Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

News Synfig.org

getaddrinfo: No address associated with hostname

 Voltar a Synfig-BR
Tela cheia Sugerir um artigo

Compreendendo o motor do Synfig – Parte1

27 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 449 vezes

Parte 1 –  Ferramentas de desenho e transformação

No Synfig Studio qualquer desenho, exceto um circulo é um conjunto     de pontos. Operações de manipulação como mover e rotacionar agem     em pontos e não em objetos. Por exemplo,

Um retângulo não se comporta como um objeto que pode ser selecionado simplesmente clicando em cima dele. Para fazermos isso no Synfig Studio devemos selecionar com a ferramenta Normal Tool os dois pontos que o define. Esses pontos são opostos por uma diagonal. A posição destes dois pontos determina o tamanho e formato do retângulo.

Este conceito também se aplica as demais ferramentas de transformação do Synfig Studio, rotação e escalonamento.

Uma imagem bitmap importada no programa se comporta da mesma forma que um retângulo, com os dois pontos de manipulação opostos diagonalmente.

Para redimensionar livremente um retângulo ou uma imagem podemos selecionar um dos seus pontos e arrasta-los para alguma posição. Fazemos isso estamos alterando o tamanho do  elemento de forma não-proporcional. No caso da imagem o resultado sera uma distorção.

Para redimensionar o elemento proporcionalmente, devemos selecionar seus dois pontos e com a ferramenta de redimensionamento efetuar a transformação. Isso fara com que os  os pontos se afastem, porem na mesma direção.

Resumindo, Para qualquer operação de transformação (posição, escala e rotação), devemos selecionar antes todos os pontos que compõem o elemento.

Você provavelmente deve estar se perguntando porque e assim, qual a vantagem disso. Veremos mais adiante quando falarmos de animação e os conceitos de waypoint e keyframe.

Agora vamos ver como isso funciona com o circulo.  Um circulo possui dois de controles, um no centro e outro na extremidade. Esses dois pontos definem o raio do circulo e portanto, seu tamanho.

Para mover o circulo podemos apenas selecionar seu ponto central com a ferramenta de seleção e arrasta-lo para alguma posição. Para alterar o tamanho do circulo, selecionamos o ponto do extremo e arrastamos.


Fonte: http://synfig-br.org/2010/07/27/compreendendo-o-motor-do-synfig-parte1/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.