Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Contatos

 

Fotos

Divulgação

 


 

 

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Vicente Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Evento: Girls in Tech #5 : Encontro especial com a Adriana Gascoigne

13 de Janeiro de 2014, 21:55, por Adriana Costa - 0sem comentários ainda

O que é?

"Girls in Tech está de volta em São Paulo para 2014 com novos projetos ! Participe de um encontro exclusive com a fundadora da rede e presidente desde 2007 de Girls In Tech Global, Adriana Gascoigne !

Ela fará uma breve apresentação abordando a evolução das posições das mulheres no mundo da tecnologia desde o início desse projeto, assim como sobre as realizações do Girls in Tech em outros países e os novos projetos de 2014.

Palestra seguida de um momento de networking, com bebidas e comidinhas. "

Quando?

30 de janeiro de 2014
Horário: 19:00h

Onde?

Estação Coworking, Rua Mourato Coelho, 957, 05417011 São Paulo
Inscrição antecipada: 15 reais
Inscrição na hora do evento: 30 reais

Onde encontro mais informações?

http://meetu.ps/27SDGR

Obs: vagas limitadas.



As 10 mulheres de negócios mais poderosas do Brasil em 2013.

12 de Janeiro de 2014, 19:41, por Adriana Costa - 0sem comentários ainda


Todo ano a revista Forbes publica o ranking das mulheres mais poderoras no mundo dos negócios em geral e também é possível encontrar a lista somente de brasileiras.

Em 2013 as 10 mulheres de negócios mais poderosas do Brasil foram:

  1.  Graça Foster, CEO Petrobras.
  2.  Chieko Aoki, CEO Tree Towers Hotels
  3.  Luiza Helena Trajano, CEO Magazine Luiza
  4.  Adriana Machado, CEO GE Brasil
  5. Gisele Bundchen, Fundadora Sejaa Pure Skincare
  6. Sônia Hess de Souza, CEO Dudalina
  7. Claudia Sender, CEO Tam Airlines
  8. Maria de Lourdes Egydio Villela, Presidente Itaú Cultural
  9. Viviane Senna, Presidente Instituto Ayrton Senna
  10. Heloisa Helena Assis, Proprietária do Instituto Beleza Natural

Devo confessar que não conhecia algumas mulheres citadas como a Heloisa Helena Assis e Sônia Hess de Souza, vendo essa lista fiquei
empolgada ao ver que temos mulheres em grandes corporações amplamente conhecidas como Itaú,Tam e GE.


Concordam com essa lista? A de 2014 ainda não saiu, será interessante comparar para ver se teremos muitas mudanças e quem vai conseguir se manter nessa lista super restrita,afinal de contas, ser citada entre as 10 em um país não deve ser nada fácil.



Mulheres Poderosas: Janet Yellen

7 de Janeiro de 2014, 21:37, por Adriana Costa

Olá a tod@s!

Hoje li uma notícia bastante interessante, pela primeira vez na história dos EUA uma mulher foi nomeada presidente do Federal Reserve, o que equivale ao nosso Banco Central.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa mulher que está fazendo história.

A Janet Yellen é uma economista de 67 anos com  graduação pela Universidade da Califónnia e em Yale, confesso que fiquei surpresa com a idade dela, já que muitas vezes as pessoas pensam em aposentar aos 60 anos e ela vai encarar essa novo jornada, pois o mandato de presidente do Federal Reserve é de 4 anos.

Segundo a Wikipedia "Yellen nasceu em uma família judia, em Brooklyn, Nova Iorque, filha de Anna (née Blumenthal) e Julius Yellen, um médico. Antes da sua nomeação como Vice-Presidente da Reserva Federal, Yellen atuou como Presidente e Chief Executive Officer da XII Distrito Federal Reserve Bank, em São Francisco. Yellen é professora emérito da Universidade da Califórnia em Berkeley e tem sido um membro do corpo docente desde 1980."

Fiquei bastante feliz em ver que ultimamente temos mais mulheres assumindo altos cargos a nível mundial. A Janet é mais um exemplo que serve de inspiração para acreditarmos que estamos melhorando a distribuição de mulheres em todas as áreas.

E vcs? o que acharam dessa notícia?



Evento: Latin American Women in Computing Conference (LAWCC)

4 de Janeiro de 2014, 17:06, por Adriana Costa

Começo 2014 fazendo a divulgação da XI Conferência Latinoamericana em Informática - CLEI que vai acontecer de 15 a 19 de setembro no Uruguai.

