Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Blog Café do Elias™

Seja bem vindo! Acompanhe também o Twitter (@BlogCafedoElias).

http://eliasemanuel.blogspot.com/

 Voltar a BlogCafédoElias
Tela cheia

Ciclo de Conferência Michael Löwy na PUC-SP

15 de Outubro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 160 vezes


Depois do Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos outra boa pedida é o Ciclo de Conferências Michael Löwy, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP.



Michael Löwy (São Paulo, 6 de maio de 1938) é um pensador marxista brasileiro radicado na França, onde trabalha como diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique. É um relevante estudioso do marxismo, com pesquisas sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin.

Biografia

Filho de imigrantes judeus de Viena (Áustria), Michael Löwy nasceu em São Paulo, cidade em que passou sua infância e adolescência. Em 1960, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tendo sido colega de Roberto Schwarz e Gabriel Bolaffi. No ano seguinte, partiu para a França, onde estudou sob a orientação de Lucien Goldmann, concluindo o Doutorado em 1964, com uma tese sobre a Revolução comunista na obra do jovem Marx.

Após alguns anos vivendo em Israel, Löwy retornou à França em 1969, passando a trabalhar na Université de Paris VIII como assistente de Nicos Poulantzas. Em 1976, obteve o doctorat d’État com uma tese sobre a evolução política do jovem Lukács.

Em 1978, tornou-se professor de Sociologia no Centre National de la Recherche Scientifique (Paris) e depois diretor de pesquisas da mesma instituição.

Nos anos 1950-1960, fez parte da Liga Socialista Independente, organização que contava com Hermínio Sacchetta entre seus dirigentes. Em 1968, associou-se à Quarta Internacional, tornando-se membro da Primeira seção, a Ligue Communiste. Em sua militância revolucionária, Löwy esteve constantemente atento às lutas sociais e organizações políticas de esquerda, das Ligas Camponesas ao MST, sem mencionar o PT e o PSOL.

Foi casado com Ilana Zelmanowicz, com quem teve dois filhos. Em 1980, o casal se separou e Löwy casou-se com Eleni Varikas, historiadora de origem grega.

* - Com informações do Wikipedia

Fonte: http://eliasemanuel.blogspot.com/2010/10/ciclo-de-conferencia-michael-lowy-na.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.