Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nossa Rede

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

PSL-RN (2004 - 2014): o fim de um ciclo de muito aprendizado e crescimento

29 de Março de 2014, 20:54 , por Paulo Meirelles - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Licenciado sob CC (by)
Em 2004, Gustavo "Bozo" Ribeiro  liderou, no Rio Grande do Norte, chamando alguns de seus colegas da  UFRN, o processo de criação do grupo "Projeto Software Livre do Rio  Grande do Norte" (PSL-RN), como uma extensão do Projeto Software Livre Brasil (PSL-Brasil),  no RN. Ainda em 2004, Gustavo começou a ministrar palestras sobre  Software Livre e, rapidamente, outros estudantes, também de outras instituições, como do IFRN (na época CEFET-RN) e da Universidade  Potiguar (UnP), juntaram-se ao PSL-RN. Em 2005, o PSL-RN organizou o primeiro FLISOL, em Natal, e a primeira caravana para o FISL (Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre), formada por, além do Gustavo "Bozo", Adauto Luis, Alex Fabiano, Beraldo Leal, Eduardo Janser, Luis Araujo, Humberto Diógenes, Madson Silva, Paulo Meirelles e  Raphael Cóbe. Neste mesmo FISL, os membros do PSL-RN participaram da primeira reunião dos PSLs do Nordeste, colaborando ativamente com os encaminhamentos em prol da colaboração entre os grupos nordestinos.

Ao  retornarem do FISL, empolgados, os membros do PSL-RN iniciaram a  organização do I Encontro Potiguar de Software Livre (EPSL), realizado em novembro de 2005. No início de 2006, os membros do PSL-RN, juntos  com os membros do PSL-BA, criaram a lista do PSLs-Nordeste. Nas reuniões da comunidade Nordestina, via IRC, encaminharam o I Encontro  Nordestino de Software Livre (ENSL), realizado em João Pessoa-PB: esse  evento ainda passou, nos anos seguintes, por Aracaju-SE (2007),  Salvador-BA (2009), Natal-RN (2010) e Maceió-AL (2011). Mesmo com ENSL, o  PSL-RN organizou, em 2006, o II EPSL e, em 2007, III EPSL. Esse último  junto com o ciclo de debates "Além das Redes de Colaboração", em  parceria com a Associação Software Livre (ASL.org) e a Casa de Cinema de Porto Alegre, dentro do Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura, com debates envolvendo grandes nomes da cultura e tecnologia do Brasil. Além disso, mesmo com os EPSLs, o PSL-RN, desde 2006, tinha uma iniciativa chamada "Dia Livre",  que eram micro-eventos, com palestras, em uma determinada instituição de  ensino. Nesse período também, com a ida de Paulo Meirelles para estudar na UFRGS, a partir de 2006, o PSL-RN passou a colaborar com a organização do FISL, também  via outros membros, como Adorilson Bezerra, Beraldo Leal e Karlisson Macedo. Karlisson, com sua tirinhas no "Nerdson não Vai à Escola",  tornou-se o membro mais conhecido e reconhecido do PSL-RN. De 2008 até o IV EPSL, em 2010, que foi realizado junto com IV ENSL, o PSL-RN  focou em atividades como o "Dia Livre" e o FLISOL, bem como na  participação de outros grandes eventos no estado, como convidado para  falarmos sobre Software Livre.

Em resumo,  o PSL-RN inaugurou, no Rio Grande do Norte, um ciclo virtuoso de  aprendizagem colaborativa e difusão do conhecimento. Não tínhamos notícias de grupos abertos e eventos gratuitos com um único objetivo de compartilhar o conhecimento tecnológico, sem cobrar nada, apenas fazer a troca de ideias. Depois do PSL-RN, outros grupos surgiram, outros  eventos aconteceram, em Natal e em outras cidades do RN. Além disso, o  PSL-RN mudou o rumo (e o destino) de muitos dos seus membros: hoje, boa parte deles vivem de Software Livre, muitos ainda colaboram com projetos e outros ainda lutam por isso, que, acima de tudo, é uma filosofia e modo de viver que corroboram muitos dos valores importantes para vivermos em uma sociedade minimamente justa.

O  último EPSL foi em 2010 e, de lá para cá, a cada ano diminuimos os "Dias Livres", por exemplo, não realizando nenhum em 2013. Por conta de problemas nos servidores da ASL.org, o PSL-RN e outros PSLs perderam  suas listas, em 2012. No caso do PSL-RN, mesmo recriada a lista,  perdemos um histórico e um legado de membros que se comunicavam via nossa lista de e-mails. Este fato combinado com a "falta de tempo" dos seus membros que eram mais ativos, não conseguimos reestruturar a lista e a comunidade do RN em si: o PSL-RN não voltou mais a ser tão ativo. Por outro lado, sabemos que, na verdade, isso foi uma das consequências dos resultados dos membros do PSL-RN, que cresceram, e muitos ainda estão colaborando com o Software Livre em outras frentes. Dez anos depois dos primeiros passos, olhando para trás, entendemos que o PSL-RN foi um ciclo de muito sucesso e aprendizado para seus membros (e para as pessoas que participaram de alguma de suas atividades), influenciando em quem eles são hoje.