No CLEI você tem a possibilidade de participar de simpósios e eventos relacionados, nesta última categoria está o Latin American Women in Computing Conference (LAWCC).

Dentre os temas do evento estão:

  • Estimulando a participação de mulheres no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
  • Igualdade de gênero em TIC.
  • Redes sociais e Internet e o papel da mulher.
  • Gênero e Interação Humano Computador.

 

O envio de artigos termina dia 7 de abril. Essa é uma ótima oportunidade para a divulgação de pesquisas e também para conhecer o que está funcionando bem em outros estados e países.

Outra boa notícia é para os pesquisadores que fazem mestrado ou doutorado, e até mesmo para quem tem interesse em ser pesquisador na área de Computação é que o CLEI é um evento de classificação B4, conforme o Qualis de 2012 da Capes. Por isso, ele é aceito como publicação para quem é da área acadêmica.

Ou seja, agora é a hora de aproveitar as férias para submeter um trabalho. :)

No site do evento tem todas as informações

 

http://clei.org/clei2014/

 

 





Divulgação: Pesquisa do Grupo Emílias - Armação em Bits

25 de Dezembro de 2013, 15:24, por Adriana Costa

Olá!

As meninas do Emílias estão fazendo uma pesquisa para aumentar o número de garotas nos cursos da área de Informática da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Acessei o link e tem um resumo com a finalidade do questionário:

"Este é um questionário das Emíli@as, e visa a registrar ideias e sugestões que possam contribuir para alcançarmos como movimento uma ampliação da participação de mulheres nos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Computação da UTFPR de Curitiba."

 

Quem for aluna da UTFPR pode ajudar respondendo e quem não é pode ajudar na divulgação do questionário para que aumente o número de alunas nessa pesquisa. São apenas 5 questões. :)

 

https://docs.google.com/forms/d/1l2ju7k7kPU-m5GBhtytrKwcoZfeiYoi0qT57Bhp3F9U/viewform



Mulheres Poderosas: Mary Barra - GM

15 de Dezembro de 2013, 21:26, por Adriana Costa

Essa semana vi uma notícia um pouco curiosa. A General Motors (GM) a partir de 2014 será liderada por uma mulher. Vocês podem pensar “tá, e o que isso tem de tão espetacular?” Vou explicar um pouco.

Mary Barra é uma Americana de 51 anos que estudou engenharia elétrica na Kettering University e MBC em Stanford e está na posição 35° das mulheres mais poderosas segundo a Forbes. A grande novidade da nomeação da Mary Barra é que ela é a primeira mulher a se presidente mundial da GM e será a primeira mulher a ocupar esse cargo em uma montadora no mundo. Ela trabalha há 33 anos na empresa, começou em 1980 no cargo de estagiária e já atuou nas áreas de manufatura, engenharia e outros cargos. Essa nomeação é um marco importante na história da empresa que por pouco não declarou falência em 2009 precisando receber uma ajuda do governo para se manter. Atualmente a situação está bem melhor, isso se deve a boa gestão do último presidentes Dan Akerson.Em outubro a GM teve um lucro trimestral de 757 milhões de dólares acima do esperado. O que todos esperam da nomeação da Mary Barra é que ela continue colhendo bons resultados, seguindo os passos do seu antecessor. No momento nos resta desejar sucesso e esperar que mais mulheres assumam cargos executivos no mundo.Achei bem legal essa notícia, e vcs o que acharam?



Rosa é para meninas e azul é para meninos?

10 de Dezembro de 2013, 21:45, por Adriana Costa

Olá,

 

Hoje vou comentar sobre um viral que circulou pela internet nas últimas semana. Trata-se de uma propaganda da marca GoldieBlox, para quem não conhece é uma marca de brinquedos e que agora está bastante conhecida pelo incentivo para aumentar o número de engenheiras.

No site é possível ver vários brinquedos que tem aparência atrativa e que sem dúvida são interessantes para as crianças. Vejo essa idea bem positiva, já que a nossa herana cultural ainda é  marcante quando falamos de gênero. Ainda é bastante comum ver divisões do que "é para meninos" e o que pode ser feito por meninas.

