Primeiras novidades da #CPBR9
31 de Agosto de 2015, 23:17 - sem comentários aindaOlá Pessoal,
Este é o meu primeiro post e estou muito feliz de estar fazendo parte deste time desde sua criação, participando agora como autora
Nesta última segunda-feira (24/08), Paco Ragageles (Co-fundador da Campus Party) aguçou as expectativas de todos os campuseiros informando que no próximo mês os ingressos para a CPBR9 começarão a ser vendidos por volta do dia 15/09. O evento acontecerá em São Paulo entre os dias 26 e 31 de Janeiro.
Dois dias após esse tweet, foi criado no site do Campuse.ro uma lista de pré venda. Segundo os organizadores, através desta atividade a pessoa inscrita poderá ter acesso ao lote promocional de ingressos e também receber informações recentes sobre o evento. Para se inscrever, basta criar uma conta no site do Campuse.ro e se inscrever na atividade através deste link.
Com toda essa expectativa crescendo, nós da equipe GarotasCPBR estamos planejando algumas atividades. Nosso objetivo é fazer com que mais garotas venham fazer parte da nossa comunidade para que possamos cada vez mais agregar conteúdo e compartilhar conhecimento, além de participação em outros eventos fora da Campus Party e a criação de uma extensa rede de networking
Para os novos campuseiros que estão buscando mais informações sobre o evento, acesse a página oficial do evento e confira os acontecimentos das edições anteriores e fique de olho no twitter do Paco Ragageles (@pacoragageles) que sempre trás novidades sobre o evento no Brasil e no mundo.
Até a próxima!
O post Primeiras novidades da #CPBR9 apareceu primeiro em GarotasCPBr.
2015 – #CPBR8 – Arduino, Robótica e Minions
29 de Agosto de 2015, 15:21 - sem comentários aindaA nossa colega Salete Farias teve uma experiência muito bacana na #CPBR8, confira abaixo!
Olá, é muito bom estar de volta e escrevendo para o blog novamente! No post de hoje vou compartilhar uma experiência vivida na última edição da Campus Party, que aconteceu em fevereiro deste ano, a CPBR8. Essa experiência já virou texto pra Revista Espírito Livre, palestra e já está se delineando um novo desafio pra 2016.
Entre diversas atividades, como palestras e workshops, a CPBR8 também teve oficina pra colocar a mão na massa \o/, nesta oitava edição aconteceu pela segunda vez consecutiva a Oficina de Chão, um projeto envolvendo conceitos de Robótica, comandado pelo Alexandre Casemontro, conhecido pelos maiores casemods já apresentados na Campus, entre as suas criações, está o famoso Iron Man. Alexandre cria casemods personalizados e animatronics e está sempre disposto a difundir ideias e conhecimento, compartilhando com quem estiver disposto a aprender.
A Oficina de Chão é um projeto onde a ideia é colocar a mão na massa e criar um robô, a partir de materiais recicláveis onde os participantes usam toda a sua criatividade na personalização do seu robô e na programação. Eu participei da Oficina de Chão com 03 alunos, formamos uma equipe e partimos para os trabalhos de confecção do robô e da programação, as atividades aconteciam sempre após as 23h em todos os dias do evento. Descobri, ao final da oficina, o quanto a base é importante, não pensar nela de uma forma adequada fará toda a diferença quando seu projeto estiver pronto.
O que aprendi sobre a fase de personalização:
É importante ter em mente já de início, qual o formato que servirá de base para o robô e a partir dessa escolha, ter a possibilidade de adicionar ou não novas funções, fora a locomoção.
Uma base com dimensões pequenas pode ser uma má escolha, caso você precise conectar e desconectar cabos, sensores, trocar o microcontrolador, entre outras coisas. Confeccionamos uma base pequena e todos os componentes ficavam dentro do corpo do robô, o que gerou dificuldade para efetuar conexões na placa. Não é nada agradável ter que praticamente desmontar seu robô cada vez que precisar fazer esses tipos de intervenção.
Como personalizamos:
Usamos materiais simples, sem necessidades de ferramentas complexas, basicamente foram usados: papelão, tecido, tinta acrílica (de artesanato), pincéis, pistola de cola quente, palito de sorvete e copos de café.
O tema da Oficina de Chão foi Minions, isso mesmo, aqueles fofos ajudantes do Gru, do filme Meu Malvado Favorito. Como características marcantes, grossos óculos, variedade de quantidade de globos oculares e cor amarela.
