Vem aí o Document Freedom Day DFD 2010 - 31 Março - Curitiba
19 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários ainda31 Março 2010: Dia da Liberdade dos Documentos
Horário: 14:00h às 18:00h
Local: Companhia de Informática do Paraná- CELEPAR
- Rua Nilo Peçanha 732 - Bom Retiro - Curitiba - PR
- Auditório
- Contato: furusho(at)celepar.pr.gov.br
Programação das palestras:
- Abertura
- Desktop Paraná - Felipe Camargo de Pauli - CELEPAR
- Documentos Digitais - Vanderlei Ortencio - CELEPAR
- BrOffice.org - Robson Alves Pavan - CELEPAR
- ODF Open Document Format - Vitorio Furusho, ODF Alliance Award - CELEPAR
Vagas: 200 vagas
Público: Servidores públicos
Inscreva-se! É Grátis!
Organização:
- Grupo de Usuários BrOffice.org Paraná - Gubro-PR
- Companhia de Informática do Paraná - CELEPAR
- Movimento Software Livre Paraná
Patrocínio:
Apoio:
Comitê de Organização:
- Vitorio Furusho - CELEPAR, Gubro-PR e Free Software Furusho
- Fabiano Mormul - CELEPAR
- Julian C. Fagotti - CELEPAR
- Jonsué Martins - CELEPAR
- Elaine Schawarzback - CELEPAR
Divulgação:
- Estampa para Camiseta - [[1]]
- Estampa para Banner - [[2]]
- Papel parede e Banner
Estão apoiando DFD 2010, clique aqui...
Parceiros:
Veja outras locais no Brasil, aqui ...
Veja outros locais do DFD em todo o mundo, aqui.....
* fonte: www.DocumentFreedom.org/Gubro-PR
www.DocumentFreedom.org
Consciência ecológica no IV EnBrO 2010
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEnBrO também é consciência ecológica. No Espírito Santo, os participantes terão um espaço exclusivo para o descarte de lixo eletrônico. Para recolher o material após o evento, a organização local vai fazer parcerias com entidades públicas. A iniciativa é de uma das colaboradoras do Grupo de Usuários BrOffice.org do Espírito Santo, Vanessa Cândido.
Conforme Vanessa, a ideia surgiu a partir da constatação da necessidade de conscientizar gestores de TI sobre o descarte adequado de materiais de informática que já não tem mais utilidade. "Perguntei a alguns gestores o que faziam com os equipamentos que iam para o setor de descartes e todos responderam que não sabiam. Algumas empresas mantêm esses equipamentos entulhados ou vão para um destino errado, poluindo o solo", diz. Diante disso, a colaboradora conversou com a organização nacional do IV EnBrO, que apoiou a ação.
Vanessa, que também é pedagoga e instrutora de informática em tecnologias livres, lembra que o cuidado com o meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento sustentável. "E já que o EnBrO é voltado para profissionais e estudantes da área de TIC's, consideramos legal promover esta ação", acrescenta.
DFD 2010 Document Freedom Day 31 Março: Participe, organize e realize o DFD em sua instituição ou localidade
15 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaVem aí o Document Freedom Day 2010 - 31 de Março.
Document Freedom Day (DFD) é um dia mundial, que é realizado sempre na última quarta-feira de março, um dia para a libertação dos documentos.
Será um dia de atividades com objetivo para educar o público geral (cidadãos, governo, universidades, empresários, ONGs) sobre a importância do uso de Open Document Formats ODF e Padrões Abertos em geral.
Conclamamos a todas as comunidades de Software Livre a organizarem em suas cidades o Dia Mundial da Liberdade dos Documentos - Document Freedom Day, no dia 31 de março, com palestras sobre ODF, BrOffice.org, Migração, Adoção do ODF.
Leia todos os detalhes sobre os DFD 2010 no site: http://www.documentfreedom.org
A relação de países que já participaram do DFD, veja a relação: http://www.documentfreedom.org/Category:Countries
Veja os locais no Brasil que já participaram do DFD: http://www.documentfreedom.org/Category:Brazil
As seguintes pessoas contribuem para a nossa campanha, falando sobre a importância de Padrões Abertos e Document Freedom Day: http://miud.in/2s1
O sucesso do DFD 2010 depende do seu apoio. Você pode fazer isso por se envolver em um evento local organizado por nossas equipes em todo o mundo.
