Uma das maiores dificuldades que temos sentido com relação a migrar os usuários domésticos para o Software Livre, em particular ao Linux, é quanto ao acompanhamento dessas pessoas após a migração. Todos sabemos que instalar uma distribuição é fácil, mas, e depois? Como fica o acompanhamento ou, em termos comerciais, nosso "pós-venda". A maioria das pessoas não sabe como se dirigir aos fóruns ou listas de discussão. E, quando sabem, não sabem o que perguntar, porque não fazem a menor ideia do que acontece em seus sistemas.
Em uma palestra a respeito de um sistema que permitiria vários usuários simultâneos em um único computador, no FLISOL 2010 em Curitiba, um micro empresário questionou ao palestrante, estudante universitário, a respeito de quem poderia implantar o sistema na sua empresa. Após alguns minutos de um silêncio constrangedor, a resposta foi: "a sua equipe de TI". Entretanto, micro e pequenas empresas não possuem equipes de TI, a menos que o foco de negócio seja, justamente, TI.
Existe uma grande lacuna na disseminação do software livre, tanto para usuários domésticos, quanto em micro e pequenas empresas. É uma grande oportunidade para quem tem conhecimentos e quer se tornar um prestador de serviços nessa área. Nela ,há espaço para serviços voluntários e para serviços que poderiam ser cobrados, sem ferir o caráter social e comunitário do software livre. Essa lacuna pode ser preenchida utilizando as ferramenta tecnológicas disponíveis na Internet.
Nossa proposta.
A partir de uma discussão ocorrida na lista de discussão do Ubuntu-br (https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br) a respeito de suporte técnico, surgiu a ideia de se criar um local (ou locais) onde pessoas interessadas possam oferecer serviços de suporte (gratuito ou pago) em suas regiões, para pessoas que necessitassem.
Este portal visa agir como uma ferramenta de disseminação. Não é nosso objetivo oferecer suporte, mas informar onde pode ser encontrado. Para isso, oferecemos um portal para que pessoas que possuem conhecimentos técnicos, e queiram oferecer seus serviços possam encontrar seus clientes, bem como, para que as pessoas que precisam de suporte mais personalizado do que fóruns e listas de discussão, encontrem um profissional competente para sanar suas dificuldades.
O cadastro e a pesquisa neste portal são gratuitos. O conteúdo pode ser impresso, enviado, copiado, replicado ou linkado para qualquer outro portal/site/blog, de forma que seja possível criar uma grande rede de atendimento com divulgação nacional. Apenas pedimos que nos enviem o nome, um mini-currículo citando as comunidades onde atuam e quais tipos de suporte oferece, assim como, um endereço de e-mail para contato.
A participação ativa em alguma comunidade é muito importante, embora não seja obrigatória. É dessa maneira que a pessoa que busca o suporte poderá avaliar a competência e credibilidade do profissional. Afinal, para quem é adepto do software livre e abraça sua ideologia, devolver para a comunidade o conhecimento que obteve dela é uma obrigação moral.
Para aqueles que buscam o suporte, a lista está classificada por estados da federação. O esforço e dedicação ao estudo e aprendizado da técnica pode, e deve, ser recompensado, por isso, deixamos à cargo de cada profissional a decisão de cobrar ou não pelo serviço. E a quem busca o suporte, a decisão de escolher um profissional remunerado ou não, já que o suporte gratuito pode ser encontrado nos fóruns e listas de discussão, facilmente.
Acreditamos que essa inciativa possa incentivar a adoção do software livre pela população em geral. Cadastre-se já! É grátis!
Saiba Mais:
[1] DNA Linux: http://www.dnalinux.com.br/
Fonte Under Linux
0sem comentários ainda