Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros

5 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá galera!! Vou escrever hoje sobre um filme que eu assisti e adorei: Abraham Lincoln o Caçador de Vampiros.

A história se passa no século XIX contando a história de Abraham Lincon. Filho de uma  família humilde, trabalhou duro e conseguiu com muita luta se tornar os Estados Unidos um país livre.

O filme é fiel a história, mostra as fases  que Lincon atravessou até se tornar presidente e todos os problemas para vencer a guerra; mas também conta em paralelo a história real a lenda que diz que Lincon na verdade era um matador de vampiros…

Achei o filme ótimo… história bem contada, emocionante e ótimos efeitos especiais; aliás como todos os filmes do Tim Burton.

Para quem gosta de filmes com vampiros é uma ótima dica!!!

Beijos e até a próxima!!!

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

O post Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros apareceu primeiro em GarotasCPBr.



Abraham Lincon o Caçados de Vampiros

5 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá galera!! Vou escrever hoje sobre um filme que eu assisti e adorei: Abraham Lincon o Caçador de Vampiros.

A história se passa no século XIX contando a história de Abraham Lincon. Filho de uma  família humilde, trabalhou duro e conseguiu com muita luta se tornar os Estados Unidos um país livre.

O filme é fiel a história, mostra as fases  que Lincon atravessou até se tornar presidente e todos os problemas para vencer a guerra; mas também conta em paralelo a história real a lenda que diz que Lincon na verdade era um matador de vampiros…

Achei o filme ótimo… história bem contada, emocionante e ótimos efeitos especiais; aliás como todos os filmes do Tim Burton.

Para quem gosta de filmes com vampiros é uma ótima dica!!!

Beijos e até a próxima!!!

Click here to view the embedded video.



Xplico – Ferramenta de Análise Forense

29 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá pessoas! Hoje o nosso blog traz mais uma ferramenta de Análise Forense, o Xplico. Para quem não sabe o que é Análise Forense, a técnica nada mais é que a aplicação de métodos científicos para responder a investigações e questões classificadas como de interesse legal. Forense é um adjetivo correlato aos foros judiciais; o que se utiliza no foro ou nos tribunais. Em inglês, diz-se forensics, com “s” no final, e denomina, na maioria das vezes, o uso da ciência e da tecnologia para a reconstituição e obtenção de provas de crimes (forensic science, ou ciência forense).

A Análise Forense em computadores é um conjunto de aplicações que em geral são utilizadas para determinar se ele foi ou está sendo utilizado para fins ilegais, e os especialistas dessa área investigam os meios de armazenamento de dados, as comunicações, a criptografia dos dados, , tentando conseguir alguma informação relevante. Uma Análise Forense consiste de quatro passos:

  1. Identificar fontes de evidência aceitas pelo sistema legal.

  2. Preservar a evidência.

  3. Analisar a evidência.

  4. Apresentar o resultado da análise.

O Xplico é uma Ferramenta de Análise Forense de Rede (NFAT). O objetivo é extrair todos os aplicativos de conteúdo de dados de uma captura de rede, ou seja, a ferramenta consegue extrair todos os e-mails realizados pelos protocolos POP e SMTP, e todo o conteúdo transportado por protocolo HTTP de um arquivo pcap. Um arquivo pcap é um formato padrão e remete ao significado de Packet CAPture ou CAPtura de Pacote.

Portanto, o Xplico extrai tráfego de internet capturado. Ele roda uma série grande de plugins que podem “decodificar” o tráfego de rede, por exemplo, de um arquivo capturado pcap, o Xplico pode extrair dos protocolos (POP, IMAP, e SMTP), conteúdo HTTP, cada chamada VoIP (SIP) , FTP, TFTP, e assim por diante.

Licenciado pelo GNU, tem interface desenvolvida em PHP, baseada em CakePHP e usa banco de dados SQLite ou MySQL.

Para mais informações sobre a ferramenta: www.explico.org

Fontes:

http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/forense/1632/

http://www.significados.com.br/forense/

www.explico.org

Beijos e até a próxima.



O mundo mudou e a Branca de Neve…. também mudou.

27 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá pessoal tudo bem?? Estou hoje retomando a área de filmes da semana comentando sobre 2 filmes que eu adorei!!!

Sou fã de clássicos, e minha preferência está nas ficções. Adoro filmes “de mentirinha” como Harry Potter, Star Wars, contos de fadas e desenhos em geral.

A ideia do conto de fadas é sempre a mesma, a princesa se “ferra” a história toda e depois vem o príncipe “bonitão” e a “salva”….

Mas é isso né gente, por mais que contos de fadas sejam lindos o mundo mudou… hoje nenhuma mulher precisa mais esperar o príncipe para ser salva.  A mulher pode (e deve) correr atrás do que deseja, se formar, trabalhar, cuidar da sua carreira e, se quiser, procurar um príncipe.

