Música, documentário, poesia, tradição oral. O mês de julho tem atividades para todos os gostos no Museu da Oralidade, o Ponto de Cultura da Viraminas. Logo na primeira semana do mês, o espaço exibe o filme Terra de Reis, dirigido por Patrick Moysés. A exibição acontece no dia 7, quinta-feira, às 19h30, com entrada franca. O diretor acompanhou quatro companhias de folia de reis nas ruas de Três Corações, durante as festividades de dezembro e janeiro. O filme traz declarações de diversos folieiros, que narraram histórias pessoais e revelaram as motivações da fé nos três reis magos. Há também depoimentos de fiéis que acompanham e recebem com festa as folias em casa. O trabalho teve pesquisa de Danisa Chaves.
Na semana seguinte, também na quinta-feira (14), é a vez do Sarau no Quintal, evento que reunirá música e poesia em apresentações de Paulo de Barros, Ronildo Prudente, Mônica Furtado e Danielle Terra, dentre outros. O evento começa às 20h e tem ingresso no valor simbólico de R$ 2. Haverá transmissão pela internet. Para acompanhar, basta o usuário visitar o grupo da Viraminas na rede social Facebook.
No dia 21, terceira quinta-feira do mês, a atividade será em comemoração aos 32 anos da primeira viagem do homem à lua. Em homenagem aos cosmonautas, serão exibidos dois clássicos do cinema: Viagem à Lua (1902) e O Eclipse (1907), ambos do cineasta francês George Meliès. Gênio dos primórdios do cinema, Meliès é considerado o inventor dos efeitos especiais e foi o primeiro diretor a fantasiar situações surreais, como viagens interplanetárias, na telona. O primeiro filme mostra a aventura de cinco cientistas que enfrentam alienígenas numa visita ao satélite do planeta Terra. O segundo mostra a aventura de astrônomos observando o namoro do sol e da lua durante um eclipse.
Na quinta seguinte, dia 28, a atividade envolve cultura digital. Acontece a oficina de criação e manutenção de blogs, ministrada pelo jornalista Paulo Morais. Os participantes irão conhecer a rede Viraminas de blogs e ter contato com o software livre WordPress, que gerencia sites e blogs de diversos portais e é um dos mais utilizados no mundo. A atividade promove também uma discussão sobre os rumos da internet. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas na sede do projeto.
A Viraminas fica no centro de Três Corações, na rua Padre José Bueno, 170, em frente à Escola Estadual Luiza Gomes. Além das oficinas, o Ponto de Cultura oferece acesso gratuito à internet para pesquisas e trabalhos escolares. O espaço fica aberto ao público de segunda a quinta-feira das 14h às 18h.
Quinta no Ponto
As atividades promovidas no Museu da Oralidade fazem parte do projeto Quinta no Ponto, que articula debates e encontros entre produtores, gestores, artistas e agentes culturais nas noites de quinta-feira. No mês de junho, a presença foi marcante em todas as reuniões. Artesãos e membros da Liga das Folias de Reis de Três Corações apareceram nas reuniões, que tiveram como conteúdo a discussão sobre a lei municipal de incentivo à cultura, a situação do patrimônio cultural tricordiano e as organizações do terceiro setor.
O Museu da Oralidade é um projeto da Viraminas Associação Cultural mantido com recursos do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto teve início em novembro de 2010 e reuniu o acervo de história oral registrado pelos pesquisadores da entidade em quatro anos de pesquisa pelo interior de Minas. O projeto agora se volta para novos levantamentos, como a memória dos ferroviários, que está sendo registrada pela equipe. Para conhecer o acervo, basta acessar o endereço www.museudaoralidade.org.br.
0sem comentários ainda