Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 integrantes

Nenhum(a)

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

GrupoWebLovers - Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Web

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

[EXPOTEC IFRN 2012] – WordPress: De blogs pessoais a grandes portais – Material de aula

7 de Dezembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Boa noite amigos! Esta semana os WebLovers marcaram presença na edição 2012 do evento anual de cultura ciência e tecnologia do IFRN, a EXPOTEC. Entre as várias atrações existentes, está rolando a já tradicional sequência de minicursos e workshops sobre tecnologia de informação e nós oferecemos um desses minicursos.

Hoje disponibilizarei todo o material de estudo do minicurso WordPress: De blogs pessoais a grandes portais, que consiste de duas apresentações de slides, o tema de exemplo já pronto e alguns arquivos avulsos para auxílio em seus estudos.





O tema para WordPress criado para este minicurso pode ser baixado a partir deste repositório do BitBucket. Copie-o para seu computador e use-o como exemplo em seus estudos. Os arquivos auxiliares podem ser encontrados neste diretório do Dropbox, que poderá receber mais conteúdo conforme a necessidade.

Gostaria de agradecer pela presença de todos os alunos nos dois dias do minicurso. Não deixem de tirar suas dúvidas na caixa de comentários logo abaixo ou participando de nossa lista de discussão nos Google Groups. E não se esqueçam de nos seguir no Twitter e curtir nossa fanpage no Facebook.



Windows 8 Launch Event: Microsoft apresenta seu novo sistema operacional

9 de Novembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Mais um grande evento de tecnologia ocorrerá neste fim de semana. Para marcar o lançamento da mais nova versão de seu sistema operacional – que chegou ao mercado no último dia 26 de outubro – a Microsoft está promovendo diversos eventos em todo o mundo (New York, São Paulo, Paris, Beijing, etc.). Agora chegou a vez do Rio Grande do Norte receber este evento, que será o maior da região nordeste em tamanho de público (mais de 800 inscritos).

O Windows 8 Launch Event acontecerá neste sábado (10/11/2012), no auditório do Câmpus Natal-Central do IFRN, começando às 8h e concluindo às 12h. O evento será marcado como uma das maiores realizações de divulgação tecnológica no nosso estado, sendo o Windows 8 uma das grandes promessas da informática para o ano de 2012. Em natal, o evento é uma realização da célula acadêmica Microsoft no IFRN, a RNet, em parceria com o SENAC e outros parceiros.

As inscrições são gratuitas, bastando efetuá-las no site oficial do evento e levar 2kg de alimento não-perecível (exceto sal).

O Grupo WebLovers estará presente cobrindo o evento. Será possível acompanhar tudo que vai rolar no Windows 8 Launch Event seguindo nosso Twitter oficial @WebLoversRN e acompanhando a hashtag #W8Natal.

Com o Windows 8 Launch Event e o Café Ágil Thoughtworks, que também ocorrerá neste sábado (e também terá cobertura dos WebLovers), certamente este fim de semana será bastante produtivo para quem respira TI.



Café Ágil e Scala Dojo com ThoughtWorks em Natal

28 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Oi Gente,

Estão interessados em fazer networking? Saber um pouco mais sobre Tecnologias Ágeis?  E  além disso tudo,  participar de um Dojo na linguagem de Programação Scala? Então a oportunidade chegou. E é claro que o WebLovers juntamente com a Galera do CA de TADS, vamos marcar presença nesse evento. Mas, que evento é esse?

A empresa  ThoughtWorks está organizando aqui em Natal, um evento que na verdade são 3 em 1. Será um Café Ágil, e um Dojo em Scala, no dia 10 de novembro nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN;  e no dia 11 no Praiamar Hotel serão realizadas Avaliações e Entrevistas para quem estiver interessado em participar do Processo Seletivo da Empresa.

Para maiores informações e inscrição no evento consultem o Site Oficial do Evento.

E não deixem de participar!



RailsGirls – Mantendo as garotas nos trilhos com rubis

13 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá pessoal,

Este post é um convite para as garotas de Natal e região que se identificam com a linguagem Ruby, mesmo que já programem ou não.

Existe um evento voltado só para vocês meninas, que acontece em diversas capitais pelo Brasil e no mundo afora, e aqui em Natal, está bem perto de isso se tornar realidade também. é o RailsGirls.

