Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos artigos

Invalid feed format.

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Linux Brasil

4 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Chamada de Video ( Skype para Linux )

10 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

 
Queridos amigos entusiastas do mundo linux, gostaria de deixar uma dica a todos os meus companheiros que como eu curtem o software livre, o Skype possui uma infinidade de serviços que na maioria da vezes não funcionavam com boa eficiência no linux ( um exemplo clássico e a  chamada de video ) . 
Temos hoje através do Skype  disponível os serviços  :
Entre muitas outras funcionalidades, lembrando que uma das funcionalidades mais procuradas e a famosa chamada de vídeo que eu particularmente testei e recomendo através do Skype. 
Deixei a dica no facebook mas gostaria de reforçar, o Skype esta disponível para as distribuições Ubuntu 10.04 de 32 e 64 bits , Debian 6.0 de 32 e 64 Bits e OpenSusen 12.1 de 32 bits, sendo possível baixar o pacote Static e Dynamic ( podendo ser executado diretamente sem estalar o aplicativo ) .
Para quem utiliza a versão Ubuntu 12.04 de 32 bits baixei a versão disponível para Ubuntu 10.04 de 32 bits e o aplicativo funcionou perfeitamente. 
Para conhecer melhor a aplicação acesse o site oficial em http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/ .
Lembrando que o Skype esta disponivel para outros sistemas como  Windows e Mac , e possue versoes voltadas a dispositivos portáteis como Android, iPad, iPhone, Symbian, Windows Phone entre Outros



Com Linux 95 % de votos apurados em 3 horas no Brasil

10 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Mais de 100 milhões de brasileiros foram as urnas em 5,6 mil municípios do pais, e em 3 horas 95 % dos votos já haviam sido apurados, o que contribuiu muito foi a digitalização do processo que se deu inicio as 17 hrs estando 95 % dos votos já apurados as 20 Hrs .
Em 2000 as primeiras urnas eletrônicas foram disponibilizadas em varias cidades do pais .
Segundo o TSE , os votos computados são transmitidos através de uma linha segura a uma central regional da justiça eleitoral sendo estas informações repassadas para o TSE em Brasilia.
Foram utilizadas 450 mil urnas eletrônicas em todo o país, Cada urna roda um software para registrar votos baseado numa distribuição Linux e grava os dados num cartão de memória flash. O uso da plataforma Linux ocorre desde 2008, por opção da Justiça Eleitoral, que considerou o sistema de código aberto mais confiável que aplicações proprietárias que, em tese, possuem códigos protegidos inacessíveis aos técnicos do judiciário.
Quando as primeiras urnas eletrônicas foram testadas no Brasil, em 1996, o sistema operacional era o VirtuOS, desenvolvido pela empresa brasileira Microbase. Na época, os dados eram gravados num disquete. Em 2000, o sistema criado pela Microbase passou a dividir espaço com outro sistema, usado em urnas mais novas, que rodada sob uma versão do Windows CE, da Microsoft.
Em 2008, no entanto, o TSE decidiu desenvolver ele próprio uma solução de software baseada em Linux. O registro e contabilização de votos ocorreu sem problemas em todas eleições desde a estreia das urnas, mesmo com os diferentes sistemas operacionais.



Um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta

20 de Maio de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Bom dia a Tod@s!

quase boa trade ...

Pois bem, desculpem o incomodo, a muito venho me preparando para socializar com vocês um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta, porem não queria apenas relatar um sonho um Desejo, quero falar de algo palpável que me da Gás e força e quem sabe pode ajudar outr@s também, dai venho algum tempo preparando o terreno e hoje é o dia escolhido por mim, para tal coisa ...

Dai fiz algumas coisa incomum, dormir um pouco mais me levantei as 6 horas e tomei mate as 7, liguei o pc e fui arrumar meus papeis, enquanto organizava as idéias para o e-mail que socializaria com vocês, e quando acontece a 1ª coisa boa um e-mail que me levou a uma saudosa conversa por telefone a uma pessoa que não tenho palavras para defini e que me sinto completo a seu lado ..., ai vejo um e-mail meio acanhado deixei para lelo depois, passado algumas horas que o vi, resolvi para a arrumação e lelo, e depois de ter emocionado-me ao ler, socializo com todos, e não preciso escrever mais nada, eis um dos motivos sentido de meu viver, de minha luta.
Perdão por ser tão extenso, são as palavras de um mais que educando um IRMÃO, que uso para dizer o sinto!

