Cerca de 45 pessoas, na maioria estudantes de escolas técnicas e universidades, participaram do Software Freedom Day (SFD) ou Dia da Liberdade do Software em Porto Alegre, no último sábado. O evento aconteceu no SindBancários e contou com palestras sobre Debian, Java, Ubuntu, MySQL e Firefox durante toda a tarde.
O Dia da Liberdade do Software é uma celebração mundial pelo software livre e open source. O objetivo é chamar a atenção e ensinar as pessoas sobre os benefícios do uso de serviços e ferramentas baseadas em software livre, tanto em casa, quanto no trabalho, na educação ou no governo.
A coordenação do projeto é feita pela empresa sem fins lucrativos Software Freedom International e as programações locais são organizadas por voluntários.
O coordenador do SFD na capital gaúcha, Vitório Sassi, ressalta a importância de eventos como este para ajudar no crescimento e aperfeiçoamento de novos membros das comunidades livres. "Na minha opinião o Software Freedom Day é uma excelente oportunidade para as pessoas debaterem sobre open source em Porto Alegre, pois muitas pessoas tomavam conhecimento do assunto apenas no fisl [Fórum Internacional do Software Livre] e depois não existiam outras oportunidades para se aperfeiçoar. Acredito que eventos menores e install fests deveriam ocorrer com mais frequência para justamente auxiliar no crescimento continuo da nossa comunidade", afirma ele.
A atividade tem o apoio da Associação Software Livre.Org (ASL). Segundo, Sady Jacques, embaixador da ASL, “fomentar ou apoiar iniciativas como esta é imprescindível para consolidar o ecossistema do software livre na sociedade brasileira, cada vez mais usuária interessada destes serviços”.
Mais informações sobre o Software Freedom Day: http://softwarefreedomday.org/
Redação PSL-BR
0sem comentários ainda