A base do robô, com a placa da Robocore usada na fase inicial do Minion e ainda com as rodas feitas de garrafas pet
Arduino
Utilizamos Arduino para fazer a primeira programação do robô, o Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, tudo numa placa só, que possui um microcontrolador com suporte de entrada e saída embutido. A linguagem de programação padrão é C/C++. Não precisa ser um programador experiente pra começar a criar projetos com Arduíno, com ele é possível criar ferramentas com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar. Trabalhamos com um Kit Básico de Arduíno que praticamente é composto pelos seguintes equipamentos:
- Arduino
- Roda livre, ou qualquer coisa que possa substituir isso
- Leds para a personalização do Robo, de acordo com o que a imaginação permitir
- Servomotor de Rotação Continua (ou ponte H mais 2 motores com redução)
Servomotor é uma máquina, mecânica ou eletromecânica, que apresenta movimento proporcional a um comando, em vez de girar ou se mover livremente sem um controle mais efetivo de posição como a maioria dos motores; servomotores são dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle; verificam a posição atual; atuam no sistema indo para a posição desejada.
Desafios:
Primeiro dia – criação: O Minion deveria andar para frente, para trás e desviar de obstáculos mudando sua direção. Para isso as rodas precisaram ser confeccionadas, usamos o fundo de garrafas pet para se adequarem aos equipamentos que iriam ser encaixados aos servomotores, depois de muitas experiências, as rodas acabaram sendo feitas de algumas camadas de papelão cortados no formato circular. Os olhos foram feitos com copos de café. E o robô foi criando forma.
Segundo dia – confecção + programação: dia de deixar a criatividade aflorar e começar a programação básica, usamos inicialmente a Placa Arduino BlackBoard – uma placa Arduino compatível fabricada pela empresa RoboCore aqui no Brasil. É bem similar às placas Arduino Uno R3 e Duemilanove, com algumas melhorias, no que diz respeito por exemplo a fornecer maior corrente em seu pino de alimentação, entre outras. Utilizamos o ambiente de programação e começamos os trabalhos, não sem antes fazer as conexões necessárias da placa Arduíno BlackBoard para fazer com que as rodas que iriam mover nosso robô funcionassem.
A partir daí foi tudo um novo aprendizado, só com as entradas existentes na placa conseguimos fazer apenas um dos servomotores funcionar, mas tínhamos dois. Como resolver esse problema? Foi então que conheci a linda Protoboard – que é nada mais nada menos que uma matriz de contatos utilizada para fazer montagens provisórias, e teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo inúmeros orifícios destinados à inserção de terminais de componentes eletrônicos. Internamente existem ligações determinadas que interconectam os orifícios, permitindo a montagem de circuitos eletrônicos sem a utilização de solda.
Com a protoboard, eu poderia até aumentar o número de servomotores caso precisasse. Utilizamos algumas bibliotecas do Arduino para enviar os comandos à placa e o robô Minion começou a realizar seus primeiros movimentos.
As placas da Robocore e da Intel usadas na Oficina, ao lado da protoboardNos dias seguintes mudamos da BlackBoard para uma placa Arduino da Intel, a Galileo GEN2, e precisamos usar o ambiente de programação versão 1.5.3 por questões de compatibilidade, essa placa é uma versão melhorada da anterior, a Galileo, que é a primeira placa com pinagem padrão Arduino que possui um processador de arquitetura Intel. Essa placa é um projeto completamente open-source, com todo o esquema eletrônico e os detalhes da placa disponíveis para download. Provavelmente o primeiro hardware completamente open-source da Intel. A novidade do uso dessa placa na Oficina é que pudemos usar o Sonar, um sensor que permitiu ao nosso Minion desviar de obstáculos.
Robô minion já com o sonar de detecção de obstáculosO CEO da Intel, Brian Krzanich comentou recentemente que a Intel prometeu distribuir gratuitamente 50 mil placas Galileo para 1000 universidades em diversas partes do mundo até abril de 2015. O que acabou acontecendo com todas as equipes que participaram da Oficina de Chão da Campus Party, onde cada líder de equipe ganhou uma placa, com uma missão de levar uma versão melhorada do Minion para a Campus de 2016. Ao todos foram confecionados em torno de 10 robôs, cada um com suas particularidades, sendo que todos foram apresentados à equipe da Intel que estava no evento e ao público em geral no sábado, último dia do evento. Uma experiência rica e inesquecível.
A placa Intel Galileo Gen2 usada no modelo final e a equipe de alunosque trabalhou comigo na criação do Minion: Rodrigo Dornelles, Luis Augusto Oliveira
e Pedro Mendes, com a super colaboração da Daniela Rozados no primeiro dia.
Até a próxima.
