[Post publicado originalmente no meu blog pessoal, o Nota Zer0.]
Chega um momento em que precisamos ter um controle maior sobre os dados que guardamos em nossos telefones celulares. Com o passar do tempo vamos lotando nossos aparelhinhos com uma infinidade de informações como fotos, músicas, contatos telefônicos e muitas outras coisas e a partir de certo ponto fica difícil nos organizarmos usando apenas a interface do celular.
Ao menos comigo sempre foi assim. Geralmente eu gosto mais de organizar os dados do meu celular usando uma aplicação instalada no PC do que ficar horas e horas alterando a agenda, por exemplo, pelo próprio celular usando uma interface que foi projetada para uma consulta rápida a um número, mas que pode judiar um bocado dos polegares de quem mexe por tempo prolongado. Idem pra quem tira muitas fotos guarda muitas músicas ou instala muitos aplicativos.
Antigamente, quando eu tinha um Z530i (Esse era guerreiro!), eu costumava usar o excelente My Phone Explorer para organizar minha agenda. Mas depois que peguei um Nokia N73 precisei abandonar esse programa, pois ele suportava apenas os celulares da Sony Ericsson. Para o meu desespero não havia nada parecido com o My Phone Explorer para celulares Nokia (o programa que a própria fabricante finlandesa oferecia num CD dentro da embalagem do N73 era ridículo), então eu amarguei os meus contatos todos bagunçados durante muito tempo.
O tempo passou, troquei de celular… Aí passei a procurar um gerenciador que se parecesse com aquele que eu tanto gostava para meu novo brinquedinho. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o My Phone Explorer não só ainda existe, como em sua mais nova versão (1.8.1) ele também passou a suportar os celulares e smartphones do robozinho do Google, de qualquer fabricante! Novamente deixei todas as minhas informações tinindo no celular e agora dividirei essa alegria com vocês.
Pra quem era ou ainda é dono de um celular Sony Ericsson o My Phone Explorer já deve ser um velho conhecido. Este programa permite a gestão de diversas informações salvas no celular, além de permitir backup, restauração e sincronização de boa parte desses dados entre seu telefone e seu PC com Windows. Com ele, é possível verificar a lista de chamadas efetuadas, recebidas e perdidas, criar e alterar contatos telefônicos, inserir lembretes e compromissos no calendário, ativar um ou mais alarmes, gerenciar mensagens SMS e arquivos salvos no cartão Micro SD e na memória interna do aparelho.
Além disso, também é possível monitorar informações importantes do telefone como o nível de carga da bateria, uso de CPU, força do sinal recebido pela antena do celular, entre outras. O recurso mais legal adicionado ao My Phone Explorer para os usuários do Android é sem dúvida a possibilidade de tirar screenshots, quando conectado via USB, sem necessidade de fazer root no sistema (pra quem não gosta, é claro). Além de ser muito mais intuitivo do que usar o Android SDK e o DDMS para isso, esse recurso é uma mão na roda pra quem tem modelos de celular Android incapazes de tirar capturas de tela nativamente (como é o caso do meu Galaxy 5).
É possível conectar seu celular ao computador via cabo USB ou usando as conexões sem fio Wi-Fi ou Bluetooth. No caso de celulares Android, também é necessário ativar o My Phone Explorer Client, cliente auxiliar – disponível na Android Market – que serve para fazer a ponte entre o computador e o aparelho. Claro que quem usa celulares Sony Ericsson não-Android não precisam (nem podem) instalar esse cliente, podendo efetuar a conexão diretamente.
O My Phone Explorer é bastante leve e fácil de usar e quem precisa gerenciar os dados de seu celular ou smartphone de forma mais confortável vai encontrar neste programa uma excelente ferramenta, cumprindo com maestria algo que o próprio KIES (gerenciador da Samsung), por exemplo, falha miseravelmente. Mas atenção para um detalhe: Se você quiser conectar seu celular ao My Phone Explorer via USB, deve ativar o modo de depuração de USB no sistema Android, disponível em Configurações > Desenvolvimento > Depuração de USB.
My Phone Explorer
Sistema: Windows XP/Vista/7
Tamanho aproximado: 4 MB
Licença: Freeware
Download: Site oficialMy Phone Explorer Client
Tamanho aproximado: 214 kB
Licença: Freeware
Download: Android Market ou o QR Code ao lado
E vocês? Conhecem outro gerenciador de informações para celulares Android? Já usam o My Phone Explorer ou já usaram alguma vez? Gostam? Não gostam? Me digam suas opiniões nos comentários!
0sem comentários ainda