Não deixem de ler e criticar se for o caso!



19 de maio de 2012
Formiga: Leon de Oliveira Pedrosa
Espécie: Formiga doida
Característica: Enlouquecer com a presença do perigo eminente, e acalmar-se com a solidez do formigueiro
Konesans o reencontro parte I
    Deu-se inicio a reunião que tem como ponto principal o retorno das formigas e o reencontro das mais esfadigadas pela ação do tempo com as formigas mais novas que estão com todo gás para iniciar com as mais experientes que mesmo sendo poucas ainda acompanha e orienta algumas meio que de longe e de forma conturbada, mais nunca esqueceu o prazer que é socializar não só conhecimento de forma técnica e pedagógica, mais sim em forma de diálogos que são chamados popularmente de 'abrobrinha'.
    Em fim o reencontro foi extremamente bom e esperançoso para todos tanto para os que acabaram de chegar e os que já tinha um certo período no grupo, ideias novas foram expostas na mesa como quem jogar baralho em uma  mesa de bilhar, mais sem esquecer de todas as cartas que já estavam na mesa desde o inicio da rodada.
    Sem esquecer da filosofia Linux de difundir o conhecimento em qual seja a situação desde diálogos por telefone, e-mail, SMS, seja lá qual for a maneira de se comunicar... Posso ter uma noite de descanso com a sensação ou sentimento, não sei bem como descrever tal façanha ou situação que o destino tem preparado pra mim ou eu mesmo criei em meios meus atos e minhas atitudes de forma direta ou indireta, para tamanha felicidade, alegria, euforia ou paixão. 
    Tudo se da inicio quando dialogamos, quer dizer na verdade conversarmos abrobrinha de como seria a oficina de eletricidade que talvez fosse ministrada por Breno formiga admirável do konesans que mesmo de forma singela socializava seu conhecimento sobre eletricidade, quando derrepente Marcos Egito (Mestre Yoda, também formiga), perguntou qual participante tinha um conhecimento aprofundado sobre eletricidade para que junto com Breno oferta-se uma oficina gratuita a comunidade da redondeza com o intuito de que todos que assistisem torna-se técnicos em eletricidade mais sim deixassem de serem leigos no assunto para que com isso soubessem que o conhecimento trás dúvida, que traz vontade de saber que é conhecimento, que mais uma vez por si só traz mais dúvida e mais uma vez entra em um laço infinito  que somente pode ser quebrado quando um semelhante precisa de tal conhecimento, mesmo que seja na forma de diálogo ou por meio de sua execução na prática. E eis que meio que distante e ofuscado com a claridade do sol do meio dia, vejo três jovens aproximando-se de nós e ouço Egito dizer:
    -Peça para que entre pois tudo já estar organizado.
    E nesse exato momento tomei conta de que eram alunos da oficina de manutenção de micro computadores que ouvi falar logo de manhã, e com isso meu coração começou a palpitar como se fosse a primeira vez em que estive na situação de palestrante, e quase de forma simultânea Breno perguntou a todos:
    -Quem pode ajudar-me com a oficina?
    E de maneira tímida e bem tranquila, fui voluntário para isso. Entrei na sala, onde lá estava a mesa que a poucas horas discutíamos nossas ideias, formas de conseguirmos deixar o konesans sustentável e a vaquinha para o almoço, e vi o surrado mais quase indestrutível notebook de Egito com o adesivo do pinguim que nunca ficou encardido ou borrado com  a frase 'Linux copie isso é legal', depois veio um frio na barriga junto com o não entender da situação mais com uma pitada de certeza de estava fazendo a coisa certa.
    A oficina começou com a exibição de um vídeo bem explicativo do que era Hardware, Software e periféricos (entrada, saída e mistos), e meio que de forma embaralhada e muito sutil Breno iniciou a falar, em seguida dei continuidade a explicação do vídeo com exemplos bem clássico e simples de tais periféricos. Nesse exato momento reparei no canto direito (minha direita) um garoto meio franzino de olhar bem atento e estonteante para todas as palavras que para mim parecia se a primeira vez em que ele ouvia. E mim fez lembrar de quando eu era bem mais novo e ficava admirado com qualquer pessoa que falava sobre seu trabalho de programar máquinas para realizar cálculos monstrosos, ou máquinas que funcionavam para que tornasse a vida de qualquer pessoa um paraíso na terra. Isso fez com que o sentimento de repassar conhecimento fosse tipo uma brasa que com a mais simples brisa torna-se uma chama flamejante que clareia tudo ao seu redor, deixando o ambiente quente para que as outras não esfriem e apaguem com o sereno que é frio e implacável. Mesmo que só por uma tarde, deixe-me levar mais uma vez pela situação em trazia-me felicidade ao coração, ao ver o brilho do olhar do garoto e fez sentir-me vivo e capaz de preparar uma oficina com apenas um computador velho que pelas mão leigas estaria no lixo, mais uma simples máquina em que seus resistores e retificadores estavam oxidados pela ação do tempo, tornou-se assunto de toda uma tarde de sábado que valeu por todo um final de semana inspirado e confiante no próximo, por que não é o improviso que marca o momento, mais sim o momento que provoca que você improvise.
    (Leon de Oliveira Pedrosa)
-- 
Marcos Egito  
GNU/Linux User #491326               