Fontes:
Servomotor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Servomotor
Arduino: http://playground.arduino.cc/Portugues/HomePage
Arduino, Robótica e Minions
29 de Agosto de 2015, 15:21 - sem comentários aindaOlá, é muito bom estar de volta e escrevendo para o blog novamente! No post de hoje vou compartilhar uma experiência vivida na última edição da Campus Party, que aconteceu em fevereiro deste ano, a CPBR8. Essa experiência já virou texto pra Revista Espírito Livre, palestra e já está se delineando um novo desafio pra 2016.
Entre diversas atividades, como palestras e workshops, a CPBR8 também teve oficina pra colocar a mão na massa \o/, nesta oitava edição aconteceu pela segunda vez consecutiva a Oficina de Chão, um projeto envolvendo conceitos de Robótica, comandado pelo Alexandre Casemontro, conhecido pelos maiores casemods já apresentados na Campus, entre as suas criações, está o famoso Iron Man. Alexandre cria casemods personalizados e animatronics e está sempre disposto a difundir ideias e conhecimento, compartilhando com quem estiver disposto a aprender.
A Oficina de Chão é um projeto onde a ideia é colocar a mão na massa e criar um robô, a partir de materiais recicláveis onde os participantes usam toda a sua criatividade na personalização do seu robô e na programação. Eu participei da Oficina de Chão com 03 alunos, formamos uma equipe e partimos para os trabalhos de confecção do robô e da programação, as atividades aconteciam sempre após as 23h em todos os dias do evento. Descobri, ao final da oficina, o quanto a base é importante, não pensar nela de uma forma adequada fará toda a diferença quando seu projeto estiver pronto.
O que aprendi sobre a fase de personalização:
É importante ter em mente já de início, qual o formato que servirá de base para o robô e a partir dessa escolha, ter a possibilidade de adicionar ou não novas funções, fora a locomoção.
Uma base com dimensões pequenas pode ser uma má escolha, caso você precise conectar e desconectar cabos, sensores, trocar o microcontrolador, entre outras coisas. Confeccionamos uma base pequena e todos os componentes ficavam dentro do corpo do robô, o que gerou dificuldade para efetuar conexões na placa. Não é nada agradável ter que praticamente desmontar seu robô cada vez que precisar fazer esses tipos de intervenção.
Como personalizamos:
Usamos materiais simples, sem necessidades de ferramentas complexas, basicamente foram usados: papelão, tecido, tinta acrílica (de artesanato), pincéis, pistola de cola quente, palito de sorvete e copos de café.
O tema da Oficina de Chão foi Minions, isso mesmo, aqueles fofos ajudantes do Gru, do filme Meu Malvado Favorito. Como características marcantes, grossos óculos, variedade de quantidade de globos oculares e cor amarela.
A base do robô, com a placa da Robocore usada na fase inicial do Minion e ainda com as rodas feitas de garrafas pet
Arduino
Utilizamos Arduino para fazer a primeira programação do robô, o Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, tudo numa placa só, que possui um microcontrolador com suporte de entrada e saída embutido. A linguagem de programação padrão é C/C++. Não precisa ser um programador experiente pra começar a criar projetos com Arduíno, com ele é possível criar ferramentas com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar. Trabalhamos com um Kit Básico de Arduíno que praticamente é composto pelos seguintes equipamentos:
- Arduino
- Roda livre, ou qualquer coisa que possa substituir isso
- Leds para a personalização do Robo, de acordo com o que a imaginação permitir
- Servomotor de Rotação Continua (ou ponte H mais 2 motores com redução)
Servomotor é uma máquina, mecânica ou eletromecânica, que apresenta movimento proporcional a um comando, em vez de girar ou se mover livremente sem um controle mais efetivo de posição como a maioria dos motores; servomotores são dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle; verificam a posição atual; atuam no sistema indo para a posição desejada.
Desafios:
Primeiro dia – criação: O Minion deveria andar para frente, para trás e desviar de obstáculos mudando sua direção. Para isso as rodas precisaram ser confeccionadas, usamos o fundo de garrafas pet para se adequarem aos equipamentos que iriam ser encaixados aos servomotores, depois de muitas experiências, as rodas acabaram sendo feitas de algumas camadas de papelão cortados no formato circular. Os olhos foram feitos com copos de café. E o robô foi criando forma.
Segundo dia – confecção + programação: dia de deixar a criatividade aflorar e começar a programação básica, usamos inicialmente a Placa Arduino BlackBoard – uma placa Arduino compatível fabricada pela empresa RoboCore aqui no Brasil. É bem similar às placas Arduino Uno R3 e Duemilanove, com algumas melhorias, no que diz respeito por exemplo a fornecer maior corrente em seu pino de alimentação, entre outras. Utilizamos o ambiente de programação e começamos os trabalhos, não sem antes fazer as conexões necessárias da placa Arduíno BlackBoard para fazer com que as rodas que iriam mover nosso robô funcionassem.