Um desses exemplo são os cursos na área de ciências exatas, conforme a pesquisa da Catho de 2012 a Área de tecnologia conta com 16% de mulheres e a Engenharia com apenas 20%. Esses números são bem pequenos, demonstrando que embora a quantidade de pessoas cursando o nível superior tem aumentado, o número de mulheres ainda é reduzido em áreas historicamente com maioria masculina.

A ação da GoldieBlox é bem interessante por tratar do assunto de forma lúdica e assim incentivar a superar  as questões de gênero e trazer naturalmente as mulheres  para as áreas do conhecimento que ainda tem baixa participação feminina.

 

Não vou narrar o que acontece no vídeo porque é bem melhor assistir. :-) E vcs, o que acham desse tipo de ideia? Gostaram do vídeo?

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sg4dhYlakJI



Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios

3 de Dezembro de 2013, 21:54, por Adriana Costa

Oi pessoal,

 

Quem acessa o blog por ter notado que "sumi" por uns dias, mas não esqueci de buscar novas infos para postar aqui. :)

Esta semana conheci o Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, para quem nunca ouviu falar segue um resumo sobre o assunto:

"É o reconhecimento estadual e nacional às mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, e cuja vida é exemplo para tantas outras mulheres que sonham ser empreendedoras.

O prêmio é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)."

O interessante desse prêmio é que ele é voltado para mulheres empreendedoras com mais de 18 anos, ou seja, as mais jovens podem participar e podem ser até mesmo micro empreendedoras.

Todo ano o Sebrae disponibiliza o regulamento e fichas de inscrição no site http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br e tem algumas dicas de como escrever o seu relato de sucesso que também será avaliado no concurso.

O resultado final da premiaçãodeste ano para o reconhecimento nacional sairá dia 25 de fevereiro de 2014. Vale a pena ficar de olho no site para saber qual empreendedora se destacou nacionalmente.

Acredito que muita gente aqui conhece uma mulher empreendedora que poderia se candidatar a esse prêmio. Vamos ficar de olho para o concurso de 2014 e não deixe de comentar sobre ele com as mulheres empreendedoras que estão a sua volta!



Evento: Rails Girls Porto Alegre

17 de Novembro de 2013, 20:55, por Adriana Costa - 0sem comentários ainda

As meninas do Sul terão um evento muito legal esta semana, o Rails Girls Porto Alegre. Algumas infos sobre o evento:

A descrição que está no site do evento:

"Sabia que você é capaz de criar um software, uma aplicação ou programa de computador, por exemplo, como o Facebook? Não faz ideia de como? Nós iremos te apresentar a este mundo mágico da programação, onde você escreve um texto e seu computador entende e faz tudo o que você quiser e puder imaginar! "

Os homens poderão participar do evento desde que acompanhados de uma mulher interessada em participar.

Quando: 22 e 23 de novembro de 2013

Site: http://railsgirls.com/portoalegre

Local: a confirmar.

As inscrições serão até o dia 18/11.

 

O evento é gratuito, portanto, não percam essa oportunidade! :)



Programa de Estágio para Projetos de Software Livre e Código Aberto

8 de Novembro de 2013, 15:32, por Paulo Santana

Software Livre e de Código Aberto são programas de computador que garantem a liberdade de usar, copiar, estudar, mudar e melhorar. Os colaboradores destes projetos baseados no software livre acreditam que esta é a melhor maneira de desenvolver software porque beneficia a sociedade, cria uma comunidade colaborativa alegre em torno de um projeto, e permite que qualquer pessoa faça mudanças inovadoras que atingem muitas pessoas.

Em um esforço para conseguir mais mulheres envolvidas em projetos de Software Livre e de Código Aberto, algumas organizações estão oferecendo programas de estágios que começará no dia 10 de dezembro e se encerrará no dia 10 de Março de 2014. O prazo para inscrição se encerra no dia 11 de novembro. A candidata precisa entrar em contato com o grupo do projeto em que estiver interessada em trabalhar e fazer uma pequena contribuição antes do prazo de encerramendo para inscrição. As organizações participantes são:

  • Debian – sistema operacional baseado no GNU/Linux;
  • Fedora – sistema operacional baseado em GNU/Linux;
  • GNOME – ambiente gráfico e conjunto de aplicações para desktop baseada no GNU/Linux;
  • Linux Kernel – o núcleo o sistema operacional GNU/Linux;
  • Mozilla – Instituição que promove os padrões da web e a Internet Aberta e descentralizada;
  • OpenStack – Implementação de software para gerenciamento na nuvem;
  • Wikimedia – Software wiki e infra-estrutura para a Wikipedia e seus projetos;
  • Projeto Xen – Plataforma para virtualização.

