Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

O que é o BOINC

8 de Junho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 435 vezes

BOINC – Berkeley Open Infrastucture For Network Computing é uma plataforma, na forma de framework, que visa a facilitar a implementação de sistemas de computação voluntária, funcionando através de uma grade computacional de dimensões mundiais, através de computação distribuída.

O BOINC, ou Berkeley Open Infrastructure for Network Computing (Infra estrutura aberta para computação distribuída da Universidade de Berkeley) é uma infraestrutura para computação distribuída, desenvolvida originalmente fora do projeto SETI@home, mas com a intenção de ser compatível com projetos de pesquisa semelhantes ao SETI. A plataforma do programa é aberta, sendo desenvolvida gratuitamente sob a GNU Lesser Public License (licença pública Lesser GNU). Atualmente o BOINC é desenvolvido por uma equipe da Universidade da Califórnia, Berkeley, liderado por David Anderson, diretor do projeto SETI@home.

SETI@home é um dos mais conhecidos projetos de computação distribuída a utilizar a plataforma BOINC. O sucesso do SETI@home (lançado em 1999 e rapidamente tornando-se a maior rede computacional jamais construída) tornou claro que a computação distribuída poderia ser usada para vários outros projetos científicos, que demandam grandes capacidades de processamento.

A intenção do BOINC é tornar isso possível para pesquisadores em áreas tão diversas como Biologia Molecular, Climatologia ou Astrofísica, utilizando parte da capacidade de processamento de Computadores Pessoais (PC´s) conectados a Internet.

Essencialmente, BOINC é um programa que usa a capacidade ociosa de processamento dos computadores, para analisar dados científicos. Quando os colaboradores não estão usando toda a capacidade de seus computador pessoais, o programa utiliza-a (sempre em prioridade mais baixa para não atrapalhar outros programas ou tornar o uso do computador mais lento).

A participação no projeto é aberta para qualquer pessoa. Faz-se necessário apenas o download do software e cadastro em um dos projetos participantes. Todos os projetos que utilizam o BOINC são projetos sem fins lucrativos e não gerarão registro de patentes para empresas privadas.

http://boinc.berkeley.edu/


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.