A partir daí foi tudo um novo aprendizado, só com as entradas existentes na placa conseguimos fazer apenas um dos servomotores funcionar, mas tínhamos dois. Como resolver esse problema? Foi então que conheci a linda Protoboard – que é nada mais nada menos que uma matriz de contatos utilizada para fazer montagens provisórias, e teste de projetos. É constituída por uma base plástica, contendo inúmeros orifícios destinados à inserção de terminais de componentes eletrônicos. Internamente existem ligações determinadas que interconectam os orifícios, permitindo a montagem de circuitos eletrônicos sem a utilização de solda.
Com a protoboard, eu poderia até aumentar o número de servomotores caso precisasse. Utilizamos algumas bibliotecas do Arduino para enviar os comandos à placa e o robô Minion começou a realizar seus primeiros movimentos.
As placas da Robocore e da Intel usadas na Oficina, ao lado da protoboardNos dias seguintes mudamos da BlackBoard para uma placa Arduino da Intel, a Galileo GEN2, e precisamos usar o ambiente de programação versão 1.5.3 por questões de compatibilidade, essa placa é uma versão melhorada da anterior, a Galileo, que é a primeira placa com pinagem padrão Arduino que possui um processador de arquitetura Intel. Essa placa é um projeto completamente open-source, com todo o esquema eletrônico e os detalhes da placa disponíveis para download. Provavelmente o primeiro hardware completamente open-source da Intel. A novidade do uso dessa placa na Oficina é que pudemos usar o Sonar, um sensor que permitiu ao nosso Minion desviar de obstáculos.
Robô minion já com o sonar de detecção de obstáculosO CEO da Intel, Brian Krzanich comentou recentemente que a Intel prometeu distribuir gratuitamente 50 mil placas Galileo para 1000 universidades em diversas partes do mundo até abril de 2015. O que acabou acontecendo com todas as equipes que participaram da Oficina de Chão da Campus Party, onde cada líder de equipe ganhou uma placa, com uma missão de levar uma versão melhorada do Minion para a Campus de 2016. Ao todos foram confecionados em torno de 10 robôs, cada um com suas particularidades, sendo que todos foram apresentados à equipe da Intel que estava no evento e ao público em geral no sábado, último dia do evento. Uma experiência rica e inesquecível.
A placa Intel Galileo Gen2 usada no modelo final e a equipe de alunosque trabalhou comigo na criação do Minion: Rodrigo Dornelles, Luis Augusto Oliveira
e Pedro Mendes, com a super colaboração da Daniela Rozados no primeiro dia.
Até a próxima.
Fontes:
Servomotor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Servomotor
Arduino: http://playground.arduino.cc/Portugues/HomePage
O post Arduino, Robótica e Minions apareceu primeiro em GarotasCPBr.
#CPBR8 Da Terra à Lua, Software Livre, Inovação, Criatividade e muito mais.
25 de Janeiro de 2015, 11:00 - sem comentários ainda
Janeiro está chegando ao fim e nas redes sociais um dos eventos mais comentados e aguardados com certeza é a Campus Party Brasil 2015, a #CPBR8. O evento que na maioria das suas edições aconteceu em janeiro, este ano vai realizada entre os dias 3 e 8 de fevereiro, voltando a acontecer, no antigo Centro de Exposições Imigrantes, hoje São Paulo Expo.
A oitava edição do evento mais tecnológico do mundo, já está com os ingressos esgotadíssimos. Como vem acontecendo nas últimas edições da Campus Party Brasil, nesta edição os conteúdos se voltam ainda mais para os empreendedores. Se estiver interessado em tirar ideias do papel e transformar em negócios, esse evento é pra você.
Com uma temática diferente, a #CPBR8 comemora o 150º aniversário da publicação da obra “Da terra à lua”, de Julio Verne, e vem com nomes diferentes para os seus palcos e e traz temas, atividades e palestras, remetendo à Galáxias, Planetas, Estrelas, Cosmos e afins. Nesta edição teremos 10 palcos representando a via Láctea, sendo eles: Terra, Lua, Júpiter, Vênus, Marte, Saturno, Netuno, Mercúrio, Urano e Sol.
- Palco Terra: Atrações principais, palestrantes magistrais;
- Palco Lua: Empreendedorismo
- Palco Júpiter: Desenvolvimento
- Palco Vênus: Inovação e Criatividade
- Palco Marte: Jogos e Simulação
- Palco Saturno: Projetos, makers
- Palco Netuno: Segurança e Redes
- Palco Mercúrio: Redes Sociais
- Palco Urano: Software Livre
- Palco Sol: Ciência
Além destes, teremos ainda os palcos Cross Space – um espaço para debates, mesas, hackathons e apresentações diversas, onde os campuseros poderão trocar experiências e conhecimentos com pessoas que compartilham dos mesmos interesses, o Startup Makers Camp – 200 startups selecionadas participarão de uma área de exposição, atividades de mentoria e networking, entre outras atividades, e ainda teremos 3 palcos de Workshops – áreas para aprender fazendo.
