Como são vistos os corretores de gado?
Nos tempos atuais, onde a tecnologia evolui, permitindo a conexão entre pessoas e transferências de imagens e vídeos de forma rápida, com apenas um clique, a atividade de corretores de todos os segmentos vem sendo posta em risco, incluindo os corretores de gado.
Nesse mercado, estes profissionais, os corretores de gado, sempre foram tratados de forma negativa, sendo chamados até de Picaretas ou brique de gado. Alguns os veem como um custo a mais que pode ser cortado para aumentarem os lucros.
Algumas ferramentas tecnológicas, como alguns aplicativos, foram desenvolvidas para eliminar o corretor de gado.
Por outro lado, algumas iniciativas prometem fortalecer os corretores de gado, que na visão de seus idealizadores, apenas tenta valorizar ainda mais esta importante classe trabalhadora que culturalmente contribui para a concretização de negócios na pecuária.
A tecnologia deve ser usada também a favor dos corretores de gado, pois aliada ao conhecimento de campo e aos contatos que possuem, podem resultar em melhores negócios, em menor tempo e com segurança aos clientes. Outra vantagem é que a agilidade dos corretores de gado proporciona maior tempo livre para se dedicar a família e lazer, sem comprometer os resultados nos negócios.
Os corretores de gado e os demais envolvidos são essenciais, importantes e necessários. A produção é feita para vender, e se ocorre algum problema nesse meio tempo a perda é muito grande. Em todo o Brasil, existem profissionais dedicados trabalhando como corretores de gado. Desde o corretor que trabalha sozinho, o comprador de gado gordo (frigorífico), passando pelos Escritórios Rurais, até as grandes Leiloeiras, formam um grupo importante que contribui muito para a dinâmica dos negócios rurais e que agrupo em “agentes comerciais”.
Os corretores de gado precisam unir forças neste momento, se quiserem se manter no mercado. Os benefícios de se ter um corretor sério contribuindo na comercialização do gado são muitos para os pecuaristas. Acreditamos que nos próximos anos haverá um filtro desses profissionais, sendo que os que irão sobreviver, serão aqueles que se adaptaram ao novo mercado que estamos vivendo. Com certeza a melhor estratégia não é tentar eliminar este elo da cadeia produtiva da carne, como se ele não tivesse sua importância.
É fato que a classe dos Corretores de Bovinos deverá passar por uma forte reestruturação nos próximos anos. Visto do ponto de vista mercadológico, esta mudança é necessária e positiva, para que estes profissionais passem a ser vistos com todo o respeito que merecem e continuem otimizando os negócios deste setor tão importante da economia nacional, que movimenta cerca de R$188 bilhões, segundo relatórios do CEPEA.
Para os corretores ou escritório rurais como exemplo, temos no Uruguai um bom exemplo ou modelo que é a ACG (Asociación de Consignatarios de Ganado). Essa entidade promove, valoriza e orienta os trabalhos do agente comercial e regulamenta a remuneração dos serviços (comissões) para diferentes categorias animais e destinos (entre produtores, gado gordo, exportação, etc.). Assim, é dada maior legitimidade e transparência à prestação de serviços. Toda informação é pública e disponível na página da ACG: www.acg.com.uy Como um serviço ao setor pecuário, a ACG publica diversos relatórios sobre o mercado do gado: informes semanais do preço do gado de reposição e gordo, com séries históricas, variações, etc. Com circulação mensal, é ainda publicada uma revista denominada “Negocios Rurales” encartada de forma gratuita no jornal El País. A experiência dessa entidade pode ser bem aproveitada para discussões da classe “agentes comerciais”.
Enfim, se os serviços não fossem válidos e seu valor não fosse entregue, teriam mudado de atividade ou o mercado já os teria “depurado”. Se já é o seu caso, em 2017 considere estabelecer uma melhor relação com o corretor de gado da região.
Veja os benefícios de se contratar corretores de gado:
Na compra de gado: o acesso a maior número de lotes de animais à venda (oportunidades), a disponibilidade de revisões pelo agente com a produção de imagens do produto (fotos e vídeos), a busca pelo produto específico conforme especificações (raça, cruzamento, peso, etc.), a organização dos fretes, o acompanhamento ou a realização do carregamento, da pesagem, da organização de documentos necessários (exames, notas fiscais, guias de trânsito, etc.).
Na venda: para o menor tempo na colocação de lotes de gado de reposição para outros produtores, para a mais rápida entrada de lotes de gado gordo nos frigoríficos, para contar com o suporte do agente nos eventuais problemas decorrentes da comercialização, pagamentos, etc. Enfim, são várias as áreas de trabalho e atribuições do agente comercial. O tempo demandado para realizar negócios com animais pode ser muito grande e o trabalho do agente pode reduzir sobremaneira o tempo e o envolvimento com essa atividade. Os benefícios da relação de longo prazo com os agentes comerciais são acumulativos e desenvolvemos uma rede de trabalho e negócios importante para a nossa atividade. Atuando de forma complementar e integrada ao trabalho dos agentes comerciais estão profissionais (normalmente veterinários) que realizam assessoria técnica a produtores na comercialização de animais.
Qual corretor de gado contratar? Acesse aqui, e fale com o melhor corretor de gaddo na região de Miranda MS.
Fonte: Folha Agrícola e Compre Rural
0sem comentários ainda