Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

JS4Girls – Javascript for Girls

5 de Setembro de 2015, 18:16 , por GarotasCPBr - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 45 vezes

Olá pessoas! Este post é para todas as gurias que já desenvolvem e pra quem quer começar a desenvolver programas também. Seguindo na linha de eventos voltados para aumentar o número de mulheres na área da Tecnologia da Informação, hoje vamos falar do JS4Girls.

download

O JS4Girls – Javascript for Girls – é um modelo open source e free para ensino de Javascript para mulheres, é um evento gratuito de ensino de programação, e o mais bacana é que esta ideia, originalmente pensada pelo Jean Carlo Nascimento, o Suissa, evangelista de tecnologias como NoSQL e Node.js. , pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, você pode, caso queira, organizar uma edição na sua cidade, além de ensinar conceitos de programação, também será usada a linguagem JavaScript, que dá nome ao evento.

O Suissa, assim como outras pessoas bacanas que existem por aí, perceberam a questão do preconceito e do machismo contra as poucas mulheres existentes na área da TI, e resolveu ser mais uma força contra esse cenário real e triste que encontramos em todo lugar. Ele se juntou à luta pela permanência das mulheres que já estão na área e pelo movimento de trazer cada dia mais e mais mulheres para a área da Informática.

JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

É atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Começa também a ser bastante utilizada do lado do servidor através de ambientes como o node.js. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.

O objetivo do JS4Girls é incentivar e treinar as mulheres para ingressarem na área que cada vez mais necessita de profissionais bem qualificados. Além disso tende a incluir as mulheres nesse meio digital dominado pelos homens e por pré-conceitos machistas.

A ideia é que o evento aconteça todo mês, primeiramente um evento presencial, em qualquer cidade onde haja uma pessoa disposta a lecionar o conteúdo criado antecipadamente pela comunidade. Na aula presencial ocorre a aula inicial, para apresentar às mulheres, o mundo da programação. A rede de relacionamentos é um impulso para o sucesso do evento, cada mulher chama pelo menos uma amiga para participar do próximo evento.

Após a aula presencial, elas irão continuar estudando via web, lendo conteúdos novos e assistindo às aulas online ou vídeos gravados, estes serão criados pela comunidade. Todo mês um módulo novo para estudo será apresentado. Toda a comunidade irá contribuir com novos módulos, criando assim um curso bem completo para que qualquer pessoa, independente do gênero, possa acompanhar e estudar.

Se você gostou da ideia, achou interessante, e quer colaborar, você pode montar um JS4Girls na sua cidade, só precisa ter um local e uma pessoa disposta a compartilhar o conhecimento a partir dos conteúdos já criados. Se torne um colaborador dessa iniciativa, acompanhe a agenda, talvez esteja tendo um na sua cidade. Saiba mais em: http://webschool.io/js4girls/


Até a próxima.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript

http://webschool.io/js4girls/

Imagem destaque: http://www.slideshare.net/RodolfoDias1/js4girls

 

 

O post JS4Girls – Javascript for Girls apareceu primeiro em GarotasCPBr.


Fonte: http://www.garotascpbr.com.br/2015/09/js4girls-javascript-girls/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.