Aconteceu entre os dias 10 e 11 de abril o sprint para desenvolvimento da API de dados abertos para portais em Plone. O evento, realizado no Interlegis e via internet pelo Canal IRC #plonegovbr contou com a presença de diversos órgãos de governo como o time de Dados Abertos do Ministério do Planejamento, Serpro, Presidência da República, Polícia Federal, além do próprio Interlegis.
Durante dois dias, técnicos e entusiastas do software livre e de dados abertos debateram diretrizes e implementaram soluções para o novo produto chamado collective.opendata, que pode ter seu código acessível pelo endereço https://github.com/plonegovbr/collective.opendata. O objetivo do sprint era implementar uma API básica para portais que utilizem Plone e definir um padrão de dados abertos para sites de conteúdo dos três poderes do estado brasileiro. Contudo, a equipe se deparou com a grande possibilidade de uso em outras situações e decidiram por uma abordagem mais ampla e generalista para o software.
Dados Abertos
O termo "Dados Abertos" se refere à publicação e disseminação dos dados e informações públicas na Internet, organizados de tal maneira que permitam sua reutilização em aplicativos digitais. No governo brasileiro, principalmente depois de sancionada a Lei de Acesso à Informação, o movimento pela abertura de dados governamentais tem sido cada vez mais forte. A API desenvolvida durante a sprint fortalece esse movimento, já que os portais governamentais utilizam em grande parte a tecnologia Plone.
0sem comentários ainda