Todos os estudos publicados pelo Banco Mundial poderão ser livremente acessados, redistribuídos e retrabalhados: a partir de julho de 2012, o licenciamento em Creative Commons será padrão para toda informação gerada pelo Banco.
A primeira fase da nova política de acesso acaba de ser lançada: o repositório Open Knowledge já oferece mais de 2.000 livros, artigos, relatórios e pesquisas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY). O Presidente do Banco Mundial, Robert B. Zoellick, afirma no press release:
“Conhecimento é poder. Tornar nosso conhecimento amplamente disponível irá estimular que outros tragam soluções para os problemas mais sérios do planeta. Nossa nova política de acesso livre é a evolução natural para um Banco Mundial que vem se abrindo cada vez mais.”
“O Banco Mundial não está sendo líder apenas por abraçar os princípios do acesso livre. Ao tornar seus trabalhos disponíveis sob uma licença CC BY, ele está encorajando a mais ampla difusão do conhecimento que produz. Este trabalho é incrivelmente valioso para assegurar o acesso ao conhecimento de forma universal, não somente a universidades de elite”.
A política de licenciamento em CC BY se aplica somente às obras publicadas pelo Banco. Trabalhos publicados por outras editoras estarão no repositório Open Knowledge sob a licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas (CC BY-NC-ND), dando à editora a opção de licenciamento em CC BY.
O repositório Open Knowledge foi desenvolvido visando maximizar a interoperabilidade e a abrangência e facilitar a busca por conteúdos, em consonância com os padrões de metadados Dublin Core e o protocolo Open Access Initiatives, o que o torna integrável a outros grandes repositórios internacionais, como o RePEc (Research Papers in Economics), SSRN e Economists Online.
Atualmente, o repositório recém-lançado contém livros e artigos de 2009 a 2012 de vários campos de conhecimento ao redor do mundo, incluindo o World Development Report e dois World Bank journals, o World Bank Economic Review (WBER) e o World Bank Research Observer (WBRO). O Banco Mundial continuará a adicionar conteúdos novos e antigos, incluindo os publicados antes de 2009.
Leia o press release oficial do Banco Mundial.
Fonte: Creative Commons BR
0sem comentários ainda