Infelizmente,  não surgiu uma nova geração de membros capazes ou interessados em dar continuidade ao PSL-RN. Na vida, muitas vezes, colocar um "ponto final" nas coisas é importante. Por isso, estamos oficialmente encerrando o  PSL-RN. Queremos sinalizar com isso que, quaisquer outros grupos  possam/devam organizar atividades em prol da colaboração e do compartilhamento do conhecimento no Rio Grande do Norte, quem sabe no Nordeste, da mesma forma que a geração fundadora do PSL-RN fez. Por fim, para se ter ideia do impacto do PSL-RN, do Software Livre e do conhecimento colaborativo na vida de algumas pessoas, e que sirva de motivação para as novas gerações, vamos listar onde estão e o que estão fazendo alguns dos membros/ex-membros do PSL-RN:
  • Adorilson Bezerra: Mestrando em Ciência da Computação da UFRN e Professor do IFRN, ensinado apenas com Software Livre.
  • Adauto Luis: Mestre em Engenharia Elétrica pela UFRN. Sócio-Fundador da PotyChip (empresa de sistemas embarcados com Software Livre).
  • Afonso Leirias: Analista do Tribunal de Contas do RN e da Prefeitura de Natal.
  • Alex Fabiano: Professor e Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRN.
  • Aninha D'Aguiar: Artesã da Invencionices.
  • Beraldo Leal:  Mestre em Ciência da Computação pela USP, na área de Sistemas  Operacionais. Admin de sistemas do Núcleo de Computação Científica da UNESP, trabalhando apenas com software livre.
  • Eduardo Coelho:  Professor do IFRN.
  • Eduardo Janser: Professor do IFRN.
  • Elizama Lemos: Professora do IFRN
  • Gilmar Leitão: Desenvolvedor na ThoughtWorks.
  • Givanaldo Rocha: Doutor em Ciência da Computação pela UFRN, na área de Algoritmos Experimentais. Professor do IFRN.
  • Gustavo "Bozo" Ribeiro: Sócio-Fundador da Veezor (empresa que trabalha com Software Livre)  e Professor do IFRN, ensinado apenas com Software Livre.
  • Gustavo Diógenes: Sócio-Fundador da Evolux, empresa que trabalha com Software Livre.
  • Héber Paullus: in memoriam.
  • Humberto Diógenes: Sócio-Fundador da Evolux, empresa que trabalha com Software Livre. Membro da Python Brasil.
  • Iuri "CLX" Diniz : Hacker que passou por vários projetos e empresas, trabalhando com Software Livre. Hoje, também, estudante de Medicina.
  • Ivanilson Júnior: Mestre em Sistemas de Computação pela UFRN. Professor do IFRN.
  • Jonatas Oliveira: Sócio-Fundador da Loja Integrada.
  • Karlisson "Nerdson" Macedo: Desenvolvedor do UOL. E continua com suas tirinhas do Nerdson em http://hacktoon.com, tudo com Software Livre.
  • Leonardo "Cabeludo" Lima: Desenvolvedor da Globo.com.
  • Leonardo Pereira: Advogado da URBANA - Companhia de Serviços Urbanos de Natal.
  • Leonardo Minora: Professor do IFRN, tem incentivado o surgimento de novos grupos e comunidades.
  • Lucas Castro: Analista na Evolux.
  • Luis Araujo: Sócio-Fundador da Multmeio (empresa que trabalha com Software Livre).
  • Madson Silva: Analista da DataPrev.
  • Marcel Ribeiro Dantas: Graduando em Engenharia de Computação e Automação,  pesquisador em Engenharia Biomédica (utilizando e desenvolvendo apenas soluções livres)  e membro do Projeto  Fedora.
  • Mayron Cachina: Sócio-fundador da Saites.
  • Moises Souto: Professor do IFRN. Coordenador geral do Centro de Competências em Software Livre-IFRN.
  • Paulo Meirelles:  Doutor em Ciência da Computação pela USP, na área de Sistemas e  Software Livre. Professor da UnB, ensinado e trabalhando em projetos  apenas de Software Livre.
  • Pedro Arthur Duarte: Mestrando em Gerência de Redes pela UFRGS, pesquisador na DATACOM.
  • Raphael Cóbe: Doutorando em Ciência da Computação da USP, na área de Ontologias, trabalhando apenas em/com Software Livre.
  • Ricardo Kléber: Mestre em Engenharia Elétrica pela UFRN. Professor do IFRN.
  • Rodrigo "Alemão" Wanderley: in memoriam.
  • Rodrigo Araújo: Professor do IFPB.
  • Tiago da Nobrega: Analista de Infraestrutura na SIG.
Se esquecemos de citar um ou outro nome, perdoe-nos: não foi fácil escrever este texto/fim.

Foi muito bom, PSL-RN! Parabéns, PSL-RN.

Escreveram e assinam esta carta:
Adorilson Bezerra
Gustavo Ribeiro
Paulo Meirelles


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.