As participantes irão trabalhar remotamente a partir de sua casa, receberão orientação de um tutor designado dentro da equipe do seu projeto acompanhada pela comunidade de Software Livre e Código Aberto. Os projetos incluem o desenvolvimento de software, administração de sistemas, desenvolvimento web, design de experiência do usuário, design gráfico, documentação e marketing. As candidatas aceitas pelo programa receberão um incentivo financeiro de U$5.000 (cinco mil dólares norteamericanos) por sua participação. Qualquer mulher interessada e disponível para o programa de estágio em tempo integral e que não tenha participado das edições anteriores ou mesmo do Google Summer of Code será bem-vinda.

Por favor, visite o site http://gnome.org/opw para mais informações a respeito deste programa e para inscrição. Este programa é organizado pela Fundação GNOME. Por favor, ajude-nos a espalhar esta mensagem, envie para todas as universidades interessadas e grupos comunitários.

As oportunidades de orientação também estarão disponíveis durante todo o ano para qualquer pessoa interessada em começar a contribuir para projetos de Software Livre e Código Aberto fora deste programa de estágio.

Esta mensagem foi enviada por Marina Zhurakhinskaya colaboradora da empresa Red Hat para a lista sbc-l@sbc.org.br.

E-mail: marinaz@redhat.com

P.S.: Se desejar entrar em contato com a Marina, por favor enviar um e-mail na língua inglesa.



Eventos da Digital Freedom Foundation em 2014

8 de Novembro de 2013, 12:33, por Paulo Santana

A Digital Freedom Foundation é uma organização internacional que promove a realização de eventos focados na liberdade do conhecimento.

Cada grupo local pode realizar o evento na sua cidade. É preciso se inscrever antecipadamente no site do evento e seguir as orientações.

Para 2014 já estão agendados os eventos abaixo:

18 de janeiro de 2014



Recepção Emilias UTFPR

7 de Novembro de 2013, 0:02, por Paulo Santana

Página no grupo no facebook:

https://www.facebook.com/emiliasarmacaoembits

 



Feedback Feminino Software Freedom Day Curitiba (SFD)

27 de Outubro de 2013, 17:31, por Adriana Costa - 0sem comentários ainda

O Software Freedom Day Curitiba - 2013, foi  realizado no dia 21  de setembro, em um sábado com um bonito céu azul de manhã e um temporal na hora do almoço. Ao todo foram 174 inscritos e 110 participantes no dia. Na programação havia 5 palestras, sendo uma delas de uma mulher. Fiquei curiosa para saber o feedback feminino em relação ao evento, enviei um questionário para as 21  participantes do evento. Consegui 9 respostas, e resolvi fazer uma análise para verificar em quais aspectos o evento pode melhorar o apoio em relação a participação feminina.

O questionário que enviei continha as seguintes perguntas:

1. Qual a sua faixa etária?

2. Você trabalha em qual área?

3. Qual a sua profissão?

4. Você participa de algum grupo de Software Livre? Se sim. Qual?

5. Como você ficou sabendo do evento Software Freedom Day?

6. Durante o Software Freedom Day, você sentiu algum tipo de discriminação em relação as mulheres, como piadas ou termos ofensivos ? ( por parte da organização ou palestrantes) Se sim, relate o que aconteceu.

7. Você acredita que as mulheres se sentem intimidadas e por isso acontece a baixa participação delas em  eventos na área de informática?

8. Qual o (os) fator(es) que você considera relevante para o menor número de participantes mulheres em eventos de informática?

9. Na sua opinião, o que poderia ser feito para aumentar o número de participantes mulheres em eventos de informática em geral?

10. Você gostou da programação do evento? O que gostaria de sugerir como melhoria para as próximas edições?

11. Você gostaria de contribuir na organização de futuros eventos na área de Software Livre?

Vamos as repostas!  Das mulheres que responderam, apenas 2 não eram da área de informática, um destaque que pode servir de estratégia futura é que elas ficaram sabendo do evento por alguém muito  próximo, como amigos, professores e namorado. Sendo assim, esse pode ser um caminho para conseguirmos "levar" mais mulheres para eventos de informática, estimulando essas pessoas a convidar suas amigas, namoradas, esposas, irmãs, etc.

