Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a uaiPod
Tela cheia

Efeito Che Guevara com Gimp e Inkscape

24 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1201 vezes

Já cansado das minhas fotos nas redes sociais, estava pensando em como inventar alguma coisa diferente. Coincidiu com isso o fato de há muito tempo tentar usar algum efeito gráfico para fazer uma imagem parecida com a famosa estampa das camisas do Che Guevara. Acabei descobrindo como se faz essa brincadeira e o resultado me agradou bastante. Seria sacanagem se tal efeito fosse criado em softwares proprietários, com certeza o libertário latinoamericano não ficaria muito satisfeito :) . Então vamos mostrar como criar um efeito desses usando apenas software livre. No meu caso, foi criado num computador com Linux Mint 10 Julia, Gimp e Inkscape.

Foto original, tirada pela webcam

Eu tinha feito a foto anterior com a camisa do Galo, a qual merece todas as homenagens. Acontece que, como sou muito esperto, salvei a imagem alterada por cima da original, tendo então que refazer a foto para escrever este tutorial. Infelizmente, a camisa do Galo não será homenageada desta vez. Enfim. O que interessa é que fiz a foto com a webcam do próprio computador, o que mostra que não é necessária uma foto de grande qualidade para compor o efeito. Dicas: escolha uma parede lisa ao fundo, evite ficar muito próxima a ela para não dar sombra e certifique-se de que a fonte de luz (que pode ser natural, vinda de uma janela, por exemplo) vem de um dos lados, para dar uma sombra razoável. Não precisa ser sombra demais, uma leve penumbra já dá pro gasto, como se vê na imagem acima.

Muito bem, salva a foto, vamos para a parte mais bacana: a edição. No Linux Mint, acesse o Gerenciador de Aplicativos no menu principal. Procure pelo pacote gimp-plugin-registry e instale-o. Este pacote disponibiliza uma série de efeitos no seu Gimp, entre eles o efeito Che Guevara, que usaremos aqui. Provavelmente, deve estar disponível também nos repositórios do Ubuntu. Feito isso, abrimos o Gimp e colocamos a mão na massa.

A foto já modificada no Gimp pelo efeito Che Guevara

O mais legal disso tudo é que o efeito é conseguido com alguns poucos cliques. Abra a foto que você salvou no Gimp. Vá ao menu Filtros, no submenu Artísticos e escolha a opção Che Guevara. Pronto. Automaticamente, o Gimp executa uma série de outros filtros que transformam sua foto na imagem estilo Che. A imagem é separada em quatro camadas: o fundo, com a foto original, que nem aparece; a camada color, com uma cor apenas, que pode ser alterada à vontade; uma camada shadow, que traz a sombra da imagem, e outra lines, que traz os contornos do desenho.

Imagem com algumas correções na sombra e camiseta

Nem sempre o filtro aplicado dará à imagem o aspecto ideal. Neste caso, tive de clarear a imagem usando a ferramenta Níveis, no menu Cores. Foram algumas tentativas até conseguir clarear a imagem de forma ideal, de modo que a sombra ocupasse a metade do rosto. A divisão em camadas também facilita correções na imagem. No meu caso, por exemplo, usei a ferramenta de pincel (acessível com a tecla P) para apagar o silk da camiseta que estava usando. Também optei por deixar o fundo branco, pois optei por dar um leve acabamento fora do Gimp, conforme explicarei no próximo passo. Assim, salvei a foto em JPG.

Em seguida, passei para o Inkscape. Diferentemente do Gimp, usado para correções em fotografias, o Inkscape é usado para desenhos vetoriais, como criação de logomarcas, por exemplo. Tenho mais facilidade com esse tipo de aplicação e entendo também que ele dá mais possibilidades criativas, por isso resolvi finalizar o trabalho nele. O trabalho foi bem simples. Apenas importei o arquivo no Inkscape (menu Arquivo / Importar) e depois, com a imagem selecionada, converti o bitmap em traços (menu Caminho / Rasterizar Bitmap). Quando abrir a janela da rasterização, escolha a opção tons de cinza e altere a caixa níveis para 2. Isso dá duas vantagens para trabalhar com a imagem: primeiro, suaviza os traços, dando uma cara de ilustração; segundo, permite que você utilize a imagem em qualquer tamanho sem perder a qualidade, pois o desenho é vetorial.

Imagem finalizada

Agora é só dar o toque final. Criei um fundo amarelo e botei a imagem em vermelho para fechar o trabalho. Adereços, letreiros, estrelas e tudo o mais ficam a critério do criador. O desenho vetorizado abre outras possibilidades. É possível, por exemplo, levar a figura a uma gráfica especializada em adesivos e pedir para plotarem a figura num plástico, criando um estêncil que pode ser usado para você estampar camisetas, literalmente, com a sua cara. Evidentemente que, para isso, alguns outros ajustes seriam necessários, mas isso pode ficar para uma próxima conversa.


Fonte: http://viraminas.org.br/uaipod/2011/05/24/efeito-che-guevara-com-gimp-e-inkscape/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.