Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a uaiPod
Tela cheia

Evento reúne música, vídeo e formação na Viraminas

3 de Maio de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 70 vezes

Marcinho Vovô, um dos entrevistados do documentário

O Museu da Oralidade, Ponto de Cultura da Viraminas, sedia, entre 14 e 18 de maio, a segunda edição da Semana de Tradição Oral. As atividades envolvem uma oficina de produção de documentários em software livre, com os oficineiros Paulo Morais e Felipe Cabral, a apresentação do grupo de ciranda Balaio de Minas, o lançamento do videodocumentário em curta-metragem “≠” e da terceira edição da revista Ora!, além de uma atividade sobre a memória do rio Verde para crianças de até 10 anos.
As oficinas de produção de vídeo acontecem pela manhã e à tarde, para duas turmas de 12 alunos cada. Os participantes terão contato com o processo de produção audiovisual desde a elaboração de um roteiro para filmagem de documentário até a gravação e edição do material coletado. Serão usados equipamentos de filmagem simples, dos próprios alunos. “Queremos que os estudantes aprendam a criar com equipamentos aos quais tenham acesso no dia-a-dia. Por isso, poderão usar câmeras digitais comuns e até mesmo celulares”, explica o oficineiro Paulo Morais.
Além disso, os alunos terão contato com a plataforma de código aberto Linux, usando programas de edição de imagem e vídeo compatíveis com níveis profissionais de produção. “O software livre tem, entre diversas vantagens, o fato de ser gratuito. Não adiantaria nada ensinarmos os adolescentes a trabalharem com programas que custam mais caro que um computador ou uma câmera. Seria, no mínimo, muita falta de bom senso”, completa Paulo. As inscrições podem ser feitas na sede do Museu, na rua Padre José Bueno, 170.
Na quarta-feira, acontece em parelelo uma oficina para crianças de até 10 anos da escola Lar Cristo Rei. Elas ouvirão de pais e avós histórias de Três Corações envolvendo o Rio Verde e criarão desenhos que retratem aquilo que ouvirem. O trabalho será coordenado pela educadora ambiental Danielle Terra e o resultado ficará exposto no Museu da Oralidade. “Queremos colocar as crianças em contato com as gerações antigas, usando o meio ambiente como tema central”, comenta Danielle.

Programação noturna
Entre terça (dia 15) e sexta (dia 18), acontece a programação noturna, com atividades voltadas ao público de todas as idades, que começam sempre às 19h30. A primeira delas é a exibição de curtas-metragens do projeto Revelando os Brasis. Os filmes, financiados por um programa de incentivo que movimenta todo o País, mostram cenas do cotidiano de cidades do interior brasileiro. A exibição será acompanhada de uma videoconferência com membros do programa, que explicarão como a iniciativa funciona.
No dia 16 (quarta), acontece o lançamento do documentário “≠”, dirigido por Paulo Morais com produção de Andressa Gonçalves. O vídeo aborda situações vividas por pessoas que apresentam alguma diferença em relação aos padrões da sociedade, seja por opção ou não. Foram gravadas imagens com as irmãs cegas Teté e Suely, o servidor público albino Marcinho Vovô, a cuidadora de cães transexual Carla Santos e o performer da praça Afonso, conhecido popularmente como Delírio ou Jiraya.
Na quinta-feira (17), acontece a primeira apresentação do grupo de ciranda Balaio de Minas, nascido a partir de uma oficina de produção cultural comandada pela professora Luciana Sant’Anna. O grupo, formado por 12 integrantes e acompanhando por viola, tambor de congado e triângulo, traz canções populares e folclóricas entremeadas com declamações de versos. Os ensaios aconteceram durante os meses de abril e maio e devem continuar após a primeira apresentação. “Nossa expectativa é que consigamos manter o ritmo e apresentar em outras oportunidades, fortalecendo o grupo que é tão bacana”, avalia o violeiro Ronildo Prudente, um dos solistas do grupo.
O encerramento da semana acontece na sexta-feira, com uma mostra dos vídeos produzidos na oficina de documentários para os adolescentes. A apresentação termina com o show da banda Angu de Caroço, que alterna entre sambas tradicionais e músicas bregas.

Serviço
Semana de Tradição Oral
Local: Museu da Oralidade
(Rua Padre José Bueno, 170 – Centro – ao lado da Escola Luiza Gomes)
Apresentações: de 15 a 18 de maio
Horário: 19h30
Entrada: franca
Informações: 3231-2690


Fonte: http://viraminas.org.br/uaipod/2012/05/03/evento-reune-musica-video-e-formacao-na-viraminas/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.