Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Minha rede

Planeta

getaddrinfo: Name or service not known

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Perl Brasil

24 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Comunidade brasileira de desenvolvedores (e simpatizantes) da linguagem de programação Perl.

Mais informações em Perl.org.br ou no canal #perl.br na rede irc.freenode.net.


Grupo de usuário tem prazo de validade?

20 de Abril de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

  

   Grupo de usuários de tecnologia, principalmente que são software livre/código aberto são bastante diversificados, pulverizados e voláteis. O Telles postou na lista que organiza o grupo de usuários brasileiro do PostgreSQL uma pequena provocação com o título "A comunidade brochou?".

    Ele assumiu como Big Kahuna a organização do Conferência PostgreSQL em 2011. (já disse que a ele que gosta muito de emoção. ;) )

    A grande questão em seu post é a motivação das pessoas no grupo de usuários. Para ajudar, eu postei umas bobagens como resposta, segue-a com uma ligeira adaptação:

  Que tal fazer algo menos penoso que as pessoas que são voluntárias se divertam?

  Fazer evento para o público grande, gerar repercussão, etc. é legal, mas fazer por voluntário e fazer exigindo a mesma qualidade de evento "corporativo" é transformar uma ação voluntária em uma ação desmotivante e tediosa.

  A questão principal em voluntários em qualquer projeto de software livre é o prazer em ser voluntário e a reconhecimento pelo que fez. Ao deixar um desses pontos de lado, principalmente o primeiro, a desmotivação em fazer é maior que a necessidade de acontecer.

voluntario1

  Particularmente, gosto de um item do Contrato Social do Debian:

"4- Nossas prioridades são nossos usuários e o software livre"

   Qual a prioridade (prazer como voluntário) de cada um com o PostgreSQL?

    Exemplos disso são meus pacotes no Debian e o patch que entrou no PostgreSQL, são atividades voluntárias que me satisfazem. Apesar de não ter mais tanto tempo, ainda faço alguma coisinha em projetos de Software Livre, isso é a minha maior motivação como um voluntário e entusiasta.

   No Catedral e Bazar  tem uma citação que reflete em como um voluntário de um projeto fica por período maior.

"18. Para resolver um problema interessante, comece achando um  problema que é interessante para você…"

   A grande questão é a motivação (algo interessante a dedicar-se) para fazer. Se não existir motivação pessoal e motivação/prioriodade/diretriz/etc… do grupo de usuário que guie as pessoas fazer ações voluntárias que sejam interessantes. Senão, serão atividades momentâneas do voluntário, dificilmente se repetirão.

voluntario2

   A ação prioritária deste grupo de usuários é realizar uma conferência todo anual?

   Uma analogia tosca é os multirões de doação de brinquedos no natal e no dia das crianças. A motivação é a entrega dos brinquedos, todo o restante (campanha p/ doar os brinquedos, triagem, etc).

   De um grupo de usuários pode ser qualquer coisa, como por exemplo, as festas de mapeamento de ruas e locais do pessoal do OpenStreetMap. O comprometimento do voluntário depende muito da motivação dele, pouco ou sem motivação não se tem ação para que mantenha a motivação de ser voluntário.

   No Catedral e Bazar analisa como o fluxo de mensagens de email na lista de discussão do fetchmail é ascendente até que a maior parte das funcionalidades que os usuários solicitaram foram contemplada. Depois, iníciou um declínio do fluxo de mensagens na lista de discussão pois as necessidades dos usuários interagirem com os desenvolvedores diminuiram e hoje em dia, poucas pessoas usam fetchmail (alguém que lê usa ainda?).

   Num passado não tão distante, existiam poucas alternativas de banco de dados com licenças abertas, hoje a concorrência é muito grande ao PostgreSQL. Desde os tradicionais MySQL, Firebird, SQLite aos em moda atualmente (NOSQL): Cassandra, Lucene, CouchDB, MongoDB e etc. O aumento de opção  de banco de dados não é ruim, é bom a diversificação de opções porém gera um reflexo aparente (não mensurei) de interesse menor ao PostgreSQL. Menos interessados,  menos voluntários, menos participantes nas listas, etc.

