Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Olá, The Void (Linux)!

29 de Junho de 2015, 18:14 , por .config - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 80 vezes

voidlogo

Gostaria de apresentar uma distribuição Linux que estou começando a conhecer e aprendendo a gostar: Void (Linux) – Um sistema operacional de uso geral com base no Kernel Linux monolítico. Ela é fornecida em pacotes binários ou pode ser construída diretamente de fontes com a ajuda da coleção de pacotes fonte XBPS. Atualmente existem mais de 5000 pacotes binários otimizados para os x86, x86_64, ARMv6, arquiteturas ARMv7; Também suporte para construir facilmente (nativamente ou compilação cruzada) a partir de fontes de qualquer pacote que esteja disponível na coleção de pacotes fonte XBPS.

O Void (Linux) não é um Fork! Ela é uma distribuição independente, inteiramente desenvolvida por voluntários. Ao contrário de trilhões de outras distribuições existentes, não é uma modificação de uma distribuição já existente, o seu gerenciador de pacotes e sistema de construção foi escrito a partir do zero.

Outro grande detalhe, ela é Rolling Release, ou seja, sempre atualizada ao invés de atualizações periódicas. Para quem trabalha com traduções, etc… é uma verdadeira mão na roda!

Mas que diabo é XBPS? XBPS é o gerenciador nativo de pacotes do sistema, escrito do zero sob licença BSD. Ele instala, atualiza e remove programas rapidamente, além de dispor de detecção de bibliotecas compartilhadas incompatíveis e dependências durante a atualização ou remoção de pacotes (entre outros).

Para experimentar, existem algumas lives instaláveis (nos sabores: Xfce, LXDE, MATE, Enlightenment e Cinnamon) que você pode baixar através do link: http://repo.voidlinux.eu/live/current/

Em breve, postarei o passo a passo da instalação crua mais o GNOME última versão. ;) Até lá…



Fonte: https://dotconfig.wordpress.com/2015/06/29/ola-the-void/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.