Para os adeptos e/ou simplesmente curiosos da filosofia do Software Livre e de seus produtos, o Palco Urano deve ser a escolha na #CPBR8. Diferente dos outros palcos, a área de Software Livre conta com um time de colaboradores que todo ano ajudam a agitar as atividades do palco com ações paralelas durante todos os dias do evento, uma outra diferença também com relação às outras áreas é que esta é a única que esteve presente em todas as edições brasileiras da Campus Party Brasil, seja em São Paulo ou em Recife, onde acontece uma edição extra. Mais uma vez estaremos lá contribuindo, compartilhando e aprendendo juntos. Saiba o que vai rolar e prepare a sua agenda. Abaixo alguns temas que serão apresentados:
04 de fevereiro
- Chega de Unity3D! Alternativas de Software Livre para o desenvolvimento de jogos
- GNU/Linux – Não é mais 1984 (ou 1969)
- “Drones” no mundo Software Livre
- Conhecendo sua Rede Utilizando Ferramentas Livres
- A tecnologia que libertou o céu e a terra
- WebTV Livre: como fazer
- Software Livre na educação como ferramenta de apoio a inovação
05 de fevereiro
- Escola.com: Experiencia de Implantação de Netbooks da Rede Municipal de Cascavel com Software Livre
- Barco Hacker
- BigData – O que é? Onde vivem? Do que se alimentam?
- Além da segunda tela – como a Web aberta e redes sociais podem colaborar nos ambientes
- O papel do código aberto na Internet das Coisas
- Mídias sociais livres como alternativas as redes devassas
06 de fevereiro
- Salvem os hackers, ou salve-se quem puder!
- Hackerspace: O que? Como? Onde?
- Criando uma revista eletrônica com o LibreOffice
- Women & Mozilla – Conheça o WoMoz e saiba como envolver-se
- Educasom – O Podcast como Recurso Educacional Aberto
- Existe Movimento Software Livre x Open Source Initiative, ou somos todos iguais?
07 de fevereiro
- Explorando os recursos do Elastix – o PBX IP de código livre mais famoso do mercado
- A melhor privacidade de e-mail possível para uma Internet quebrada
- Interoperabilidade Entre os Padrões ODF e OOXML
- Onde e como o Software Livre ganha de lavada o Windows e a Microsoft.
- Startup Livre e a cadeia produtiva do Software Livre
- A influência do Software Livre na Cultura Digital (ou porque o software livre continuará a ser relevante)
Para conferir toda a grade de programação da #CPBR8, clique aqui.
Até a próxima.
O post #CPBR8 Da Terra à Lua, Software Livre, Inovação, Criatividade e muito mais. apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Noite Internacional de Observação da Lua 2014 | InoMN
19 de Agosto de 2014, 22:55 - sem comentários aindaAhoy, pessoas \o/
Está chegando a Noite Internacional de Observação da Lua deste ano! Já falei sobre o evento em 2011 (você pode acessar o post aqui), mas resumindo, trata-se de uma noite dedicada a incentivar as pessoas a observar o céu e lembrar a importância (e beleza!) da nossa vizinha mais próxima. Vários grupos organizam atividades especiais e outras pessoas simplesmente se reúnem entre amigos para celebrar o momento.
Você pode acessar o site oficial do evento, ou ver as atividades registradas oficialmente em todo o mundo para ele aqui.
Quem tiver interesse em encontrar um grupo próximo que esteja se preparando para realizar atividades no dia, no site oficial podem ser visualizados os locais inscritos e também registrados novos eventos na sua cidade, através desse link.
Pegando uma carona para lembrar também o dia internacional da Fotografia – hoje – , fica o convite para ver as lindas fotos da edição 2013 no grupo do Flickr.
Abaixo cartaz da edição 2014, e convite aberto a todos que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre essa linda que é a Lua:
So long, and thanks for all the fish!
O post Noite Internacional de Observação da Lua 2014 | InoMN apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Universo IF: evento vai premiar ideias de negócios, produtos tecnológicos e games
15 de Agosto de 2014, 20:06 - sem comentários aindaQuem tem boas ideias de negócios ou tem interesse na área de games pode participar do Desafio de Ideias e do Concurso de Jogos do Universo IF. As inscrições para o Universo IF estão abertas até 24 de agosto e são gratuitas. Os vencedores vão ser premiados com tablets e smartphones. O evento faz parte do Connepi 2014 e vai acontecer no período de 03 a 06 de novembro, em São Luis (MA).