Como em palestras, é comum apresentar exemplos do cotidiano e piadas para descontrair, resolvi perguntar se houve alguma piada depreciativa para mulheres. Para a minha alegria, não foi relatado o acontecimento de nenhuma brincadeira ofensiva às mulheres, seja por parte dos palestrantes ou organização.

Aproveitei para saber se elas acreditam que as mulheres ainda tem um sentimento de intimidação em participar de eventos na área de informática e somente uma pessoa acredita que esse fator também reflete na baixa participação feminina nesses eventos. Um dado mencionado é que a intimidação pode acontecer devido a informática historicamente  tem uma grande participação masculina e  as mulheres, por serem minoria ainda hoje sentem uma certa intimidação. O lado positivo é que isso vem diminuindo devido ao aumento da participação de mulheres, desde cursos técnicos até a graduação.

Quando questionadas sobre o que pode ser feito para aumentar a participação feminina em eventos de informática, foi mencionado que poderia ser inserido na programação alguns tópicos para iniciantes e  divulgação voltada para o público feminino.

Gostei bastante das respostas e pretendo continuar com esse tipo de pesquisa nos  próximos eventos que eu participar da organização. A área de informática ainda tem a maioria masculina, mas podemos mostrar que isso não deve ser um fator intimidador para as mulheres. Como em qualquer outra área, existem particularidades e dificuldades, no entanto, podemos fazer com que a participação feminina seja para fortalecer e melhorar.

 



V Forum de Tecnologia em Software Livre

16 de Outubro de 2013, 21:55, por Adriana Costa

Oi Pessoal,


Hoje tenho um convite especial para o pessoal de Curitiba :)

Na próxima semana vai acontecer no dias 24 e 25/10 o V Forum de Tecnologia em Software Livre. Será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ao lado do shopping Estação.

A programação está bem bacana, com minicursos e palestras. Quem puder comparecer será muito bem vindo, no dia 24 vou ministrar a palestra:


Estimulando a participação das mulheres na tecnologia e em projetos de Software Livre.

Segue o resumo:
A área de tecnologia é usualmente conhecida pela ampla participação masculina. Embora nos últimos tempos o número de mulheres que atuam nessa área tenha aumentado, ainda é pequeno quando comparado ao de homens. Essa palestra busca refletir sobre os fatores que colaboram para manter essa diferença entre os gêneros e formas de estimular a participação de mulheres na tecnologia. Além disso, visa fomentar o debate em torno da participação feminina em projetos de Software Livre e comunidades relacionadas a tecnologia e como cada indivíduo pode colaborar nesse processo.


Horário: 16h00-17h00
Palestrante: Adriana Cássia da Costa
Dia: quinta-feira, 24 Outubro, 2013
Local: Sala de aula 4


Agradeço a quem puder divulgar!

 



Iniciativas interessantes: igualdade de gêneros

8 de Outubro de 2013, 22:50, por Adriana Costa - 0sem comentários ainda

Olá,

Hoje vou começar um tópico sobre iniciativas relacionadas a inclusão de mulheres na tecnologia e que também estimulem a igualdade de gênero. Há algumas semanas, um link apareceu na minha timeline do Facebook. Achei interessante e descobri que se tratava do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, abaixo uma pequena descrição sobre o prêmio.

"Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões."


O bacana desse prêmio, é que ele é dividido em cinco categorias:   estudante de Ensino Médio – redações; Estudante de Graduação - artigos científicos; Graduado(a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos científicos; Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e Escola Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.

Essa divisão em categorias permite a participação de um público grande, acredito que se houver estímulos nas escolas e faculdades será possível começar a discutir o assunto desde o ensino médio até o doutorado.

Além disso, é uma grande chance de começar a pensar na questão da desigualdade de gênero e a trabalhar para que possamos formar pessoas mais solidárias e conscientes do seu papel na sociedade.

A submissão de trabalhos para este ano vai até 18/10, no site também é possível encontrar no site alguns resumos de edições anteriores. Existem alguns trabalhos que abordam as mulheres na áre de tecnologia. O que vocês acham desse tipo de iniciativa?

 

Para quem quiser conferir o link é: http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html