   Talvez devesse haver uma adaptação da visão do grupo de usuários ao cenário de banco de dados atual? Na minha opinião, sim! :)

   Bom, depois do monte de bobagem escrita acima tenho que ao menos propor algo. Uma idéia simples é reunir mensalmente em cada cidade que tem usuários de PostgreSQL num evento informal para trocar idéia, bater papo. Atividade de pouca complexidade para organizar que a maioria gosta de fazer e que pode render alguns pgday's ou voluntários para a Conferência PostgreSQL 2011. :)

  



Por que Perl?

2 de Março de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Breno publicou um excelene texto sobre Perl no São Paulo Perl Monges. Mesmo você que odeia Perl, leia desarmardo. ;)



Pedidos de um sysadmin: 2011

1 de Fevereiro de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Recebi isso de uma pessoa por email, achei interessante o suficente para tirar o blog da poeria:


 

Caro Senhor Noel,

Todo ano é a mesma coisa, nessa época meu trabalho aumenta enquanto dos outros diminui. Que diabos eu fiz quando criança?

A quantidade de SPAM para controlar aumenta sempre dezembro. Sofro para liberar  as madiltas apresentações em Power Point e todo mundo mandando emais gigantes (com imagens, videos e o escambal) de natal  que estouram a cota de email. É o patrão, chefe, amigos, família, fornecedores enviando e eu tenho que ser benevolente? Você acha fácil alterar regra de sistema antispam, cota, whitlist e etc? Puta Merda, 11 meses tentando educá-los no chicote e você destrói tudo em um mês!

Poderia arrumar substituto para essa época? Estou obrigado a trabalhar de sobreaviso/plantão, sem contar as inúmeras migrações e mudança de sistemas que tenhos à fazer porque os "usuários" estão de férias. E as minhas, nunca mais no fim de ano?

Ah, se não for demais, poderia fazer os desenvolvedores programarem direito? Se testarem seus código já ajuda, não tem uma versão que não tenha uma gambiarra ou uma nova versão urgente para corrigir um bug.

Traga um pouco de luz aos  meus chefes e desenvolvedores, nem sempre a última versão quer dizer que irá funcionar ou corrigir todos os problemas. Eu sempre tenho que resolver alguma coisa que quebrou por causa da "última versão"

Sei que é pedir demais, mas poderia fazer que o suporte ao usuário seja um pouco mais esperto? É sempre a mesma coisa, parecem roteadores de problemas. Nunca resolvem, só repassam e dizem que não está mais com eles o problema, – "Fale com o cara da rede"!

Juro que é o último pedido! Pode arrumar uns sysadmin's iniciantes que não façam perguntas estúpidas, só precisam ler a droga do manual!

Putz! Esqueci do café descente! O do trabalho tem sempre o gosto de café envelhecido, nem com açucar (Café bom é café sem açucar!) disfarça o gosto horrível.

P.S. Não esqueça da minha família. Plantão é parte do meu trabalho, não tenho nenhum prazer com ele e façam entender que não vou para farra (ah se pudesse!!!).

Obrigado.



YAPC::Brasil 2010

21 de Outubro de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
de 25 até 31 de Outubro de 2010 http://www.yapcbrasil.org.br/2010 Fortaleza, Ceará

YAPC Brasil 2010

O maior evento de Perl do Brasil

Conheça a tecnologia que está por traz de empresas como a Amazon e a Booking.com, de portais como a BBC e blogs como o da candidatura de Barak Obama. O YAPC::Brasil é o evento mais importante sobre Perl no Brasil e este ano o evento acontece dos dias 25 a 31 de outubro em Fortaleza, Ceará e tem como tema: “Perl: Solução e Integração de Negócios”.



Grupo de usuários Brasil Perl Mongers esteve presente no Fisl11 e marcou presença!

24 de Julho de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Logo_big Confira a notícia no site do Fisl11