Abraços,
Padão Aberto é a "primeira escolha" da Suécia como Estratégia para Governo Eletrônico
12 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCitando as oportunidades de redução de custos a longo prazo, prevenindo bloqueios e dependências de fornecedores, foi constituído um grupo no governo por altos funcionários, chamado de Delegação de Governo Eletrônico Sueco. Ela recomendou que a Suécia adote os Padrões Abertos, como sendo a "primeira escolha" de solução na administração pública.
O ODF é citado especificamente como exemplo de um Padrão Aberto, e definido que está incluído no Plano de Ações do Governo Eletrônico Sueco, recomenda que deve ser concluido até o final de 2014.
O relatório - "Estratégia sobre o trabalho das Agências do Ministério Público no domínio da administração" propõe formas de aumentar a eficiência da Administração Pública e a promoção da inovação social através do Governo Eletrônico.
http://www.edelegationen.se/sites/default/files/SOU_2009_86.pdf
Padrão ODF Open Document Format na América Latina
12 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO crescimento de adoção do padrão ODF Open Document Format vem crescendo muitos nesses últimos anos.
São várias as ações tomadas no Brasil:
- Lei 15742/2007 - Governo do Paraná
- Projeto de Lei 3070/2008 - Congresso Nacional
- Criação da norma brasileira - NBR ISO/IEC 26300:2008
- Protocolo Brasília ODF - ago/2008
- Várias UF estão providenciando leis estaduais
- Vários Seminários, Congressos, Workshops, Fóruns, Minicursos, realizados por todo o Brasil
- Já é o IV EnbrO - Encontro Nacional BrOffice.org a ser realizado em 15 e 16 abril 2010
- Já é o III DFD Document Freedom Day a ser realizado em 31 março
- Debates na TV
Informações adicionais sobre a crescente adoção internacional do ODF pode sem ser encontradas aqui.
Na América Latina:
Argentina – Nivel Regional – 2007
Nível Regional – Província de Misiones:
Os organizmos que compõem o Governo da Província de Missiones deverão:
- Criar e armazenar nos formatos ODF (editáveis) ou PDF/A (não editáveis) todos os documentos que serão trocados com outros organizmos governamentais ou cidadãos
Brasil – Nível Nacional e Regional – 2006, 2008
Nível Nacional:
Na e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico v4.0 (16 de dezembro de 2008), o ODF passou de “Recomendado” (status em que se encontrava desde a v 2.o, 17 de dezembro de 2006) para “Adotado”, que significa que a conformidade com o padrão ODF é obrigatória. Os organismos governamentais devem incorporar formatos de arquivos classificados como “Adotado” em seus novos sistemas de informação e atualizar os sistemas existentes.
ODF também foi adotado como Norma Brasileira pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR ISO/IEC 26.300.
Nível Regional – Estado do Paraná:
Organismos governamentais e empresas estatais do Estado do Paraná estão obrigados a:
- Utilizar preferencialmente o ODF para a criação, armazenamento e visualização de todos os documentos eletrônicos.
Equador – Nível Nacional – 2009
O ODF (ISO/IEC 26300) foi adotado como uma norma nacional pelo Instituto Equatoriano de Normalização (INEN), como a norma NTE-ISO/IEC 26.300.
A Subsecretaria de Informática da Presidência da República - cuja missão é de melhorar a gestão do governo mediante a padronização, regulação, controle, integração e execução dos projetos de TI das entidades do Governo Federal, e coordenar ações neste campo nas demais instituições do sertor público no Equador - adotou o ODF como formato de documentos recebidos ou enviados pela subsecretaria.
Uruguay – Nível Nacional – 2008
A AGESIC (Agência para o Desenvolvimento do Governo de Gestão Eletrônica e da Sociedade da Informação e do Conhecimento), que é responsável por propor as normas de TI para o governo federal, recomendou oficialmente o uso de:
- ODF para documentos editáveis
- PDF para documentos em sua versão definitiva, forma publicada (não editáveis)
Venezuela – Nível Nacional – 2009
Todos os entes e órgãos da Administração Pública Nacional da República Bolivariana da Venezuela devem:
- Usar ODF para documents editáveis
- Usar PDF para documentos não editáveis
Filie-se à ODF Alliance, clique aqui....
Novas apostilas do BrOffice.org
11 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaForam disponibilizados links para novas apostilas do BrOffice.org e Guias do OpenOffice.org, nas versões 3.0 e 3.2. As apostilas são do Metrô de São Paulo e da OOo Authors.