Bem, esse papo não vai ser feminista demais…. já parei de defender nosso espaço na sociedade rsrs.

No filme “Espelho espelho meu” Lily Collins dá um show de atuação mostrando uma Branca de Neve mais forte e decidida. O filme conta com cenas como a de um duelo da Branca de Neve lutando, de calças, e tudo.

É um filme com uma pegada mais clássica, por mais que a Branca de Neve não tenha mais a cara de vítima ele ainda mantêm traços tradicionais.

Click here to view the embedded video.

Já no filme “Branca de Neve e o Caçador” Kristen Stewart (Crepúsculo)  faz uma Branca de Neve bem diferente, além de guerreira e decidida o filme tirou um pouco do ar de “encantamento” trazendo cenas de perseguição e caprichando nos efeitos especiais. Como se fosse um “conto de fadas para adultos” sem passarinhos coloridos voando e personagens sorridentes.

O filme também conta com mudanças em pontos importantes da história (não vou contar aqui pra não estragar né). Mas eu sinceramente curti muito esse.

Click here to view the embedded video.

 

Beijos e até a próxima!!!

 



O sucesso do Google Plus é apenas uma questão de tempo

20 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Segundo anúncio de Vic Gundotra , (Vice-presidente de Engenharia da Google), O Google Plus atingiu 400 milhoes de contas sendo que 100 milhoes são ativas.

Ontem, 19/09/2012, a Google migrou o Google Docs para o Google Drive, impulsionando o uso do seu aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos e a nuvem e de quebra disponibilizando suas fotos do docs (agora no drive) para postagem no G+.

O Greader também está migrando para o Plus, sem falar no Google Maps (que também está se entrelaçando por lá)  e nas ferramentas para empresas que estão todas em convergência para o Plus.
Em contrapartida, uma pesquisa revela que até 2014, 15% do conteúdo do Facebook será fake.

O que me leva a perceber (numa visão bem simplista, eu sei), que a gente muda de rede social por 2 critérios:

1- Eu fico no local em que meus amigos estão.

2- Eu fico no local que tem credibilidade
Afinal, o maior problema de quem usava o orkut era justamente a quantidade de fakes e perfis clones daquela rede.

Lembro que achei coisa mais linda quando o Twitter começou a exibir o selinho de perfil verificado pois assim eu tinha certeza que o perfil que estava ali era realmente a pessoa que dizia ser e isto possibilitou comunicação real com celebridades, empresas e outras personalidades que antes eram inalcancáveis.
Percebam a grande oportunidade.

O Facebook ficou bom por ser confiável, valia a pena para as empresas estarem por lá (ainda vale).

A Google cresceu desordenadamente, absorveu diversas empresas que comprou e não havia esta integração pela qual eles estão investindo agora.

Some isso a iniciativas criativas, tecnologia de ponta e conhecimento absoluto de seu público já previamente coletado e estudado a partir das outras ferramentas como a busca, por exemplo.

Não vou nem mencionar os aspectos relacionados a dispositivos móveis, Android, Hangout e o já objeto de desejo Google Glasses.

Ao meu ver, tudo está convergindo e teremos muito buzz quando:

1 – Liberarem ferramentas para promoção, campanha e links patrocinados

2 – Implantarem comunidades ou um forum decente (grupos do Facebook  jamais serão tão bons quanto as comunidades do orkut)

O Google Plus bombar é só uma questão de tempo.  (mas corra Mr. Google, pois o até agora o Plus tem ensinado o Zuzu a melhorar seu próprio inferno azul)

O Google Plus não pretende ser apenas uma rede social, ele pretende ser TUDO.

Aproveita que passou por aqui e comenta aí embaixo. E se quiser ver um pouco do futuro, dá uma olhada neste vídeo do Google Glasses no New York Fashion Week.

Click here to view the embedded video.



Mude a capa do seu Twitter (tem template também)

20 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O  Twitter lançou uma nova opção de personalização do perfil de seus usuários, trata-se do recurso de capa (já velho conhecido dos usuários de Facebook e Google Plus)

Para começar a usar capa é fácil, muito fácil:

  1. Acesse as configurações do seu perfil;
  2. Escolha o menu Aparência
  3. Role a janela até o botão Alterar Capa
  4. Selecione uma imagem de no máximo 1200X600
  5. Utilize o botão deslizante para ajustar o zoom
  6. Salve e pronto!

 

Fica assim:

Eu avisei que era fácil ^^.

Já viram capas interessantes por aí?

Compartilhe conosco nos comentários.