Imagem: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 Idealizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a proposta do Universo IF é aproximação da comunidade acadêmica com o mercado por meio de várias atividades de inovação. O evento tem o patrocínio da Samsung e curadoria da Laboratorium. As inscrições para o Universo IF podem ser feitas no site www.connepi2014.com. O Universo IF é composto por três Planetas dedicados à inovação e ao empreendedorismo: Planeta Startup, Planeta Play e Planeta Link. Planeta Startup – Nessa área acontecerá o Desafio de Ideias, que será um concurso para aceleração de negócios inovadores. Nesse Desafio, serão selecionadas as 50 melhores ideias, com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre alunos, técnicos e professores da Rede Federal. As 50 equipes selecionadas receberão mentoria de especialistas em suas áreas de conhecimento para que possam aprimorar suas ideias. O Desafio de Ideias vai promover a relação entre os empreendedores dos Institutos Federais e os investidores interessados em ideias inovadoras que estarão presentes no evento à procura de novos negócios, além de difundir a cultura de startups na Rede Federal. Nessa atividade, a Samsung promoverá um Prêmio Especial, voltado às ideias para as áreas de saúde, educação e segurança. No Planeta Startup vai acontecer, também, a Mostra Tecnológica. Estudantes e servidores de todos os Institutos Federais do país poderão divulgar seus produtos, processos e protótipos. Os vencedores ganharão notebooks, smatphones e tablets. Imagem: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 O Planeta Play (Aberto ao Público em geral) – Será dedicado aos jogos digitais, com a realização de um Concurso de Jogos em duas categorias: a de jogos independentes, que são de temática livre, e a de jogos sérios, relacionados a assuntos como edução, saúde e pesquisa científica. Os jogos independentes e sérios estão organizados em quatro subcategorias: PC/Web, Mobile, Manufaturados e Wearable Technology (Tecnologia Vestível). Os vencedores ganharão smartphones da Samsung. Haverá a Premiação Especial Samsung para aqueles que desenvolverem jogos que tenham aplicabilidade para área da saúde e bem-estar e que sejam compatíveis com as soluções e produtos Samsung. A inscrição no Concurso de Jogos é aberta ao público em geral. Imagem: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 Planeta Link – Espaço aberto para estimular o networking entre todos os presentes em uma arena livre com um mini-palco para debates com temas propostos pelos participantes. No Planeta Link vai acontecer o Wearable Challenge Samsung, no qual serão escolhidas as três melhores ideias que utilizam a tecnologia vestível como óculos, relógios e todo o tipo de acessório digital para fazer a comunicação entre o usuário e a internet das coisas. O desafio acontecerá na modalidade “Sprint Design”, ou seja, qualquer participante pode fazer um esboço visual de como funcionaria a ideia. As melhores ideias serão premiadas. Todos os inscritos no Connepi poderão participar e cada vencedor receberá um smartphone e um Gear 2 – o relógio inteligente da Samsung, que além de recursos de comunicação já conhecidos como chamadas de voz e sms, ele tem câmera de 2MP, controle de mídia e funções relacionadas ao bem-estar, como monitoramento de batimentos cardíacos. O Universo IF é uma promoção da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e será realizado pelo IFMA. O evento tem o apoio institucional das principais entidades brasileiras da área de inovação e empreendedorismo: Sebrae, Anjos do Brasil, Startupi, Associação Brasileira de Startups, ABRAGAMES, ACIGAMES e Startup Brasil. Mais informações acesse o site do CONNEPI e a FanPage do evento. Fonte: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 |
O post Universo IF: evento vai premiar ideias de negócios, produtos tecnológicos e games apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Universo IF: evento vai premiar ideias de negócios, produtos tecnológicos e games
15 de Agosto de 2014, 20:06 - sem comentários aindaQuem tem boas ideias de negócios ou tem interesse na área de games pode participar do Desafio de Ideias e do Concurso de Jogos do Universo IF. As inscrições para o Universo IF estão abertas até 24 de agosto e são gratuitas. Os vencedores vão ser premiados com tablets e smartphones. O evento faz parte do Connepi 2014 e vai acontecer no período de 03 a 06 de novembro, em São Luis (MA).
