusão, uma vez que você passa a trabalhar com um apontardor para um apontador de onde está a sua estrutura.
Essa forma de acesso indireto é mais lenta que o acesso direto, uma vez que será necessário primeiro descobrir o endereço onde está o ponteiro, depois com esse endereço acessar a estrutura no endereço indicado pelo ponteiro.
Uma forma bastente utilizada do ponteiro de ponteiro é o seguinte
{    …
  MeuTipo * ptr = NULL;
  criaTipo(&ptr)
    …
}
e a função que recebe o endereço do ponteiro:
void criaTipo(MeuTipo ** pdp){    …
  (*pdp) =  (MeuTipo*) malloc ….;
    … inicializa dados em pdp usando (*pdp)
}
O que esse trecho de código faz é uma inicialização de um ponteiro, mas você pode considerar que ptr não apontava para NULL mas para o início de sua lista ligada ou para a raiz de sua árvore enraizada e a função criaTipo irá incluir um novo elemento na sua árvore ou lista (o que pode mudar o apontador).
Temos 3 pontos básicos: Primeiro a chamada da função criaTipo que recebe como parâmetro o endereço do ponteiro ptr (operador &). Veja que ele possui um valor nulo, mas ainda assim possui um endereço válido, uma vez que um ponteiro é uma variável (que armazena endereços de memória) e esse ponteiro está em algum lugar da memória.
Segundo ponto é a inicialização de um espaço de memória (o malloc) que será armazenado no ponteiro que teve seu endereço passado como parâmetro (nessa caso o endereço para o qual ptr apontava é substituido pelo endereço alocado).
O terceiro ponto que é a inicialização dos valores da estrutura (pode ser apontar prox para null) que deve ser feito usando o acesso ao conteudo do ponteiro de ponteiro (*pdp).
Podemos modificar o código para que não seja mais necessário passar o ponteiro de ponteiro (e com isso tornar mais legível o código). Primeiro vamos mudar a função criaTipo trocando o parâmetro de ponteiro de ponteiro para um ponteiro simples e mudando o seu retorno também.
MeuTipo * criaTipo(MeuTipo * pdp) {
    ….
Com essa alteração, é esperado o seguinte comportamento:
Se houve a necessidade de alterer o valor para o qual o ponteiro original apontava, esse novo valor deve ser retornado, se não houve mudança, então o valor anterior (pdp) deve ser retornado.
Para o caso de alocação de memória como o caso anterior:
MeuTipo * criaTipo(MeuTipo * pdp) {
  pdp = (MeuTipo*) malloc ….
    … Inicializa dados em pdp
  return pdp;
}
Veja que agora não será mais necessário usar o operado * e nem (* ). e agora existe um return que retorna o endereço criado.
o código completo do exemplo anterior fica:
{    …
  MeuTipo * ptr = NULL;
  ptr = criaTipo(ptr)
    …
}
e a função que recebe o endereço do ponteiro:
MeuTipo* criaTipo(MeuTipo * p){    …
  p = (MeuTipo*) malloc ….
    … Inicializa dados em p
  return p;
}
Para exemplificar, uma inserção ordenada em uma lista ligada poderia ser algo como
Lista* criaTipo(Lista * ptr, int valor){
  se (ptr == NULL){     //lista vazia
    ptr = (MeuTipo*) malloc ….
    … Inicializa valor em ptr
    return ptr;
  }
  senão{     //Lista não vazia
    Lista * lTmp = malloc …
    … Inicializa valor em lTmp
    se (lTmp->n < ptr->n){   //insere no começo da lista
lTmp->prox = ptr
return lTmp;
    }senão {
      …
      Trata outros casos de inserção em uma lista
    }
  }
  return ptr;
}
Veja que podem ser retornados: um novo valor caso a lista esteja vazia (ptr = (MeuTipo*) malloc), uma novo valor caso a lista não esteja vazia mas o valor deve ser inserido no começo da lista (return lTmp;), ou pode ser retornado o mesmo valor de ptr (return ptr;).
Se ficarem com dúvidas, deixe um comentário