 



Debian Day CRC-Marista de Recife

4 de Agosto de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

 

Seloddbr_displayMarista

 

No dia 20 de agosto de 2011, das 8 as 17 horas, O Centro Marista Circuito jovem do Recife Irá realizar o Debian day CRC-Marista, em comemoração ao aniversário de 18 anos do GNU/Linux Debian.

E com muito prazer que realizamos este encontro, será totalamente aberto a comunidade, aos colégios publicos, municipal e privado, como também as universidades, a todo publico tecnico  e leigo!

Teremos Palestras, mini curso, tudo gratuito, e com certificado de participação, iremos mostrar de forma simples e bem dinamica o que é o Debian, como usa-lo no dia-a-dia ...

Contamos com a presensa de Tod@S!

 

Centro de Recondicionamento de Computadores Unidade - Marista
Avenida da Recuperação, 318
Perto do Master boi, esquina com motel Senzala

Onde:

Centro de Recondicionamento de Computadores - Unidade Marista (mapa)



Resultado sobre a pesquisa do software livre

3 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Sexo
 
Masculino   84 82%
Feminino   18 18%
Idade
 
Até 15 anos   0 0%
Entre 16 e 20 anos   4 4%
Entre 21 e 30 anos   56 55%
Entre 31 e 40 anos   23 23%
Entre 41 e 50 anos   11 11%
Mais de 50 anos   8 8%
Ocupação
 
Estudante   17 17%
Profissional Liberal   14 14%
Funcionário Público   23 23%
Funcionáio de empresa privada   31 30%
Professor de instituição pública ou privada   9 9%
Funcionário de ONG ou Fundação Social   0 0%
Outros   8 8%
Caso tenha assinalado a opção "outros"na questão anterior, favor especificar qual no espaço abaixo
EstagiarioEstagiariaFuncionário de Empresa PúblicaFuncionário de Empresa PúblicaContratada do Serviço PúblicoInstituições ReligiosasAposentadoempresáriaEmpresáriaFuncionáio de empresa privada
Qual o sistema operacional que você usa em casa?
 
Windows   48 47%
Mac Os   7 7%
Linux   46 45%
Outros   1 1%
Caso seja tenha escolhido o Linux selecione a distribuição Linux que você usa?
 
Debian   7 7%
Ubuntu   42 41%
Fedora   2 2%
Red Hat   0 0%
Outros   5 5%
Qual o sistema operacional que você usa no trabalho?
 
Windows   50 49%
Mac Os   2 2%
Linux   47 46%
Outros   0 0%
Em relação ao uso do Software Livre, você se considera:
 
Usuário esporádico   11 11%
Usuário regular, mas não exclusivo   30 29%
Usuário regular e admirador de sua filosofia   40 39%
Usuário exclusivo, adepto de sua filosofia e defensor da causa   21 21%
Que tipo de aplicativo ou sistema você usa que é software livre ou opensource?
 
