Na manhã de 13/12, último dia da Oficina de Inclusão Digital e Participação Social, aconteceu a premiação do 1ro Desafio de Idéias para aplicativos do participa.br. O Participa.br é um novo espaço de participação social, escuta e diálogo entre o Governo Federal e a Sociedade Civil.
Já o Desafio de Idéias teve como objetivo construir um banco de idéias para aplicativos que materializem um espaço de participação social. “É uma iniciativa que aproxima a sociedade do poder público por meio da tecnologia da informação. O Brasil é o pais mais conectado do mundo, somos um pais em construção e devemos utilizar os recuros de TI. Hoje o 4º maior PIB de TI do mundo", contextualiza Marcos Mandacarú, representante da Softex, empresa responsável pela entrega dos prêmios.
As trlhas temáticas que orientaram os trabalhos foram:
_ Utilizar dados governamentais abertos;
_ Reduzir as desigualdades e assimetrías informacionais; Incluir grupos vulneráveis;
_ Massificar a ação social online;
_ Potencializar a participação social utilizando mecanismos de internet;
“Temos um quarto PIB em termos de Tecnologia da Informação do governo. Pesquisas dizem que no Brasil todas as empresas trabalham com computadores, mas grande parte da população ainda não tem acesso a internet e o tipo de acesso não comporta todo o que a população precisa. Existe uma assimetria aí, e o desafio é romper barreiras e oferecer uma internet livre, sem intermediários ou controles sobre o que está trafegando”, observa Deivi Kuhn, Secretário-Executivo CISL, do SERPRO, órgão parceiro da iniciativa.
Os Prêmios foram para os seguintes projetos:
1º) PEC - Politicos Futebol Clube, que se trata de uma gameficação dos processos políticos baseado nas atividades dos deputados da Câmara Federal, com o objetivo de aumentar o conhecimento das atividades dos deputados;
2º) Auditoria Cívica da Saúde, pensada para analizar os indicadores do programa de Saúde da Familia do Governo Federal. O projeto será alimentado pela sociedade civil e as autoridades serão notificadas sempre que houver melhora ou piora dos indicadores;
3º) DIAPHA, aplicativo pensado como ferramenta para ouvidoria pública do cidadão dos municípios.
Todas as ideias inscritas, assim como os nomes dos grupos que participaram do Desafio, serão publicados no site Participa.br/inclusaodigital.
Texto: Mariana Lettis Foto: 3JC Fotografia