Preâmbulo de uma linguagem de programação

11 de Julho de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estava aqui conversando com o Julio Lopes sobre Rogue likes e linguagens de programação, quando ele me falou de sua vontade de criar um linguagem, então ele diz:

“Abertura da página da futura linguagem um texto assim…

três linguagens para programadores reais à frente de seus clusters,
sete para lordes programadores em suas salas históricas,
nove para programadores mortais fadados ao esquecimento,
Uma para o escuro processador
em seu cinzento trono,
nas trilhas da placa-mãe onde os circuitos se comunicam,
Uma para todas traduzir,
Uma para todas compilar,
Uma para todas processar e na escuridão dominá-las,
nas trilhas da placa-mãe onde os circuitos se comunicam.”

:D

P.S. Sim, estou de volta :)




Proposta do GSoC aceita! Valeu KDE

27 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Dear Wagner,

Congratulations! Your proposal “Rocs support to others Data structure, scripts include and new file format support.” as submitted to “KDE” has been accepted for Google Summer of Code 2010….

Recebi esse e-mail da equipe do GSoC segunda e fiquei muito feliz com a aprovação. Mas antes de comemorar, tem algumas pessoas me perguntando o que é GSoC e como eu consegui isso. De lambuja vou falar do meu projeto :)

Primeiro o GSoC (Google Summer of Code) é um projeto onde estudantes trabalham no verão (do hemisfério norte) em projetos de software livre e são remunerados por isso.

Para participar, o estudante deve escrever um projeto no qual descreve o que ele desenvolverá (ou organizar também, um aplicativo não é só código :) ) para uma determinada entidade, que no meu caso foi o KDE. Esse projeto é enviado para o apreciação dos participantes da entidade onde eles votam nas proposta indicando se a mesma deve ser aceita ou não. Ao final um certo número de projetos são aceitos pela entidade e enviados para o Google. O mesmo efetua uma analise sobre esses projetos selecionados e comunica os indicados.

O GSoC é visto por muitos como uma forma de aumentar a rede de contatos e se preparar para o mercado de trabalho, uma vez que o projeto deve ser cumprido e existem prazos a cumprir. Alguns que participaram de edições anteriores passam a agir como mentores. Mentores são pessoas da entidade que auxiliam os alunos a cumprir a tarefa, mas não escrevem nada apenas tiram dúvidas.

Segundo, para mim conseguir a aprovação eu digo que foi em grande parte pelos prévio contato com o projeto, uma vez que eu pude conversar e propor melhorias que melhorariam o projeto e, com isso, consegui captar o que o projeto precisava antes mesmo de pensar em GSoC (que eu nem tinha idéia de participar a poucos meses), e assim escrever uma proposta que tivesse mais chace de ser aprovada

um pouco de história agora:

Nos idos do ano de 2009 do nosso senhor, vim a conhecer algo que veio a acelerar o meu labor como desenvolvedor. Eu acredito, hoje, que o que vim a encontrar naquele tempo seja o Graal dos frameworks para aplicações, poís minha capacidade de desevoldedor aumentou por demais no tempo transcorrido até hoje.

Após consultar o oráculo para mais saber sobre tal frameworke, vim a ser indicado a ler manuscritos, hoje destruidos pela ação do seu dono, onde era explicado sobre como operar tal ferramenta. Então, vejo algo totalmente inesperado e até aquele momento para mim impossível a não a Hercules e seu panteão, mas ví, uma aplicação onde era possível de se criar grafos e interagir com os mesmos usando de scripts, tudo isso em tempo de execução!