Imagem: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 Idealizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a proposta do Universo IF é aproximação da comunidade acadêmica com o mercado por meio de várias atividades de inovação. O evento tem o patrocínio da Samsung e curadoria da Laboratorium. As inscrições para o Universo IF podem ser feitas no site www.connepi2014.com. O Universo IF é composto por três Planetas dedicados à inovação e ao empreendedorismo: Planeta Startup, Planeta Play e Planeta Link. Planeta Startup – Nessa área acontecerá o Desafio de Ideias, que será um concurso para aceleração de negócios inovadores. Nesse Desafio, serão selecionadas as 50 melhores ideias, com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre alunos, técnicos e professores da Rede Federal. As 50 equipes selecionadas receberão mentoria de especialistas em suas áreas de conhecimento para que possam aprimorar suas ideias. O Desafio de Ideias vai promover a relação entre os empreendedores dos Institutos Federais e os investidores interessados em ideias inovadoras que estarão presentes no evento à procura de novos negócios, além de difundir a cultura de startups na Rede Federal. Nessa atividade, a Samsung promoverá um Prêmio Especial, voltado às ideias para as áreas de saúde, educação e segurança. No Planeta Startup vai acontecer, também, a Mostra Tecnológica. Estudantes e servidores de todos os Institutos Federais do país poderão divulgar seus produtos, processos e protótipos. Os vencedores ganharão notebooks, smatphones e tablets. Imagem: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 O Planeta Play (Aberto ao Público em geral) – Será dedicado aos jogos digitais, com a realização de um Concurso de Jogos em duas categorias: a de jogos independentes, que são de temática livre, e a de jogos sérios, relacionados a assuntos como edução, saúde e pesquisa científica. Os jogos independentes e sérios estão organizados em quatro subcategorias: PC/Web, Mobile, Manufaturados e Wearable Technology (Tecnologia Vestível). Os vencedores ganharão smartphones da Samsung. Haverá a Premiação Especial Samsung para aqueles que desenvolverem jogos que tenham aplicabilidade para área da saúde e bem-estar e que sejam compatíveis com as soluções e produtos Samsung. A inscrição no Concurso de Jogos é aberta ao público em geral. Imagem: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 Planeta Link – Espaço aberto para estimular o networking entre todos os presentes em uma arena livre com um mini-palco para debates com temas propostos pelos participantes. No Planeta Link vai acontecer o Wearable Challenge Samsung, no qual serão escolhidas as três melhores ideias que utilizam a tecnologia vestível como óculos, relógios e todo o tipo de acessório digital para fazer a comunicação entre o usuário e a internet das coisas. O desafio acontecerá na modalidade “Sprint Design”, ou seja, qualquer participante pode fazer um esboço visual de como funcionaria a ideia. As melhores ideias serão premiadas. Todos os inscritos no Connepi poderão participar e cada vencedor receberá um smartphone e um Gear 2 – o relógio inteligente da Samsung, que além de recursos de comunicação já conhecidos como chamadas de voz e sms, ele tem câmera de 2MP, controle de mídia e funções relacionadas ao bem-estar, como monitoramento de batimentos cardíacos. O Universo IF é uma promoção da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e será realizado pelo IFMA. O evento tem o apoio institucional das principais entidades brasileiras da área de inovação e empreendedorismo: Sebrae, Anjos do Brasil, Startupi, Associação Brasileira de Startups, ABRAGAMES, ACIGAMES e Startup Brasil. Mais informações acesse o site do CONNEPI e a FanPage do evento. Fonte: IFMA/Departamento de Comunicação e Eventos – Connepi 2014 |
O post Universo IF: evento vai premiar ideias de negócios, produtos tecnológicos e games apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Chegou a Campus Party Recife 2014 #CPRecife3
23 de Julho de 2014, 8:23 - sem comentários aindaPelo terceiro ano consecutivo, será realizada em Pernambuco mais uma edição especial do maior evento tecnologico do mundo! A Campus Party Brasil, que começa hoje, 23 de julho e vai até dia 27, no Centro de Convenções de Pernambuco. A edição de 2014 contará com mais de 300 horas de conteúdos exclusivos nas áreas de inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão digital. Como novidade para esse ano, um número maior de participantes (4 mil), mais barracas e um espaço totalmente voltado para startups, nomeado como Open Campus, esta área será aberta ao público que encontrará muito entretenimento digital.
Para esta edição o evento continua contando com as áreas dividas em Cenários, cada uma com conteúdos já conhecidos dos campuseiros: No Cenário Galileu, conteúdos voltados a assuntos relativos ao universo e as últimas descobertas feitas sobre ele, técnicas de modding, hardware, robótica e biotecnologia. No Cenário Michelangelo, muitas palestras relacionadas a design e multimídia.
O Cenário Pitágoras, tem como público-alvo os amantes da programação, bancos de dados, e desenvolvimento inovador, onde o limite é a criatividade dos campuseiros. Aqui encontramos muito temas voltados ao Software livre. O Cenário Hypatia tem como atração principal a inovação e o empreendedorismo e finalmente o Cenário Stadium, voltado para o gamer na Campus Party, novidades, tecnologias e lançamentos da indústria, simuladores para testes e a oportunidade de saber quais passos devem ser seguidos para a criação de um game e participar de torneios.
