Muito bom o artigo "The changing face of IT: Five trends to watch".
Hoje o modelo de segurança de TI está mais para "gestão de riscos". A rede que já permeia tudo, longe da "gaiola" segura das empresas, torna impossível o controle estrito dos recursos em TI mas abre um novo mundo de idéias e novas possibilidades.
Os cinco pontos a se atentar:
1. Consumismo - equipamento de TI é sonho de consumo, não mais ferramenta de produtividade. Emoção ou racionalismo?
2. Rede sem fronteiras - Quem ainda trabalha apenas no PC do escritório na empresa? A maior parte dos e-mails é trocado em um smart phone, da mesma forma que muitos telefonemas corporativos ocorrem em celulares pessoais.
3. Dados nas nuvens - Não há mais a opção de manter todos os dados empresariais fechados na rede corporativa. Além de ser muito caro é impraticável, a empresa precisa velocidade, mobilidade, presença. É preciso estar no "Cloud".
4. Outsourcing total - O help desk é atendido em Bangalore, o sistema Web está em Los Angeles e o backend comercial e operacional em "Cloud Computing" fica em servidor brasileiro para driblar as leis de comércio internacional, os produtos são chineses e os desenvolvedores são cariocas. E a sua empresa como é?
5. Paradigma da mobilidade - Finalmente as máquinas pequenas, móveis e de fácil uso ficaram absolutamente populares e baratas e podem acompanhar seu dono. O homem não é naturalmente fixo em uma cadeira. Nos próximos anos, vamos ver mais e mais desenvolvimento feito sobre estas plataformas móveis e a obsolecência dos computadores fixos, permitindo o relacionamento virtual com pessoas e produtos de maneiras muito mais naturais.
Está nas nossas mãos!
0sem comentários ainda