* Para pegar a sua cópia clique aqui ...
Novas apostilas do BrOffice.org
11 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaForam disponibilizados links para novas apostilas do BrOffice.org e Guias do OpenOffice.org, nas versões 3.0 e 3.2. As apostilas são do Metrô de São Paulo e da OOo Authors.
* Para pegar a sua cópia clique aqui ...
Paraná: Monitores são capacitados para atuar nos telecentros das Bibliotecas Cidadãs
11 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, apresentou, nesta terça-feira (9) durante a Escola de Governo, os monitores dos telecentros que estão fazendo o curso de capacitação para atuar nos laboratórios das Bibliotecas Cidadãs. Durante esta semana, 30 monitores terão cursos de 32 horas/aula no laboratório da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, aprendendo aulas básicas de Hardware, Linux e sobre os serviços públicos disponíveis na internet.
Na foto, o Secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, a Secretária da Cultura Vera Mussi, e o Secretário de Obras, Júlio Cesar Araújo.
De acordo com Nizan, a capacitação dos monitores é fundamental para a continuidade do trabalho desenvolvido nos telecentros. “O governo faz todo o acompanhamento, mas a partir da instalação das salas o programa passa a ser administrado pela comunidade, através dos conselhos gestores que definem seu funcionamento e o programa de atividades”, explicou.
O secretário lembrou da meta do governo, de que todos os municípios paraenses tenham uma biblioteca pública até o final deste ano. “Nós vamos fechar este ano com 300 Bibliotecas Cidadãs, que não seguem os moldes tradicionais de biblioteca pública pois são dotadas de todos os meios de tecnologia de informação. É uma biblioteca para o século XXI, com um telecentro e uma enorme quantidade de livros”, afirmou.
O programa Biblioteca Cidadã envolve as secretarias de Cultura, Obras, Assuntos Estratégicos e a Celepar. “Este trabalho nos entusiasma pois pretende a plena cidadania. Nós construímos cidades não apenas com obras, mas com seres humanos, e estes seres precisam se desenvolver. Na essência, a Biblioteca Cidadã é o espaço para esse desenvolvimento”, disse a secretária da Cultura Vera Mussi.
Segundo o secretário de Obras, Julio Araújo Filho, 88 bibliotecas já foram inauguradas, outras 20 já estão prontas e há ainda 140 unidades em construção. “Fico extremamente contente quando vejo, nestas pequenas cidades, a importância que tem uma biblioteca, principalmente estas que têm os telecentros, que abrem as portas ao mundo pela internet”, afirmou.
CAPACITAÇÃO– Segundo Marilaide de Quadros, gerente de Inclusão Digital da Secretaria de Assuntos Estratégicos, os monitores são responsáveis pela inclusão digital em seu município e a troca de experiências proporcionada pelos cursos é parte importante neste processo. “No curso temos módulos de normas e regras de uso dos computadores, aulas básicas de hardware, de Linux (que é o sistema operacional utilizado), e ainda ensinamos a eles utilizar os serviços públicos disponíveis via internet”, explicou.
Estão participando da capacitação os monitores provenientes dos municípios de Califórnia, Santa Maria do Oeste, Espigão Alto do Iguaçu, Santa Lucia, Pitangueiras, Campo Bonito, Cambira, Nova Esperança do Sudoeste, Anahy, Paula Freitas, Prado Ferreira, Três barras do Paraná, Cafezal do Sul, Manoel Ribas, Marquinhos e Reserva do Iguaçu.
Abertas as inscrições para o IV Encontro Nacional BrOffice.org
5 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOs interessados em conhecer melhor o BrOffice.org, pacote de escritório livre já podem se inscrever para o IV Encontro Nacional BrOffice.org. O evento apresenta as funcionalidades do programa para gestores de TI e administradores que desejam implementar a ferramenta, além de integrar a comunidade de desenvolvedores, usuários e colaboradores do BrOffice.org, suíte de escritórios que já contabiliza cerca de 15 milhões de usuários no Brasil.
O IV EnBro acontece nos dias 15 e 16 de abril, unindo os 27 estados brasileiros por meio de videoconferência. As inscrições podem ser feitas no site http://encontro.broffice.org/enbro4. Os participantes devem levar 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão entregues para entidades assistenciais.