Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Parana Blogs

Paraná Blogs

Nuvem de Marcadores

 Voltar a Paraná Blogs...
Tela cheia

Juventude nacionaliza Funas chilenas e protesta em frente às casas de torturadores

26 de Março de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 63 vezes

Eis a versão brasileira das Funas chilenas que há mais de uma década reúne jovens para protestar em frente à residência de torturadores chilenos e denunciar seus crimes.

Muitos agentes do regime de Pinochet se escondiam em vilas pacatas passando-se por vizinhos amigáveis e prestativos.

Quando as funas os denunciam, eles não podem mais se esconder na “boa” vizinhança.

Muitas das funas realizadas em Santiago do Chile tem como trilha sonora o batuque de tambores a la Olodum.

Enviado por LevantedaJuventude1 em 26/03/2012

“Saímos às ruas hoje para resgatar a história do nosso povo e do nosso país. Lembramos da parte talvez mais sombria da história do Brasil, e que parece ser
propositadamente esquecida: a Ditadura Militar. Um período onde jovens como nós, mulheres, homens, trabalhadores, estudantes, foram proibidos de lutar por uma vida melhor, foram proibidos de sonhar. Foram esmagados por uma ditadura que cruelmente perseguiu, prendeu, torturou e exterminou toda uma geração que ousou se levantar.

Não deixaremos que a história seja omitida, apaziguada ou relativizada por quem quer que seja. A história dos que foram assassinados e torturados porque acreditavam ser possível construir uma sociedade mais justa é também a nossa história. Nós somos seu povo. A mesma força que matou e torturou durante a ditadura hoje mata e tortura a juventude negra e pobre. Não aceitamos que nos torturem, que nos silenciem, nem que enterrem nossa memória. Não esqueceremos de toda a barbárie cometida.

Temos a disposição de contar a história dos que caíram e é necessário expor e julgar aqueles que torturaram e assassinaram nosso povo e nossos sonhos. Torturadores e apoiadores da ditadura militar: vocês não foram absolvidos! Não podemos aceitar que vocês vivam suas vidas como se nada tivesse acontecido enquanto, do nosso lado, o que resta são silêncio, saudades e a loucura provocada pela tortura. Nós acreditamos na justiça e não temos medo de denunciar os verdadeiros responsáveis por tanta dor e sofrimento.

Convidamos a juventude e toda a sociedade para se posicionar em defesa da Comissão Nacional da Verdade e contra os torturadores, que hoje denunciamos e que vivem escondidos e impunes e seguem ameaçando a liberdade do povo. Até que todos os torturadores sejam julgados, não esqueceremos, nem descansaremos.

Pela memória, verdade e justiça!”

Levante Popular da Juventude

26 de Março de 2012.

“Mas ninguém se rendeu ao sono.
Todos sabem (e isso nos deixa vivos):
a noite que abriga os carrascos,
abriga também os rebelados.
Em algum lugar, não sei onde,
numa casa de subúrbios,
no porão de alguma fábrica
se traçam planos de revolta”.
Pedro Tierra

Licença:  Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)


Fonte: http://paranablogs.wordpress.com/2012/03/26/juventude-nacionaliza-funas-chilenas-e-protesta-em-frente-a-casa-de-torturadores/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.