Essa semana eu precisei de uma apresentação Power Point. Abri o Impress, o editor de apresentações do OpenOffice. Comecei meu raciocínio sobre a apresentação. Quando me dei conta, estava colocando negrito e identando um parágrafo. Ao reler o parágrafo, havia 3 erros de gramática. Foi a gota d’água: Não consigo criar apresentações, pensei.
Quando eu vou escrever em algum programa de qualquer suíte de escritório – openoffice, koffice, etc -, eu geralmente me preocupo mais com o negrito da palavra, com identação do parágrafo do que com o conteúdo em si. Isso é um pecado.
Meu primeiro instinto foi: vou escrever tudo no Vim, depois colo no Impress. Boa! Ok, mas e quanto às páginas?
Vou ter que por página por página? Ainda sim eu teria mais trabalho. Eu teria que refazer as listas para que ficassem com as “bolinhas” à esquerda. E teria que modificar todos os títulos para negrito?
Fui pro google e achei um plugin que já conhecia no resultado: VimOutliner. Ele dita uma sintaxe muito intuitiva para hierarquisar (existe esse verbo?) o conteúdo. Algo assim:
Título do documento Tópico Nível 1 Tópico Nível 2 : Parágrafo com alinhamento justify ; Parágrafo fica do jeito que foi escrito - Item de lista + Item de lista numérica
O plugin vem com documentação e um shell script que instala automaticamente o plugin. O site tem toda documentação, é bem simples.
Em http://perens.com/FreeSoftware/Outline/ é possível encontrar vários scripts que convertem o documento para outros formatos. Um deles é o vo2odp.rb, um script em ruby para converter arquivos para o OpenOffice Presentation.
Pra fazê-lo rodar, eu sofri um pouquinho. Tive que instalar o ruby (obviamente) e o rubygems. Depois de instalado:
$ gem install builder $ gem install rubyzip
Também alterei o script, segue o patch das modificações:
29,30c29,30 < require_gem 'builder' < require_gem 'rubyzip' --- > require 'builder' > require 'zip/zip'
Copie o trecho acima em um arquivo, por exemplo: /tmp/patch_vo2odp, depois execute
$ patch /caminho/para/vo2odp.rb < /tmp/patch_vo2odp
Pronto, agora só escrever sua apresentação. Lembre-se que o plugin tem uma extenção própria, a .otl. Sempre que um arquivo for aberto com esta extenção, o Vim irá carregar o syntax highlight apropriado e algumas outras opções para melhor escrever sua apresentação.
Concluída a apresentação, você pode usar
$ ruby /caminho/para/vo2odp.rb apresentacao.otl apresentacao.odp
Abra com o OpenOffice e salve como .ppt. Pronto! Você acabou de fazer sua apresentação no PowerPoint pelo Vim.
Observações importantes
- O script não quebra as páginas dos slides automaticamente. É separado por capítulos de nível 1. Então, não escreva coisas muito longas dentro de um nível. Lembre-se que é uma apresentação e não um documento de texto.
- Quando aberto no OpenOffice, use o negrito, sublinhado, coloque imagens, etc. Crie seu layout e não pense nisso durante a criação do conteúdo. Escreva antes e formate depois
E isso ai! Gostou? Não? Comente! Dê dicas e sugestões!
0sem comentários ainda