É preciso hackear a Educação na Campus Party 10
4 de Janeiro de 2017, 14:13 - sem comentários aindaJá imaginou se um professor nosso fosse até o maior acontecimento tecnológico do Brasil para falar sobre suas pesquisas e o projeto Escola de Hackers? O professor Dr. Adriano Teixeira está concorrendo para ministrar a palestra “É preciso hackear a educação!”, na Campus Party Brasil - 31/01 a 05/02, em São Paulo. Para votar, você precisa acessar o link: https://goo.gl/V60Aii, logar com sua conta no Facebook (no botão login, no canto superior direito da tela) e clicar em “participar”.
Pronto! Assim você fez sua parte para que o conhecimento regional seja compartilhado com todo o Brasil.
A votação termina na próxima quinta, dia 05/01.
É preciso hackear a Educação!
5 de Dezembro de 2016, 1:23 - sem comentários aindaDescrição:
O projeto que ganhou o nome de “Escola de Hackers“, vai ensinar crianças das escolas públicas do município sobre os fundamentos da programação de computadores. As aulas serão acessíveis a idade dos alunos, pois devem se basear no programa Scratch, desenvolvido para trabalhar, justamente, com crianças.
Além de ensinar os fundamentos da programação, ou seja, ensinar o jovem a ser um hacker, o projeto procura desenvolver na criança o raciocínio lógico, entre outras capacidades individuais, como criatividade, capacidade de resolução de problemas e trabalho coletivo. “Claro que não temos a intenção de criar programadores, pessoas aptas a trabalhar em uma empresa. Queremos desenvolver nessa gurizada algumas competências”, explica o professor Adriano Teixeira.
Palestrantes:
Adriano Canabarro Teixeira
Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS] em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente é Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Atua como professor colaborador no Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. É pesquisador e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Inclusão Digital e coordenador das três primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers e Escola de Hackers Avançada da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2015. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo. (Texto informado pelo autor).
Documentário Improprietário
29 de Julho de 2014, 11:02 - sem comentários ainda"Inproprietário O mundo do software livre" é um projeto experimental produzido em 2008, trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos ex-alunos Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi do Centro Universitário FIEO UNIFIEO.