Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Data & Local

Onde?

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho (Biblioteca do Fripisa)

Rua Coelho Rodrigues, 1611 - Teresina - Piauí - Brasil

Quando?

20 de Setembro

A partir das 8h

Patrocínio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio

 

 

Organização

Tela cheia

Palestras

18 de Agosto de 2014, 16:25 , por Lucas Marques de Aguiar Costa - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 159 vezes

  PALESTRA 01 - [ 09h ]

 

Inteligência Computacional aplicada no controle hospitalar

Quando pensamos nos avanços tecnológicos que mais promovem efeito à qualidade de vida do ser humano, sem dúvida os novos produtos voltados para a área médica se destacam. O controle moderno, por sua vez, vem se destacando pelo desenvolvimento de equipamentos mais inteligentes e adaptativos ao paciente, tornando mais seguro o processo e mais rápida a recuperação. E, com o crescimento do interesse em tecnologias livres, mais e mais oportunidades tem aparecido e abrindo portas para geração de novos equipamentos e softwares para tal fim.

Será apresentada na palestra um resumo sobre técnicas de Inteligencia Computacional, comparativos de softwares utilizados, livres e proprietários, e um apanhado de oportunidades e possibilidades na área hospitalar oriundos de aplicações de áreas multidisciplinares como Engenharias, Computação, Física e etc.

 

Palestrante: Aratã Andrade Saraiva

 

Oficial da Marinha na área de Máquinas, Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Doutorando em Eletrônica Industrial pela UTFPR, Pesquisador Líder em Sistemas Biomédicos no LABIRAS. Com Experiência em fabricação de navios e plataformas, desenvolvedor de produtos (software e hardware) hospitalares e laboratoriais, atualmente com foco em Oncologia e Fisioterapia.

 

 

  PALESTRA 02 - [ 10h ]

 

Porque Python é essa "Coca-Cola™" toda

Python vem ganhando espaço nas mais diversas áreas da programação em todo o mundo. Esta palestra irá apresentar desde a história da linguagem até as oportunidades que podem surgir com o uso dessa tecnologia. Características, áreas de atuação e cases de sucesso são apenas alguns dos tópicos a serem apresentados. Essa palestra tende a ser um ponto de partida para quem nunca teve contato com a linguagem assim como quem uma ajuda para quem deseja saber quais rumos tomar depois de se iniciar nesse mundo.

 

Palestrante: Gustavo Carvalho

 

Estudante de Ciência da Computação da UFPI. Entusiasta de sistemas open source e apreciador de bons problemas. Conheceu (e se apaixonou por) Python há 3 anos. Durante esse tempo participou de vários eventos sobre a linguagem até que, em 2013, fundou o Grupo de Usuários de Python do Piauí, o PUG-PI. Atualmente, trabalha com Python e Django na Agência 128 Bits e organiza encontros do PUG.

 

 

  PALESTRA 03 - [ 11h ]

 

Redes de Sensores Sem Fio com Hardware Livre

Apresentar como soluções open-source são utilizadas no desenvolvimento das pesquisas relacionadas a Redes de Sensores Sem Fio desenvolvidas pelo Laboratório de Sistemas Onipresentes e Pervasivos (Opala), da Universidade Estadual do Piauí.

 

Palestrante: Marvin Lemos

 

Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui experiência no desenvolvimento de soluções de monitoramento por meio de sistemas embarcados e de aplicações web e mobile. Doutorando em Informática Aplicada, pela Unifor, onde desenvolve pesquisas na área de Redes de Sensores Sem Fio. Desde 2005, exerce o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo do TCE do Piauí.  Desde 2012 exerce a função de pesquisador do OPALA. Suas áreas de interesse são Redes de Sensores Sem Fio, Análise de Algoritmos e Inteligência Artificial.

 

 

  PALESTRA 04 - [ 13h ]

 

Software Livre e StartUps: Combina?

 

 

Palestrante: Bringel Filho

 

 

 

 

 

 

  PALESTRA 05 - [ 14h ]

 

Civic hacking e o que você tem a ver com isso

Para muitos, levar o "jeito hacker" de viver significa uma vida fora da lei, de crimes virtuais. Ledo engano. Nós, hackers, temos um jeito único de ser, temos um foco, um interesse. Gostamos de vivenciar desafios e de aprender com nossos próprios limites. Como (inevitavelmente) vivemos em sociedade, temos que cumprir nossas obrigações cívicas. E por que não utilizar nossa forma de ver o mundo para ajudar toda a população?

Com o Civic hacking podemos fazer isso. Como? Utilizando tecnologias livres para extrair, criar, reutilizar e recombinar dados públicos. Em síntese, o 'hacker civil' estimula ações de participação política da comunidade na web, de modo que a população dá sua expressão e contribuição via internet. Em outras palavras, faz uso estratégico da rede para assim fortalecer o poder crítico e político da sociedade.

Civic Hacking é mais que um termo, é uma alternativa, uma tática que se insere na e-democracia.

 

Palestrante: Lucas M.A.C.

 

Casado com a Eliane, pai da Leia, Hacker, Ativista "Xiita" do Software Livre, Presidente da APISOL, Co-fundador do Teresina Hacker Clube, Analista de Suporte e Redes na Hoblicua Produtora, Geek desde sempre...

Ah! E nas horas vagas, violinista e cinéfilo. :)

 

 

 

  PALESTRA 06 - [ 15h ]

 

Ameaças em redes WIFI Públicas

Quando se fala em segurança devem-se fazer algumas perguntas: Seguro contra o que? Seguro contra quem? Seguro em que condições? Segurança pode ser definida como dificultar ou impedir a ocorrência de eventos indesejáveis. A segurança da informação consiste na proteção de um conjunto de dados a fim de preservar o valor que o mesmo possui para um determinado indivíduo ou organização.

 

Palestrante: Patrick Melo

 

É especialista em Segurança de Redes com Ênfase em Computação Forense, Sysadmin no grupo Med Imagem, consultor de T.I na Weebz, LinuxUser Membro da APISOL e defensor do "Copyleft".