Busquei pelos reinos sobre a pessoa que criou aquilo tendo a encontrado reunindo um rebanho juntamente com outros pastores vivendo tranquilamente. Mas me mantive a distância, apenas ouvido seus sermões de conhecimento supreendentes e regozijei-me com suas colocações. Por volta do primeiro mês do inverno, decidi tentar um contato com ele, para saber se ele deseja ajuda com o seu filho, tendo como resposta uma afirmativa. Passei a assistir o crescimento de tal filho, mas mantendo uma certa distânia e apenas indicando ao pai os erros cometidos pelo seu filho. E foi assim até o inicio do verão, quando eu estava preparando algums scripts, ouvi uma resposta após indicar mais uma das peripécias do filho que me fez agir: “Pare de relatar bugs se pode corrigir”. Com isso passei a ajudar diretamente na criação do filho aplicando as devidas correções quando necessário.

Esse ano, como já estava contribuindo com o Rocs, começei a propor algumas possiveis melhorias e implementei algumas, como por exemplo o suporte a plugins de ferramentas, onde é possível rodar algoritmos em C++, por exemplo, sem conhcer quase nada sobre a API do Rocs ou do KDE e o suporte a formatos de arquivos.

Como eu já vinha contribuindo para o projeto, isso aumentou em muito as minhas chances de ser aceito.

Sobre o projeto, eu demorei demais escrevendo, assim fiquem com o resumo, depois explico melhor http://www.socghop.appspot.com/gsoc/student_project/show/google/gsoc2010/kde/t127230762382




Pre-Akademy Warmup

9 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estou em Salvador (Uhu!)

Noticia Ruim, Desde ontem chove MUITO! Muito mesmo aqui, Teve um pessoal de Delo Horizonte que não pode pousar aqui e teve que ir até Recife.

Com isso, Encontrei o pessoal de KDE-MG no aeroporto: (desculpem a qualidade das fotos)

Daí tinha que sair de Salvador, que em algumas partes estava alagada, e ir para a Praia do Forte, cerca de 50 KM. Tivemos que apelar para o Tomaz neh, morador da Cidade :)

Lotamos uma Kombi, nós Cinco, mais o Pessoal do Piauí e os demais do KDE-MG. Aqui uma screenshot:

Depois de muitos clipes de Gagas e ‘criança-rappers-que-quer-pega-mulher-mais-velha’ (aff ) Chegamos no albergue onde acontecerá o Akademy-BR. Após os banhos tomados e removido os Windows de alguns computadores (mhua mhua mhua) saimos para a primeira atividade do Akademy-BR, que foi pelos participantes do evento considerada o Jantar de abertura. Nele foi definido que deve ser feito um jantar de encerramento :)

Mais uma fotitus.

Fiquem de olho que terá mais posts sobre o evento aqui e no kde-rs




5 days to Akademy-BR

4 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Times fly! Akademy-BR is about to begin, just Five days!

I’m looking forward to the beginning of the Aka-BR! I can not wait to arrive in Salvador and meet the staff of the KDE-BR to start hack the KDE.

Exacts 2 months back, i receive from Sandro the confirmation of my acceptance to participate of Akademy-BR. Man, i jumped for happinnes by many reasons:

First i will know all the wonderful people that do KDE-BR. All they i know just by photos, videos and e-mails.

I also will learn more about KDE, some projects unknown to me now (as developer) such as kde-games, Amarok, others more know (like Rocs that i allready send some features) and have oppotunity to pass what i know about dev.

Now, the day is comming, day 7 i take my fly to Salvador to start the marathon. Yeah! Who said programmer does not exercise?

We estimate to be about 36 hours of programming / discussion about KDE in just 3 days! but can be more! we have dinners, coffeebrakes, and a time at beach (we’re not made of iron :D ) where we still talking about KDE… so if we dream with KDE by nigth will be 72 hours of KDE on vein!

Aka-BR will have work groups of many projects, such as promo, KDE-Games (to introduce KDE programming for beginners), Amarok and many others sprints. As I’ve been developing the Rocs with Tomaz, i’ll work on it, but also participate in other projects, such as Plasmate, the KDE promo team, kgraphviewer hack.

So remember, in 5 days begin Akademy-BR, stay tunned at here, here and also here in my blog.