João Batista de Oliveira, representante do Ministério do Planejamento, apresentou nesta primeira tarde de OID alguns dos programas do Governo Eletrônico Brasileiro (GOV.BR), criados com o propósito de democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
Um desses projetos diz respeito a adequação das páginas oficial do governo aos padrões de acessibilidade do governo eletrônico (e-MAG).“Nossa meta é que todos os sites do governo estejam adequados aos padrões de acessibilidade até o final de dezembro”, divulga João Batista.
Outro projeto já em curso é o Dados Governamentais Abertos, criado em cumprimento à Lei da Informação com intuito de fornecer subsídios para a transparência na gestão pública e para disponibilizar informações para os cidadões. João Batista destacou também a importância dos dados abertos também precisarem ser disponibilizados em formatos livres para assim serem “lidos” por qualquer tipo de software, livres ou proprietários.
João Batista destaca cinco pontos para ainda serem alcançados pelo projeto do governo eletrônico brasileiro:
_ A necessidade de aperfeiçoar os projetos para uma maior transparência do governo;
_ Fortalecer o combate à corrupção;
_ Dar mais atenção aos dispositivos móveis e sensíveis ao toque, especialmente no que diz respeito a acessibilidade das páginas oficiais do governo;
_ Elevar o nível de segurança na comunicação do governo e de melhorar a qualidade do serviço ofertado aos cidadãos.
Texto e Fotografia por Rafaela Melo