Saiba o que vai rolar e prepare a sua agenda. Abaixo alguns temas que serão apresentados por lá. Clique e saiba mais
- Projetos Especiais Utilizando Arduino
- Notas musicais com software livre
- Git e mercado corporativo
- Confecção de jornal utilizando software livre: o caso do jornal universitário “O Estudante”
- Mercado de Trabalho e Software Livre
- Você sabe o quanto é espionado? E como evitar?
- A Fantástica Fábrica de Deployment: Implantação Contínua com Ferramentas Open Source
- O hoje e o amanhã do LibreOffice
- Monetizando Dados Abertos: Muito além dos hackathons
Pra ter acesso a agenda completa do evento, clique aqui.
Beijos e até a próxima.
O post Chegou a Campus Party Recife 2014 #CPRecife3 apareceu primeiro em GarotasCPBr.
Divulgada a Agenda da #CPRECIFE3
2 de Junho de 2014, 21:22 - sem comentários aindaAinda que com poucas novidades nos palcos temáticos, a Campus Party Recife abre sua agenda e tem alguns nomes de peso no palco principal do evento.
Destacamos Joe Penna, o Mistery Guittar Man, com quase 3 milhões de assinantes e um dos youtubers mais criativos de todos os tempos.
Click here to view the embedded video.
Veja a agenda aqui
+ Quando? De 23 a 27 de julho de 2014
+ Onde? Centro de Convenções de Pernambuco (Recife/PE)
O post Divulgada a Agenda da #CPRECIFE3 apareceu primeiro em GarotasCPBr.
FLISOL 2014
25 de Abril de 2014, 22:27 - sem comentários aindaOlá pessoas, o ano está passando rápido e abril já está chegando ao fim, e como todo ano neste mês acontece o FLISOL – Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, mais uma vez os entusiastas do SL irão compartilhar conhecimento, discutir ideias, falar sobre assuntos atuais e aliado a tudo isso disseminar a ideia do uso de ferramentas livres.
Conheça mais sobre o evento:
O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Ele acontece desde 2005 e é realizado anualmente, ocorrendo de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. Apesar da simultaneidade, é um evento descentralizado, onde as comunidades locais organizam e realizam seu próprio festival, e o que é mais bacana, tudo acontecendo de forma voluntária. Neste evento se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Paralelamente são oferecidas apresentações, palestras, minicursos e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos abodando Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.
O FLISOL tem como missão, promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. Sempre acontece no 4º sábado de abril e a edição 2014 é uma edição comemorativa, são 10 anos instalando a liberdade, como podemos ver no banner de divulgação deste ano, a data é 26 de abril. O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e amantes do Software Livre.
O que rola?
Durante todo o dia, voluntários propõem a instalação de Software Livre, como distribuições de Gnu/Linux e aplicativos livres. Dependendo do grupo responsável pela organização, além da instalação, podem ser oferecidas ao público palestras, oficinas e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).
O que preciso fazer pra participar?
Verifique onde será na sua cidade e leve sua máquina ao evento, ou CD, DVDs e pendrives para realizar gravações.
Confira a lista das cidades participantes:
AL (Arapiraca )
AM (Manaus)
BA (Vitória da Conquista, Itamaraju)
CE (Amontada, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Russas, Quixadá, Jaguaruana, Quixeré, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Massapê, Sobral )
DF (Brasília, Taguatinga, Santa Maria, Gama, Sobradinho )
ES (Vitória)
GO (Goiânia, Jataí, Luziânia, Anápolis, Uruaçu)
MA (São Luís)
MT (Rondonópolis, Sinop)
MS (Aquidauana, Campo Grande, Coxim)
MG (Araguari, Paracatu, Pouso Alegre, São João Del Rei, Varginha)
PA (Belém)
PB (João Pessoa)
PR (Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Jandaia do Sul, Maringá)
PE (Recife)
RN (Mossoró, Natal)
RJ (Resende, Niterói, Rio de Janeiro)
RS (Novo Hamburgo, Santiago)
SC (Chapecó, Florianopolis, Joinville)
SP (Araraquara, Assis, Avare, Barretos, Boituva, Catanduva, Guaratinguetá, Ilha Solteira,Itapetininga, Marília, Ourinhos, Pederneiras, Presidente Epitácio, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, Salto, Ubatuba, Votuporanga)
TO (Araguatins, Palmas)
Para mais informações sobre o evento e a programação de cada cidade, acesse: http://flisol.info/FLISOL2014/Brasil
Até a próxima.
O post FLISOL 2014 apareceu primeiro em GarotasCPBr.