As hotkeys, ou teclas de atalho, sempre são úteis para quando você está escutando uma música e alguém lhe pergunta algo, ou precisa ir no banheiro ou precisa passar a música porque a atual é ruim. O exaile sempre foi meu player preferido. Simpatizo muito com ele. Para as teclas de atalho sempre utilizei o plugin Xkeys.
Depois de atualizado o pacote exaile do ArchLinux, o plugin XKeys parou de funcionar e não aceitava mais minhas teclas de atalho do teclado para manipular áudio, como forward, backward, stop, play, etc.
Esse problema era antigo, ele acusava que era necessário a lib mmkeys.so e que não estava presente. Nunca tinha tempo pra verificar o problema, até que eu decidi ir atrás.
Configurando as teclas
O objetivo do post é solucionar o problema, mas para não ficar descontextualizado, vou mostrar como mapear as teclas. É fácil e biodegradável, não polui o meio ambiente.
xev | grep keycode
Vão vir linhas confusas a cada tecla pressionada. O importante é o número junto o “keycode“. Pegue o número da respectiva tecla e escreva em ~/.Xmodmap:
keycode NUMERO = XF86AudioLowerVolume keycode NUMERO = XF86AudioMedia keycode NUMERO = XF86AudioMute keycode NUMERO = XF86AudioNext keycode NUMERO = XF86AudioPlay keycode NUMERO = XF86AudioPrev
Substitua o NUMERO pelo número do keycode que você detectou com o xev, acho que está claro o que cada um representa, né? Abra o arquivo ~/.xinitrc e adicione
xmodmap ~/.Xmodmap
Se você tiver preguiça de reiniciar a interface gráfica, pode digitar o comando acima para fazer as teclas funcionarem. Ai é só habilitar no exaile!!!
Ajustando o Exaile
pacman -Ql exaile | grep mmkeys
Identifiquei que a mmkeys.so realmente não constava nos arquivos de instalação do exaile. Como o pacman guarda um cache das versões dos programas que eu instalei e atualizei, fui verificando os arquivos de cada uma delas atrás dessa lib, pois um dia isso havia funcionado.
pacman -Qpl /var/cache/pacman/pkg/exaile-0.2.14-2.pkg.tar.gz | grep mmkeys
Esta foi a última versão que tem a dita lib (exaile /usr/lib/exaile/mmkeys.so) – aparentemente o problema veio da versão 3 em diante -, então bastou eu jogá-la para /usr/lib/exaile.
mkdir /tmp/exaile-src tar -xzvf /var/cache/pacman/pkg/exaile-0.2.14-2.pkg.tar.gz -C /tmp/exaile-src sudo mv /tmp/exaile-src/usr/lib/exaile/mmkeys.so /usr/lib/exaile/mmkeys.so rm -r /tmp/exaile-src
Pronto! Não precisa nem reiniciar o exaile, apenas habilitar o plugin XKeys que ele irá reconhecer automaticamente as suas teclas de atalhos.
Não fui atrás para saber se é problema no empacotamento ou o quê, mas deve funcionar isto até sair uma outra solução.
0sem comentários ainda