Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Grupo de Software Livre do Rio de Janeiro

Tela cheia

A rede livre da gaiola empresarial

21 de Julho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 191 vezes

Muito bom o artigo  "The changing face of IT: Five trends to watch".

Hoje o modelo de segurança de TI está mais para "gestão de riscos". A rede que já permeia tudo, longe da "gaiola" segura das empresas, torna impossível o controle estrito dos recursos em TI mas abre um novo mundo de idéias e novas possibilidades.

Os cinco pontos a se atentar:

1. Consumismo - equipamento de TI é sonho de consumo, não mais ferramenta de produtividade. Emoção ou racionalismo?

2. Rede sem fronteiras - Quem ainda trabalha apenas no PC do escritório na empresa? A maior parte dos e-mails é trocado em um smart phone, da mesma forma que muitos telefonemas corporativos ocorrem em celulares pessoais.

3. Dados nas nuvens - Não há mais a opção de manter todos os dados empresariais fechados na rede corporativa. Além de ser muito caro é impraticável,  a empresa precisa velocidade, mobilidade, presença. É preciso estar no "Cloud".

4. Outsourcing total - O help desk é atendido em Bangalore,  o sistema Web está em Los Angeles e o backend comercial e operacional em "Cloud Computing" fica em servidor brasileiro para driblar as leis de comércio internacional, os produtos são chineses e os desenvolvedores são cariocas. E a sua empresa como é?

5. Paradigma da mobilidade - Finalmente as máquinas pequenas, móveis e de fácil uso ficaram absolutamente populares e baratas e podem acompanhar seu dono. O homem não é naturalmente fixo em uma cadeira. Nos próximos anos, vamos ver mais e mais desenvolvimento feito sobre estas plataformas móveis e a obsolecência dos computadores fixos, permitindo o relacionamento virtual com pessoas e produtos de maneiras muito mais naturais.

Está nas nossas mãos!


Fonte: Ricardo Filipo

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.