JSON é um formato leve de troca de informações que em muitos casos está sendo utilizado para substituir o XML ou mesmo utilizado em conjundo.
É um formato de dados fácil de escrever e ler por seres humanos e é bastante fácil de ser interpretado por computadores, sendo possível converte-lo facilmente para a notação de objetos JavaScript, o que o torna um boa opção para AJAX, principalmente quando necessitamos processar de alguma forma os dados buscados via AJAX.
Vejamos um exemplo do formato JSON:
1 2 3 4 5 6 |
{ "nome": "Rodrigo", "sobrenome": "Aramburu", "idade":"25", "site":"http://www.botecodigital.info" } |
O formato é bem simples, um objeto é formado de vários membros dentro de chaves. Um membro é formado de uma string que será o nome da variável e um valor que pode ser: string, numérico, lógico, um array ou um outro objeto.
Vejamos um exemplo um pouco mais complexo:
1 2 3 4 5 6 7 8 |
{ "nome":"Loja Exemplo", "produtos":[ {"nome":"Monitor LCD","preco":350}, {"nome":"Gravador de DVD","preco":120}, {"nome":"Pendrive","preco":60}, ] } |
Neste objeto temos 2 membros: nome que é tem um valor string e produtos que é um array de outros objetos que possuem dois membros: nome e preco.
Podemos interpretar o formato JSON utilizando uma função da biblioteca JQuery – jQuery.parseJSON – ela recebe o documento JSON como parâmetro e devolve um objeto JavaScript com os valores.
Exemplo:
1 2 3 4 5 6 7 |
var dados = '{"nome": "Rodrigo","sobrenome": "Aramburu","idade":"25","site":"http://www.botecodigital.info"}'; var obj = jQuery.parseJSON(dados); alert(obj.nome); alert(obj.sobrenome); alert(obj.idade); alert(obj.site); |
Bastante simples! Deve ser mostrado em janela de alert as palavras “Rodrigo”, “Aramburu”, “25″ e “http://www.botecodigital.info”. Como podemos notar isto torna muito fácil manipular uma série de valores contidos dentro de uma string ou arquivo arquivo.
Mais um exemplo para reforçar:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 |
var dados = '{ '; dados += '"nome":"Loja Exemplo",'; dados += ' "produtos":['; dados += ' {"nome":"Monitor LCD","preco":350},'; dados += ' {"nome":"Gravador de DVD","preco":120},'; dados += ' {"nome":"Pendrive","preco":60}'; dados += ' ]'; dados += '}'; var obj = jQuery.parseJSON(dados); alert( obj.nome); alert( obj.produtos[0].nome ); alert( obj.produtos[0].preco ); alert( obj.produtos[1].nome ); alert( obj.produtos[1].preco ); |
Agora vamos ver a real vantagem de utilizar JSON que é utilizá-lo para fazer AJAX e para isso a biblioteca JQuery nos fornece uma função chamada $.getJSON.
Exemplo:
1 2 3 4 5 6 7 8 |
$(document).ready(function(){ $.getJSON('dados.json', function(data) { $('#nome').html( data.nome); $('#sobrenome').html( data.sobrenome ); $('#idade').html( data.idade ); $('#site').html( data.site ); }); }); |
A função $.getJSON recebe como parâmetros um nome de arquivo com dados no formato JSON, após o arquivo ser carregado ele é convertido em um objeto e passado por parâmetro(data) para a função que é responsável por manipular os valores.
Veja o exemplo de uso de JSON
0sem comentários ainda