Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia

Palestrantes

8 de Agosto de 2015, 15:06 , por Daniel Lenharo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 335 vezes

João Eriberto Mota Filho

 

Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e Segurança do Gabinete do Comandante do Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília. Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Desenvolvedor Debian

 

 

Andre Noel

Criador do site e vlog Vida de Programador, Mestre em Ciência da Computação (UEM). É programador e usuário Linux desde 2002, membro oficial da Comunidade Ubuntu. Trabalhou por diversos anos com programação e hoje se dedica ao humor. Profundo conhecedor de métodos de desenvolvimento alternativos (gambiarras) e totalmente viciado em café.

 

Claudia Maria da Costa Archer


Militante do Software Livre desde 1998, fundadora do PSL/MA em 2004. Estudiosa da Política de TIC, em particular a internet e o software livre. Mestre em Políticas Públicas, com a Dissertação "A Burocracia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: a experiência do Software Livre, a partir de 2003", defendida em 2011na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Doutoranda em Políticas Públicas, com a Tese: "Ciberespaço e as Reconfigurações Burocráticas do Brasil hoje". Foi professora da Universidade Ceuma (São Luís - MA), do curso de Sistema de Informação da disciplina "Fundamentos de Software Livre". Atualmente, reside em Curitiba e faz parte do Movimento "Curitiba Livre".

 

 Gustavo Soares de Lima

 Curitibano, mestrando em Engenharia de Software, DevOp's na Logicus Tecnologia de Informação e Comunicação, Consultor Técnico e instrutor dos cursos de Redes Linux, Segurança em Redes Linux e Cluster e Virtualização na Elaborata Informática, mantenedor no Debian GNU/Linux e tradutor do Yad.

 

Rafaela Raganham

 Desenvolvedora de Software, trabalha na empresa Ambiente Livre Tecnologia empresa focada em prover Soluções em Software Livre. Formada em Sistemas de Informação(Unibrasil). Desempenha funções de análise, implantação e customização de Software Livres (LimeSurvey, Joomla, SugarCRM, Pentaho e dotProject), Instrutora nos treinamentos de Pentaho, Limesurvey e SugarCRM. 

 

Vitorio Yoshinori Furusho

 Formado em Processamento de Dados - UFPR, Pós-graduação em Análise Moderna de Sistemas e Desenvolvimento em RH – PUC PR; Trabalhou no Exército, IPPUC, SERPRO, PUCPR, FAMEC e CELEPAR; Coordenou na ABNT a criação da norma brasileira ODF ISO 26300, Colaborou na criação das Leis ODF no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo RS e Projeto de Lei ODF no Congresso Nacional. Apoiou a criação do Protocolo Brasília ODF; Colaborador de LibreOffice e Firefox; Experiência de mais de 41 anos em TI e educação; Recebeu Menção Honrosa do Exército, Aeronáutica, Prêmio Internacional ODF Alliance Award e Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, pelos relevantes serviços prestados em TI e Software Livre; É Membro The Document Foundation, Free Software Foundation, Comunidade LibreOffice Brasil e Associação Software Livre Brasil; É Ativista de Software Livre.

 

 

Antonio Soares de Azevedo Terceiro


Desenvolvedor, sócio da Colivre onde participa da criação, e participa do desenvolvimento, do Noosfero. Atualmente trabalha também no projeto de reformulação do Software Público Brasileiro como pesquisador bolsista do LAPPIS/UNB. Também é membro do projeto Debian, onde participa do time de Ruby e mantem o projeto de integração contínua do Debian.