Atualização

Encontrei um template para vocês usarem as capas de forma mais criativa. (é um arquivo .psd, ou seja,  para usar no Photoshop)

https://www.dropbox.com/s/i66tlc3n117460v/twitter-header-photo-template-v1.psd

Crédito: http://jydesign.com/twitter-header-photo-psd-template

 



As eleições podem deixar #CPBR6 fora de SP

12 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

 

Normalmente nesse periodo os ingressos da Campus Party eram para estarem sendo vendidos, conforme as edições anteriores no evento.

— Mas porque ainda não estão à venda  os ingressos da #CPBr6 ? O-o.

De acordo com a nota do blog do Paco Ragagele ( Fundador mundial da Campus Party), nós campuseiros não precisamos nos preocupar, pois, devido a lei eleitoral, os governos não podem fechar acordos no período em que já não estarão governando, e todavia é o Governo de São Paulo que oferece ( isto é: paga o custo de aluguel do recinto)  e até o presente momento a Prefeitura de São Paulo ainda não garantiu o patrocínio da #CPBr6. =(

Mas não iremos nos desesperar, de acordo com ele, as negociações não estão paradas, ele afirmou que ainda estão negociando com a Prefeitura de São Paulo para chegarem em um acordo e que a #CPBr6 seja em SP , mas também já tem um plano “B”. foi dado a partida a negociações com governos de outros estados, na tentativa de encontrar outra cidade que possa abrigar o evento.

Mas como nada ainda esta certo, vamos ficar de olho nos próximos capítulos dessa novelinha que se desenrolou para saber onde nossas barracas serão montadas.

 

Até breve,

Fonte: Paco Ragagele, TecMundo.



Wireshark – Monitore o tráfego da rede

8 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá pessoas, o assunto dos meu últimos posts estão relacionados aos fóruns da Revista Espírito Livre que vão acontecer em Serra-ES e Colatina-ES Veja aqui e aqui.

Hoje temos como tema um assunto que vai rolar num desses eventos: o Wireshark. Ele vai ser destaque em palestra que vai abordar ferramentas FOSS para Perícia de Rede. FOSS é a sigla para Free Open Source Software e neste caso o Wireshark pode ser usado para realizar auditorias na Rede.

O Wireshark é um programa que analisa o tráfego de rede, e o organiza por protocolos. Se você já usou o tcpdump, não vai ter dificuldade com o WireShark, este último já vem com uma interface gráfica, com mais informação e com a possibilidade da utilização de filtros.

O Wireshark já teve outro nome no passado: Ethereal. O nome mudou, mas é considerado ainda um dos mais populares analisadores de tráfego de rede. Desenvolvido em código aberto, é multiplataforma e pode ser executado em ambiente Windows ou Linux, para iniciar uma captura você deve escolher qual interface de rede será usada, no ambiente Linux o wireshark deve ser executado pelo usuário root.

Entre os recursos da ferramenta podemos elencar: controlar o tráfego de uma rede e saber tudo o que entra e sai do computador, em diferentes protocolos, ou da rede à qual o computador está ligado. Além disso, é possível controlar o tráfego de um determinado dispositivo de rede numa máquina que pode ter um ou mais desses dispositivos. Se você estiver numa rede local, com micros ligados através de um hub ou switch, outro usuário pode usar o Wireshark para capturar todas as suas transmissões.

Este software está na categoria dos sniffers (ferramentas que interceptam e analisam o trafego de uma rede, ou como alguns chamam, farejadores), e seu objetivo é detectar problemas de rede, conexões suspeitas, auxiliar no desenvolvimento de aplicativos e qualquer outra atividade relacionada a rede.

Mais sobre o seu funcionamento:

  • Dados podem ser capturados da Ethernet, FDDI, PPP, Token-Ring, IEEE 802.11, IP clássico sobre ATM e interface loopback.

  • Os arquivos capturados podem ser editados e convertidos via linha de comando.

  • A saída pode ser salva ou impressa em texto plano ou PostScript.

  • A exibição de dados pode ser refinada usando um filtro.

  • Filtros de exibição podem ser usados para destacar seletivamente e exibir informações coloridas no sumário.

Este aplicativo é indispensável para administradores que precisam monitorar o uso responsável da rede em um ambiente corporativo. Se você é administrador de redes, esta ferramenta é pra você.

Para download: http://www.wireshark.org/download.html

Fontes:

http://www.wireshark.org/

http://www.hardware.com.br/tutoriais/wireshark/

Beijos e até a próxima.



#Desafio: M-Inclusion Apps for change

5 de Setembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Buenas tardes!

Se você quer fazer parte de uma boa iniciativa global de inclusão Mobile, a hora é essa!

O  #Apps4Change (Projeto da M-Inclusion)  te desafia a imaginar, projetar e implementar uma ideia ou uma aplicação  100% de trabalho que ajude a integração social e a autonomia pessoal.

