- 8h10: Credenciamento - 8h40: Abertura - 9h10: “O caminho da produtividade para desenvolvedores web” com Bruno Pereira - 10h: “Como fazer uma aplicação JEE/JME para rodar nos 4 cantos do mundo” com Régis Melo - 11h: “O mito dos times ágeis” com Victor Oliveira - 12h – Intervalo para Almoço. Opções próximas: Pão de Açúcar, McDonald's ou Subway ou um pouco mais longe: Spettus (Shopping Salinas - mapa); Ferreiro Café (Shopping Iguatemi - mapa). - 13h30: “Os 10 maus hábitos dos desenvolvedores JSF” com Tarso Bessa e Rafael Ponte - 14h20: “Turbinando sua aplicação com Lucene: conheça Solr e Hibernate Search” com Jeveaux - 15h10: Lanche - 15h20: “O que matou o RUP também pode matar o Agile” com Rodrigo Yoshima - 16h30: "Desmistificando o TDD na prática" com Paulo Silveira - 17h40 - Sorteios Programação | Inscrições | Blog | Contato | Twitter
Lançamento do Café com Tapioca de Aniversário
O Cejug chega aos seus sete anos de existência e entre seus diversos programas o Café com Tapioca já é um dos mais tradicionais eventos de Java e TI no Nordeste. Trazendo palestrantes nacionais e internacionais, o evento reúne e agrega a comunidade Cerense dos aficionados por Java mostrando as novidades, tendências e trabalhos de desenvolvimento do estado e do mundo.
Venha prestigiar o evento, participar, conhecer pessoas incríveis, ganhar brindes e fazer parte dessa história.
Leia mais.
Programação
Patrocínio
Apoio
Organização
Navegador Firefox 4 está mais rápido e com abas novas e menores
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNova versão adota barra única para endereço do site e para buscas. Recurso permite acessar dados do browser do desktop no celular.
A velocidade de navegação é um dos pontos altos da versão final do Firefox 4, afirmou a Mozilla. O browser, que foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22), recebeu uma enorme melhoria no seu desempenho. O navegador já pode ser baixado pelo site da Mozilla.
Além de um tempo de inicialização mais veloz, a empresa afirma que o browser melhorou o carregamento das páginas e dos gráficos. O Firefox 4 também promete melhorias significativas na velocidade de processamento de códigos Javascript, com o novo motor “JägerMonkey”.
Novas abas
Para tornar a interface mais limpa, as abas do Firefox 4 ficam em cima da AwesomeBar, barra de endereços que autocompleta as buscas do usuário. Com o Apps Tab, o browser elege os sites que o usuário mais utiliza, como o webmail, e os remove da barra de abas, colocando-os em um botão permanente no navegador – como uma aba menor. O botão é pequeno, aparece sempre que o browser é aberto e muda de cor quando há alguma atualização naquele site – como um e-mail novo. O usuário também pode, manualmente, colocar a aba de um site que visita com frequência como "aplicativo". Isso garante que ela estará sempre lá, mesmo após a reinicialização do navegador.
separar abas por assunto (Foto: Divulgação)
Outra novidade é que toda vez que o usuário abrir uma nova aba, o Firefox irá verificar se já existe alguma aba aberta com aquele site. Se existir, o browser irá direcionar o usuário para aquela aba.
Já o recurso Panorame permite que o usuário organize as abas em diferentes grupos, separadas por assunto. Para trocar de grupo, o usuário deve apenas clicar no botão "Agrupar abas" e escolher o outro grupo. As abas abrem automaticamente no navegador.
Esse recurso é bastante útil para aqueles usuários que gostam de abrir diversas abas simultaneamente, já que ajuda a gerenciar várias abas e até dar nomes para os grupos.
(Foto: Reprodução)
Menus
Já que a barra de menu, por padrão, não fica visível, uma maneira de evitar seu uso, que atrapalharia em termos de espaço de navegação, foi a criação de um novo botão de menu no canto superior esquerdo, chamado de "Botão Firefox", que permite acessar várias opções como os Favoritos, Histórico Complementos, navegação privativa, etc.
Firefox no celular
Uma das inovações é o Firefox Sync, que permite sincronizar as informações do navegador no desktop com aparelhos móveis. O usuário poderá acessar os marcadores, histórico de navegação e, inclusive, abas abertas em um smartphone, por exemplo. No momento que a nova versão é instalada, o usuário é solicitado a criar uma conta no próprio navegador, na guia "Sync", em Ferramentas.
Personalização do layout
Através de um clique como botão direito no topo do navagador é o usuário pode optar por exibir ou esconder as diversas barras de conteúdo, como menus, navegação, favoritos, extensões e também o posicionamento das abas. Nesse último caso, a posicionamento pode ser em cima, para ocupar menos espaço, ou embaixo da barra de endereços como era até a versão 3.6.