Serviço de e-mail.   76 75%
Suíte de escritório. exemplo: LibreOffice, OpenOffice, BrOffice.   50 49%
Navegadores exemplo: FireFox, Google Chrome, Netscape.   54 53%
Chat: Exempro PidGin   44 43%
Edição de Fotos, som, vídeo. exemplo: Gimp   51 50%
Servidor web: Exemplo: Apache, Jboss, TonCat   59 58%
Suíte de desenvolvimento. Exemplo: Eclipse   52 51%
Jogos   35 34%
Computação Gráfica. Exemplo: Blender   18 18%
Outros   26 25%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
Como você começou a usar o Software Livre?
 
Porque a organização a qual estive/estou vinculado(a) - escola, trabalho, outros - assim determinou/determina   24 24%
Por iniciativa própria e principalmente por curiosidade   34 33%
Por iniciativa própria, devido às vantagens que estes produtos apresentam em relação aos demais disponíveis no mercado   18 18%
Por iniciativa própria, por estes facultarem maior liberdade de uso, modificação, distribuição e por possibilitarem e estimularem práticas colaborativas.   22 22%
Outros   4 4%
Caso participe ou já tenha participado de alguma comunidade vinculada ao uso ou desenvolvimento de algum Software Livre, ainda que apenas esporadicamente, como você caracteriza essa participação?
 
Acesso apenas esporadicamente, normalmente para tirar dúvidas relativas ao uso e customização dos programas que utilizo e/ou para encaminhar problemas para os desenvolvedores, quando os tenho.   21 21%
Acesso porque me interesso em saber mais sobre o(s) programa(s) e me atualizar, mas normalmente não contribuo ou faço isso apenas raramente.   20 20%
Acesso porque me interesso em saber mais sobre o(s) programa(s) que utilizo mas também ajudo outros membros e troco informações e conhecimentos sempre que possível visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do(s) programa(s).   16 16%
Acesso e contribuo frequentemente porque sou adepto e/ou defendo a estratégia de produção inerente ao Software Livre pautada na produção colaborativa e distribuição livre do conhecimento   17 17%
Não participo de nenhuma comunidade vinculada ao uso ou desenvolvimento do Software Livre   28 27%
De acordo com as suas respostas anteriores, você se considera:
 
Apenas um usuário esporádico do Software Livre, que o faz de acordo com a sua conveniência e/ou necessidade mas sem nenhuma vinculação ideológica com esse tipo de produto   21 21%
Um simpatizante do Software Livre que se considera curioso em relação a essa nova forma de produzir e compartilhar o conhecimento e os produtos que derivam desse processo.   34 33%
Um usuário convícto dessa modalidade de software e entusiasta dessa nova forma de produzir e compartilhar o conhecimento e os produtos que derivam desse processo   33 32%
Um militante da causa do Software Livre que o faz por questões ideológicas, pois acredita na necessidade de difusão dos princípios, valores e práticas que estes encerram para a construção de uma sociedade livre.   12 12%
Não me identifico com nenhuma das descrições anteriores ou apenas parcialmente com algumas e gostaria de definir melhor a minha condição, conforme faço a seguir.   2 2%
Qual o motivo principal para você usar o software livre?
 
Motivos éticos de liberdade de compartilhar conhecimento.   30 29%
Pela qualidade e suporte oferecidos pela comunidade de software livre.   20 20%
Pela utilidade que ele oferece.   31 30%
Por causa do baixo custo.   21 21%
Qual é o tipo de dificuldade encontrada com o uso do software livre?
 
Dificuldade de aprendizado   14 14%
Dificuldade com compatibilidade. exemplo: abrir documentos do office no BrOffice   31 30%
Dificuldade com a documentação. exemplo: não possuir manual em português   25 25%
Bugs e travamentos   22 22%
Falta de suporte   19 19%
Falta de conhecimento na área.   24 24%
Aparência visual não amigável.   25 25%
Outros   26 25%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.