A M-Inclusion e seus parceiros querem unir o maior número de soluções e criar uma mercado único, onde as pessoas em risco de exclusão pode encontrar soluções para os diversos problemas através do uso de dispositivos móveis, assim tornando a vida mais fácil para aqueles que tenham necessidades, tais como: Pessoas com deficiência, pacientes crônicos, setores de baixa renda e populações de áreas isoladas.

As aplicações participantes do projeto  será disponibilizada para aqueles que precisam de ajuda desses grupos.
Além disso, o aplicativo estará disponível no mercado de projeto  da M-Inclusion, onde você vai encontrar todas as aplicações mais importantes em todo o mundo relacionados à inclusão digital, já pensou a sua aplicação ali tendo um reconhecimento mundial?

A escolha da melhor aplicação será feita pela equipe da M-Inclusion e do Campus Labs., e o critério de avaliação será o nível de inovação e capacidade de ajudar, bacana né!

E não para por ai, esse desafio tem uma premiação na bagatela de 10.000 USD para o vencedor… então bora colocar a massa cinzenta para funcionar e vamos desenvolver!

fique atendo, já foi dada a largada para o #Apps4Change!

Data / Hora da Largada

Data / Hora da Entrega

Data / Hora da Reunião do Júri

24-08-2012 / 10:00

15-11-2012 / 18:59

20-11-2012 / 07:00

Para mais informações clique aqui,

¡Buena suerte! Para quem for participar,

Hasta la vista,

 

Fontes: Campus Labs., Coordenador Alejandro Sagrado Garcia



IV Fórum da Revista Espírito Livre – Liberdade e Informação

25 de Agosto de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá pessoas, meu último post trouxe informações sobre o III Fórum da Revista Espírito Livre e tudo que vai rolar em Colatina /ES, se você perdeu clique aqui para saber dos detalhes.

Como tudo que é bom merece ser repetido, mais um fórum vai rolar no mês seguinte, estou falando do IV Fórum da Revista Espírito Livre, as atividades desta vez serão realizadas na Região Metropolitana de Vitória, o point agora é Serra/ES, mas precisamente na UCL Manguinhos, Rodovia ES 010 – Km 6 – Manguinhos – Serra/ES. Anote aí a data e o horário: 04 de outubro de 2012, de 8hs às 22hs.

Diferente das outras edições, a novidade do IV Fórum traz uma trilha paralela contendo vários minicursos e workshops sobre diversas temáticas, enquanto palestras acontecem no salão principal, em paralelo há uma junção de teoria e prática. A edição de Serra é a quarta edição deste evento que nasceu com a proposta de percorrer todo o Brasil.

Como presenças confirmadas para o evento temos profissionais ligados à área de Software Livre, que brindarão o evento com temas super importantes em suas palestras e workshops. Confira:

Carlos Eduardo do Val, Estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apaixonado por Ubuntu, autor dos livros “Ubuntu – Guia do Iniciante”. Vai ministrar palestra sobre o Linux, o que temos, o que podemos fazer com ele e as novidades que vem por aí.

Ramilton Costa Gomes Júnior, professor universitário do curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, irá falar sobre ferramentas FOOS para Perícia de Rede, demonstrando na prática como capturar Payload, cabeçalho de transporte, Ethernet IP. Em sua intervenção ele pretende usar as ferramentas Wireshark, Xplico, tcpdump, ngrep, tcpflow, tcpshow, tcptrace, Dsniff, tcpreplay, tcpxtract e Chaosreader.

Imperdível né? Eu queria muito estar lá… além de tudo isso ele vai ministrar workshop sobre ferramenta XPLICO – uma ferramenta automatizada de Análise Forense de Rede.

Johnson Sudré, sócio fundador da Estudio Gaba, irá apresentar a palestra “Blender 3D como ferramenta de produção de modelos e maquetes” que terá como objetivo apresentar o software Blender 3D como ferramenta de produção de maquetes e modelos em três dimensões para análise de projetos e conceitos.

Vanessa Cândido, pós graduanda em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, irá apresentar a palestra “LibreOffice como ferramenta para a educação e a inclusão digital”. Além disso estará a frente de um minicurso, também sobre LibreOffice.

Edgard Alves Costa, CEO da Pewebhosting, conferencista, escritor, criador e líder da Comunidade Alfresco.org.br, vai falar sobre o Alfresco – um sistema de Gestão de conteúdo empresarial (em inglês ECM “Enterprise Content Management”) multi plataforma (Windows e Unix/Linux) de Código Aberto. A proposta do sistema é ser uma alternativa para o gerenciamento de documentos, arquivos, colaboração e conteúdos web.

Mais informações, visite o site do evento:  http://revista.espiritolivre.org/ivforumrel/

Agende-se!

Beijos e até a próxima.



Tags deste artigo: garotascpbr fisl12 cpbr5