Sessões
Ao reiniciar o navegador ele abre com um aba padrão vazia e pergunta se deseja restaurar a sessão anterior, ou seja, as abas que estavam abertas na última vez que o usuário fechou Firefox. Até a última versão essa opção era definida nas opções de configuração e não era habilitada por padrão. Para usuários leigos facilita bastante porque não precisam mais descobrir aonde fica esse ajuste e podem usufruir da recuperação de abas no primeiro uso.
Outros recursos
Se alguma extensão estiver causando problemas de travamento, por exemplo, é possível reiniciar o navegador sem carregá-las, basta escolher a opção "reiniciar com extenções desativadas", sob o menu "Ajuda".
* fonte: G1 Globo
Padrão Aberto de Documento e Declaração Universal dos Direitos Humanos
18 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Declaração de Haia
Adoptada e proclamada
pelos fundadores da Organização dos Padrões Digitais1
em Haia, 21 de Maio de 2008.
Quando há quase 60 anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabeleceu na lei internacional estes direitos e liberdades:
- Ser livre de discriminação pelo governo ou lei (Artigo 2, Artigo 7).
- A livre circulação dentro das fronteiras de cada nação (Artigo 13.1).
- O direito de participar no governo (Artigo 21.1).
- O direito de igualdade no acesso aos serviços públicos (Artigo 21.2).
Quando estes direitos e liberdades são hoje aceitos por todos os governos democráticos e acolhidos nas constituições da maioria das nações;
Considerando que todos os países se movem, a ritmos diferentes e de pontos de partida diferentes, para uma sociedade na qual a participação completa e efetiva no governo e na sociedade, e no acesso a serviços públicos, educação e oportunidades, estão cada vez mais dependentes do acesso a comunicações electrônicas;
Considerando mais especificamente que:
- Informação governamental, serviços e recursos são cada vez mais providenciados virtualmente em vez de fisicamente;
- As liberdades de expressão e associação são cada vez mais exercidas on-line em vez de presencialmente;
- A Internet e a Web providenciam uma via sem precedentes para a igualdade na educação e oportunidade para todas as pessoas de todo o mundo;
Considerando que os benefícios da Internet podem apenas ser garantidos, e os nossos direitos humanos duramente conquistados apenas podem ser preservados na transição para uma sociedade digital, assegurando igualdade e baixo preço no acesso à Internet, se a natureza aberta da Internet também for preservada;
Considerando o papel único que os padrões digitais livres e abertos podem tomar para assegurar este resultado ao fomentar a concorrência e a inovação, baixando custos e aumentando a escolha;
Considerando que governos, através do exemplo e das licitações públicas, estão especialmente capacitados a assegurar que todos usufruam obtém os benefícios que os padrões digitais livres e abertos podem providenciar;
Considerando que estes benefícios são de particular importância para as pessoas do mundo com desvantagens econômicas, sociais e geográficas;
Considerando que existe consenso crescente nos atributos de um padrão digital livre e aberto;
Apelamos a todos os governos para que:
- Apenas realizem licitações públicas de tecnologias da informação que implementem padrões digitais livres e abertos;
- Apresentem serviços de governo eletrônico baseados exclusivamente em padrões digitais livres e abertos;
- Utilizem apenas padrões digitais livres e abertos nas suas próprias actividades.
GNU lanza o projeto Free Call, o Skype libre!
15 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários ainda"Livre como a liberdade, mas sem custos." Assim começa o Decálogo acaba de ser publicado por Haakon Eriksen e David Sugar, os dois nomes por trás dessa iniciativa incrível e revolucionário para usar organizações políticas ou sociais. A convocação para Free GNU, que procuram desenvolver e implantar serviços de seguro comunicação auto-organizadas ao redor do mundo para uso privado ou bem para o campo da administração pública.
Como? Usando GNU SIP Wicht, uma implementação livre (GPL) protocolo SIP a criação de redes mesh como paradigma Peer-to-Peer (P2P), que servir como uma plataforma de comunicações confiáveis para fazer chamadas
Internet. Qual é Como mostrado na página aberta há poucas horas, o objetivo Free Call é usar semelhante a programas como o Skype (Plataforma), mas com grandes diferenças. A saber:
Não há necessidade de um registo central prestador de serviços
Sem a necessidade de protocolos cujo código fonte não é disponíveis (como no caso do Skype), com backdoors possível impostas por seus criadores
Sem os pontos da rede de controle de qualquer tipo que pode ser explorados por forasteiros
redes Mesh pode eliminar eventuais pontos de controle serviços, mesmo que as redes são situações isoladas civil de emergência. Como um sistema P2P é, podem ter erros
Como eles mesmos sugerem, a construção de um projeto pode ter grandes implicações políticas e sociais, considerar os pedidos de que ele poderia dar. O sistema poderia oferecer ajuda no serviço público (como de natureza médica) para permitir continuação dos serviços de emergência ou de corte Deliberada de infra-estrutura de comunicação sem existentes.
