Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 amigos

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Vagas de trainee em Brasília

2 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

trainee OpenGEO

A ano de 2011 começou com grandes oportunidades para quem trabalha ou deseja trabalhar com software livre. Em 19/01/2011, foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa Nº1 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, atualizando a IN 04/2008 que qualifica o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) pelo Governo Federal. A nova instrução dá indicativos muito importantes no campo da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no Brasil, como a manutenção da preferência da União pelo software livre.

Para os profissionais que desejam iniciar uma carreira de sucesso na área de TIG (Tecnologia da Informação Geográfica) com enfoque em software livre, a OpenGEO oferece um programa de trainee para diversos perfis (analistas, programadores, consultores, DBAs, etc). Profissionais que estão no último ano de graduação ou possuem até 2 anos de formado (graduação ou técnico) poderão participar do processo de seleção da primeira turma de trainee de 2011. Serão ao todo mais 15 vagas abertas em Brasília para área de TIC, TIG e design.

O programa de Trainee da OpenGEO foi lançado no ano passado e será intensificado neste ano com a ampliação dos projetos da empresa. Uma ótima oportunidade para os profissionais que desejam uma chance para entrar no mercado de geotecnologias (geoprocessamento, desenvolvimento de sistemas, consultoria, etc) contando com uma formação sólida que será conduzida pelos profissionais mais experientes da OpenGEO. O programa de trainee visa preparar profissionais para atuarem nos maiores projetos da OpenGEO num prazo máximo de 6 meses.

Entre as vantagens do programa de trainee estão:

  • Salário inicial (contrato CLT) entre R$ 800,00 e 1.300,00 definido conforme análise de currículo e perfil profissional.
  • Plano de saúde nacional (Unimed) com quarto privativo.
  • Vale refeição e vale transporte.
  • Programa de capacitação para qualificação e desenvolvimento profissional: modelagem de sistemas corporativos, desenvolvimento orientado à entidades geográficas, mapeamento de processos de negócio com inteligência geográfica, banco de dados geográfico, web design voltado para SIG, etc.
  • Participação em grandes projetos.

Os interessados em participar do processo de seleção, deverão preencher um formulário online (https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFBpMTcySkxzQzExaEE3OU5CSXpSd0E6MA). Dúvidas sobre este processo poderão ser encaminhadas para o email trainee2011_s1@opengeo.com.br

O processo de seleção exigirá uma prova de aptidão, conforme indicado no formulário. Os profissionais que participaram de processos anteriores e não foram chamados para as entrevistas, poderão participar novamente deste processo.

Conheça mais sobre a OpenGEO assistindo os vídeos da empresa: http://vimeo.com/channels/opengeo



OpenGEO Day

20 de Novembro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
26 de Novembro de 2010, 0:00 http://twitter.com/opengeoday 100% virtual

No dia 26/11 ocorrerá um evento de 1 dia transmitido pela Internet com acesso gratuito.
O OpenGEO Day apresentará casos de sucesso com enfoque em software livre e geotecnologias. Entre as tecnologias que serão apresentadas estão: MapServer, GeoServer, gvSIG, Quantum GIS, OpenLayers, GeoNetwork, PostgreSQL/PostGIS, etc.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponibilizado na internet: http://url.opengeo.com.br/opengeoday2010

Acompanhe as informações pelo twitter (@opengeoday) e pelo canal de vídeos da OpenGEO: http://vimeo.com/channels/opengeo

As apresentações (http://www.slideshare.net/Geolivre/presentations) e fotos do último evento organizado pela OpenGEO estão disponíveis em: www.geolivre.com

A programação preliminar já está disponível:

  • 9:00 a 9:30 - Geoprocessamento: "Coisa" do século passado
Esta apresentação irá abordar conceitos inovadores que invadiram o segmento de geotecnologias no século XXI e que ainda são ignorados na maioria dos projetos corporativos. Também irá destacar as razões de sucesso e fracasso de projetos corporativos envolvendo inteligência geográfica.
  • 9:40 a 10:10 - gvSIG: Um desktop GIS completo e com suporte nível mundial
A Associação gvSIG da Espanha começou a operar no Brasil através da OpenGEO. Agora, além dos usuários brasileiros contarem com uma solução completa de desktop GIS em software livre, também podem contar com suporte profissional e certificação internacional. Esta palestra irá abordar o gvSIG e o seu modelo de suporte.
  • 10:20 a 10:50 - OpenStreetMap (OMS): O conceito da Web 2.0 aplicado a Geomática
O OpenStreetMap (OMS) é o maior projeto mundial de mapeamento colaborativo. Diversas regiões do globo, assim como algumas cidades do Brasil, já foram mapeadas através desse projeto. Esta palestra irá abordar os fundamentos e conceitos deste fabuloso projeto.
  • 11:00 a 11:30 - Prefeitura Livre 2.0: A evolução da primeira solução GRP com inteligência geográfica para municípios
Esta palestra irá apresentar os fundamentos do projeto Prefeitura Livre e irá destacar as novidades que estarão chegando no primeiro semestre de 2011.
  • 14:00 a 14:30 - OpenGEO Data Validation: Validação de dados vetoriais nas nuvens (cloud computing)
Um dos maiores problemas das instituições que compram bases cartográficas é a falta de uma metodologia eficiente de qualificação e homologação desses dados. A OpenGEO desenvolveu uma solução robusta que já foi implantada em alguns grandes clientes e será disponibilizada como serviço no Brasil com acesso via navegador Web. Esta palestra irá expor as tecnologias e conceitos que possibilitaram a criação de metologias inovadoras na validação de dados vetoriais.
  • 14:40 a 15:10 - Qualidade de software em sistema com inteligência geográfica
A grande maioria dos projetos que envolvem inteligência geográfica ainda ignoram a qualidade de software. Esta palestra apresentará um estudo de caso real com base no projeto OPUS, um dos maiores projetos no âmbito do Governo Federal que implementa um GRP (Government Resource Planning) com inteligência geográfica.
  • 15:20 a 15:50 - OpenGEO Mobile: Fundamentos e estudo de caso do GIGFER Móvel
Acompanhando a tendência mundial de desenvolvimento para sistemas móveis de plataforma aberta, o OpenGEO Mobile trás para o mundo do software livre para Geomática uma completa API voltada para o desenvolvimento em Linux Maemo, MeeGo e outros sistemas (livres e proprietários). Previsto para ser lançado oficialmente em 2011, já existe um estudo de caso que demonstra o potencial desta solução. Esta apresentação irá apresentar em primeira mão os detalhes técnicos sobre este projeto.
  • 16:00 a 16:30 - Modelagem de sistemas corporativos com Inteligência Geográfica: Estudo de caso GIGFER/SICFER
Nesta apresentação serão expostas todas as etapas, inciando pelas regras de negócios, que envolvem a modelagem de um projeto corporativo que trabalha com Inteligência Geográfica. Um interessante estudo de caso de um dos maiores projetos de inovação tecnológica do setor ferroviário.
  • 16:40 a 17:10 - OpenGEO IDE: Implantando uma Infraestrutura de Dados Espaciais com software livre
Com a normatização da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) através do Decreto 6.666, várias instituições estão se mobilizando para buscar os caminhos mais viáveis para implantação de uma IDE em conformidade com as exigências do Governo federal. Esta palestra irá apresentar de forma prática os caminhos para implantar uma IDE com software livre.
  • 17:10 - 17:40 - Zeus: Inteligência geográfica no Governo da Bahia com software livre
O Governo da Bahia, através da SEDUR, está implantando o primeiro GRP (Government Resource Planning) com inteligência geográfica no âmbito do Nordeste. Este projeto é 100% software livre e conta com alguns conceitos inovadores. Nesta apresentação, serão expostos todos os detalhes deste estudo de caso real.