 

Barbara Tostes

 Jornalista, pós-graduada em Educação a Distância (EaD) pelo Senac-PR, fã de tecnologia e Software Livre. Estudou BASIC ainda criança, em 1983. Desenvolve sites desde 1996. Tem experiência na área de artes gráficas e visuais, fotografia, desenvolvimento web, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento digital, imagens, edição de áudio e vídeo, software livre, jornalismo e arte digital. Traduz o sistema de gerenciamento de sites e107 desde 2005. Palestrou no Congresso Internacional de Software Livre (Conisli) em 2005 e 2006. Participou como jornalista voluntária na equipe de coordenação da Área de Software Livre no evento Campus Party Brasil (2012 a 2014). Coordena o Festival Latino-americano de Software Livre (FLISol) de Castro.

 

 

Alberto J. Azevedo


Acumula mais de 20 anos de experiência em TI, tendo se especializado em Segurança de Redes Corporativas. Entusiasta da comunidade Hacker, é criador da Metodologia ESPH (Enterprise Security Planning – Hack), para implementação da segurança em redes corporativas e do Projeto Security Experts, que reúne especialistas em segurança da informação, em todo território nacional com o objetivo de prover livre acesso à informação sobre segurança. Especialista em normas de segurança(ISOS) assumiu a coordenação das atividades do projeto UVST (User Verifiable Social Telematics) na América Latina.

 

Cleber Ianes

 Analista de Redes e Sistemas Operacionais Linux. Prestador de serviços a pequenas e médias empresas em Curitiba/PR. Trabalha com Linux desde 1996 com montagem e suporte a servidores Linux e Infraestrutura de rede e telefonia VoIP. Membro da Comunidade  Curitiba Livre onde participa de organização de eventos para fomentar a utilização de Software Livre como Flisol, FTSL, Software Freedom Day, Debian Day e outros desde 2013.

 

 Wellton Costa de Oliveira

Doutorando em inteligência artificial para a web no CPGEI, UTFPR-Curitiba; É Especialista em Informática na Educação. Experiência de mercado em Qualidade de Sistemas, Segurança da informação e desenvolvedor de sistemas; Atualmente é professor na UTFPR-Francisco Beltrão na área de web, multimídia e sistemas operacionais Fundador do Grupo de Sudoeste do Paraná Livre. Atua com IoT, web, informática na educação e sistemas operacionais/servidores com software livre na UTFPR

 

João Paulo Mehl

Ativista da cultura cultural e militante de causas populares há mais de 10 anos. Coordenou o Laboratório de Cultura Digital da UFPR, fundador e diretor do Coletivo Soylocoporti,, também é associado do Coletivo Intervozes e fundador da Ethymos Soluções em WEB. Faz parte da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura representando a Cultura Digital.
Já coordenou dezenas de projetos web, georeferenciamento, democracia digital, comunicação e gestão para organizações sociais e culturais, sendo que atualmente concentra esforços no fortalecimento da #redelivre, articulação que reúne mais de 300 organizações sociais e culturais e mais de 4 mil usuáios.  

 

Ramiro Batista da Luz

Desenvolvedor de software desde 1991, obteve título de mestrado em Engenharia de Software pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisador da área de Engenharia de Software com ênfase em métodos ágeis do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. Programador da Ouvidoria Municipal de Curitiba, fundador do grupo de usuários de python do Paraná e um dos fundadores do grupo dojo Paraná. Anfitrião da PythonBrasil[6] em 2010, membro da Associação Python Brasil.

 

André Cardoso

Desenvolvedor PHP, Coordenador de desenvolvimento na empresa FourItil Tecnologia, co-autor do livro Test-Driven Development - Teste e Design no mundo real com PHP pela editora Casa do Código. Membro ativo de comunidades de desenvolvimento e Software Livre em geral.

 

Gustavo C. Mattos

Atualmente trabalha no departamento de marketing da multinacional Grupo Sage responsável pela produção de vídeos para todos os fins para todo grupo. Foi professor universitário em disciplinas voltadas a animação e edição de vídeo, foi gerente de estúdios das Faculdades ESEEI responsável pela produção de dois programas de tv veiculados na TV Transamerica e também é administrador do site Blender Brasil que é a comunidade oficial do software Blender no Brasil.