Como Os programadores explica:
O desenvolvimento da GNU Free Call, inicialmente, ser emitidos em Sip Wicht Server (chamada telefônica baseada em SIP) para nós mesmo nível, através do apoio para o cache hospeda seguida apoiar a publicação de rotas para os peers conectados. O trabalho roteamento baseado em SIP bruxa, por si só. O uso de caches acolhimento é um mecanismo usado em redes P2P e cumpre os objectivos iniciais da criação de uma rede de malha de auto-organização. Métodos mais avançados podem ser adicionados mais tarde …
O projecto irá tentar executar uma operação que o "diálogo" como um serviço entre os usuários domésticos de computador e IP SIP habilitado telefones inteligentes (que permitem aos usuários gerenciar entre o seu computador ou através de uma interface gráfica).
Você VoIP oferece proxy seguro, que permitirá o desenvolvimento de componentes essenciais de infra-estrutura sem a criação de novos os agentes do utilizador SIP. O projeto vai usar o GNU Privacy Guard (GPC) para automatizar totalmente a validação da sessão através de alargar o protocolo SIP para a troca de chaves públicas.
A partir daqui só podemos apoiar este projecto enorme que esperar mais novidades em breve. Iniciativa junta-se outros projectos semelhantes livre usando SIP. Nós conversamos sobre um serviço semelhante Skype completamente grátis para todo o público em SIP. Para os interessados em participar do projeto desde o wiki web aberta telefonia, bem como e-mail Sip Sip Bruxa.
Cobertura do Javaone Brasi l2010
1 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNa revista espírito livre edição nº 23 dentre vários temas legais podemos citar uma matéria completa falando como o javaone Brasil ocorrido em dezembro de 2010.Para ver a revista completa acesse: http://www.revista.espiritolivre.org/?p=895:
Curso Desenvolvimento de Jogos em Flash em Florianopolis
3 de Dezembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCenatec Brasil - Centro Nacional de Ensino Tecnológico
Curso Desenvolvimento de Jogos em Flash
Ligue agora 48 3028-0525 e informe que viu essa oferta no OLX e ganhe 30% de desconto, além de todo material didático gratuito leve ainda um pen drive de brinde
Matriculas Abertas
carga horária 120h/a
Formas de Pagamento = 12x no Boleto
Conteúdo Programático
Lógica de Programação
- Introdução a Lógica de Programação
- Criando algoritimos
- Diagrama de Bloco
- Estrutura de um algoritimo
- Estruturas de controle linear e condicional
- Estruturas de controle de repetição
- Vetores e Matrizes
- Procedimento e Funções
Flash
- Fundamentos do Flash
- Desenhando
- Usando Cores
- Importando Arquivos
- Sons, Objetos e Camadas
- Instâncias de Simbolos
- Animações
- Exportar Animações
- Filmes Interativos
- Publicando um Site
Action Script 3.0 para jogos
- Fundamentos
- Estrutura de Comandos
- As Classes Actionscripts para jogos
Desenvolvimento de jogos
- O Processo
- O que há em um Jogo?
Jogo Whack a Capsule
- Construindo o Jogo
- Codificando e Expandindo o jogo
Jogo Block Breaker
- Construindo o Jogo
- Codificando e Expandindo o jogo
Jogo Moon Fighter
- Construindo o Jogo
- Codificando e Expandindo o jogo
Sons para Jogos
- Efeitos Sonoros para Jogos
- Músicas para Jogos
Criando um jogo baseado em sons Sound Hunter
- Criando o Jogo
- Codificando o jogo
Armazenamento de dados
- A Classe Shared Object
- Upload e Download de arquivos do Servidor
Otimização de Jogos
- Quadro de Complexibilidade de Vetores
- Elementos do jogo (Visual e Código)
Jogo otimizado - AA Bomb
- Criando o Jogo
- Codificando o jogo
Trabalhando com mapa de bits
- Tiles e página de tiles
- A Classe Bitmapdata
- Planos de fundo e buffers
- Crianção da aparência geral do jogo
Jugle Adventure
- Editor de Níveis
- O Jogo
Cenatec Brasil - Unidade Florianópolis - 48 3028-0525 www.cenatec.com.br