Abaixo algumas explicações breves:

Quanto custa o evento? Nada, é de graça! Você só precisa ser curiosa!
Qual é o publico alvo? Mulheres de qualquer idade que tenham um conhecimento básico em lidar com computadores. Já tivemos participantes de todas as idades. Por favor traga seu notebook.
Homens podem participar? Sim, mas devem vir acompanhados de uma mulher que esteja interessada. Será dada prioridade as mulheres.
Eu sei programar! Como posso ajudar? Estamos procurando por treinadores. Nós teremos um workshop de 3 horas antes do evento para explicar como será passado o currículo.

Aqui, o evento está sendo puxado pela Cláudia Farias (@krawdyah) e pela Andressa Kroeff (@kroeffzinha), que ainda estão fazendo um levantamento do interesse da comunidade em participar deste evento. Existe um formulário onde você pode se inscrever clicando aqui, e mais informações podem ser encontradas via twitter das meninas ou no site do evento que ocorreu em São Paulo: http://railsgirls.com/saopaulo.

Me chamem que eu vou!

Você devia me seguir no Twitter: @eli_embits



Mídias Locativas, Software e Comunicação Móvel: a informação no espaço

22 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá Pessoas!

Nesse tempo da cibercultura marcado pelo processo de comunicação instantânea, onde um clique significa produzir, armazenar, processar e circular informações sobre formatos e modulações diversas, um tempo onde a Geolocalização do individuo ou das coisas transformou a forma de como o espaço é utilizado e apropriado por nós, vamos nesse post discutir sobre as Mídias Locativas, e de como a comunicação móvel possibilitou tal processo.

  • As Mídias Locativas

O Professor André Lemos, Pesquisador do CNPq/UFBA, conceitua as Mídias Locativas como um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais cujo conteúdo informacional vincula-se a um lugar específico. Na verdade são dispositivos informacionais digitais cujo conteúdo da informação está diretamente ligado a uma localidade.

No conceito de locatividade estão agregados três conceitos: lugares versus informação versus dispositivos.

As Mídias Locativas são compostos por tecnologias baseadas em localização como celulares, tablets, PDA’s, redes bluetooth, Wi-fi, mapas digitais; e serviços baseados em localização, como Foursquare, o Facebook Places, Brightkite, Gowalla, entre outros.

A todo o tempo novos softwares são desenvolvidos para satisfazer a demanda por informações, principalmente agora, onde a informação é acessada por dispositivos móveis. O WebLovers também já desenvolveu um software locativo. O Busca.la, com o qual ganhamos um prêmio com ele.

Podemos definir quatro funções para as Mídias Locativas, que são elas:

Realidade móvel aumentada – conhecida como um tipo de “hiperlinkagem”, no qual as informações sobre um determinado local podem ser visualizadas em um dispositivo móvel, aumentando a informação em tempo real e de forma mais específica;

Mapeamento e monitoramento de movimento – Através de dispositivos móveis, é possível um tipo de mapeamento e monitoramento do espaço urbano, podendo assim se construir um percurso específico;

Geotags – Uma das suas possibilidades é a localização de lugares em mapas mundiais, já que seu objetivo é agregar informação digital em mapas, que podem ser acessados através de dispositivos móveis;

Anotações urbanasUtilizando celulares, palms, etiquetas RFID ou redes bluetooth para indexar mensagens (SMS, vídeo, foto) a lugares, tornam-se possíveis formas de apropriação do espaço urbano a partir de escritas eletrônicas.

  • Os Disposiveis Móveis e a disseminação da Informação

Para Santaella, PUC/SP, os dispositivos móveis foram responsáveis por uma grande revolução, eles provocaram a intersecção do ciberespaço com o espaço em que nossos corpos circulam, possibilitando o estreitamento e o acesso da informação na palma da mão.

Desta forma os dispositivos móveis foram responsáveis pelo estreitamento do ambiente virtual. Agora usamos esse espaço midiático para criar um novo espaço híbrido que nos inclui como seres ditos físicos e reais, dado que a informação é compartilhada em tempo real e não precisa mais ser codificada pelo destinatário.

Os lugares e objetos agora passam a dialogar com dispositivos informacionais, enviando, coletando e processando dados a partir de uma relação estreita entre informação digital, localização e artefatos digitais móveis e isso muda a forma como o espaço público é apropriado por nós. As distâncias são encurtadas e a nossa percepção de apropriação do espaço urbano é aumentada.

O uso em larga escala dos dispositivos móveis e o consequente aumento das ferramentas de geolocalização possibilitaram surgir um processo onde as informações dos lugares físicos do espaço público quebram a barreira real e interconectam-se com o virtual. É possível agora ver e saber qual o lugar onde estamos e quais espaços urbanos nos apropriamos de forma íntima. Agora o espaço privado passa mais do nunca, a ser público.