Olá pessoal, tudo bem?
No post de hoje vou falar do trabalho da Camila Poszar, que é ilustradora e designer formada em Artes Visuais pela UNESP e cosplayer nas horas livres
Além de já ter desenhado profissionalmente projetando brinquedos promocionais, ela também trouxe essa atividade para a vida pessoal e atualmente está trabalhando como freelancer. Em seu portfólio, ela mostra alguns exemplos de Commission (artes encomendadas para uso pessoal possuindo um valor mais acessível do que artes comerciais) já criadas por ela, como por exemplo a imagem abaixo de um personagem de Teera & Windy, uma história em quadrinhos de sua própria autoria:
Exemplo de Commission – Pintura Tradicional com Aquarela. Lucca, Teerra e Windy, personagens de autoria própria.
Recentemente ela também fez algumas ilustrações para um card game online que vai ser lançado, da série de livros Red Luna e participou do Game Jam do ano passado, confira abaixo algumas imagens:
Camila – à direita – participando do Game Jam – 2014
Além deste incrível trabalho, recentemente ela fez um belo trabalho como cosplayer de Link (Zelda: Ocarina of Time). Ela mesma criou a própria fantasia, que segundo ela “grande parte da graça de ser um cosplayer é confeccionar sua própria fantasia”
Confira abaixo um bate papo que tivemos com ela:
Para começar, fale um pouco sobre você, seu trabalho…?
Desde que me dou por gente eu gosto de desenhos, sejam animes, cartoons, tudo e nada mais natural que a partir disso começar a desenhar e a criar as minhas próprias histórias. Eu não lembro direito o porque que acabei indo pro lado do mangá, acho que era por causa dos desenhos que passavam na TV quando eu era pequena, foi uma época em começou a passar muitos animes, como Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Sailor Moon e vários outros. Com o passar do tempo eu decidi que era de ilustração que eu queria viver e resolvi fazer faculdade de Artes, sou formada pela UNESP em Artes Visuais.
Como que você aprendeu a desenhar?
Foi sozinha mesmo, eu nunca tive como bancar um curso e acabei indo atrás sozinha.O legal é que com o tempo, o gosto por ilustração acabou se desdobrando em outras áreas, como games, modelagem, cosplay…Acho que uma coisa leva a outra
A história de Teerra & Windy é criação sua?
Ah sim, Teerra & Windy é criação minha! Teerra & Windy foi engraçado, eu lembro exatamente onde tive a ideia, eu tava voltando do trabalho e estava na estação pinheiros do metrô, aquela gigante com um milhão de andares, eu tenho o costume de andar brisando nas coisas, principalmente porque moro longe né, acho que eu tava meio chateada com o trabalho, por questões de “reconhecimento pessoal” e comecei a fazer analogias com um arqueiro cego, pronto, bastou. Quando cheguei em casa, tinha boa parte da história na cabeça, a partir dai eu só precisei escrever e desenvolver.
Para ler a história de Teerra & Windy. clique aqui
Conta para gente um pouco da história de Teerra & Windy?
Em um glorioso reino, de um longínquo país, sua população se dividia em clãs, cada um especializado em uma arte diferente, seja o domínio da espada, a feitura de armas de metal, arquearia, criação de animais e assim por diante. Era de costume treinar cada criança de acordo com a arte do clã de origem, essa prática era muito bem vista pelo rei e recebia o apoio dele, principalmente se o clã fosse um dos que prezam o manejo de armas e pudessem atuar na defesa do reino. Estes clãs, principalmente aqueles voltados para combates, possuíam no entanto, um costume muito cruel… Se desfazer de qualquer criança que fosse incapaz de aprender a arte ali ensinada… Independente de quem fosse… É neste cenário temos Lukka, um jovem arqueiro extremamente habilidoso, porém, cego de um olho.
Pintura Tradicional com Aquarela. Eliza e Haziel, personagens de autoria própria
Eu vi no seu portfólio que você fazia design de brinquedos, ainda continua com essa atividade?
Sim, eu estava trabalhando com isso até Maio, eu trabalhava projetando brinquedos promocionais, como os de ovos de páscoa e McDonalds, ou de campanhas de Dia das Crianças de lojas de roupas, sempre com personagem famosos, como Barbie, Ben10, Adventure Time. Agora no entanto, eu estou trabalhando em casa como freelancer, mas mesmo assim ainda fico bastante na área de licenciamento, principalmente infantil, hoje mesmo estava trabalhando em ilustrações novas pra merchandising da Barbie
Sobre cosplay, além do personagem Link você já fez mais algum?
Não, ele foi meu primeiro, mas estou trabalhando em um novo, de Saber de Fate/Stay night, com armadura e tudo.
Qual o seu anime favorito?
Nossa, acho que isso não existe, eu assisto e leio tanta coisa! Serve um top 3? Vai ser difícil desempatar vários, mas acho que em primeiro lugar Full Metal Alchemist, depois Atack on Titan e Depois Fate/Stay Night. Mas tem vários ainda muito bons! Isso é difícil !!!
Quais são suas ideias para o futuro a respeito de projetos/trabalho, etc?
Eu estou me esforçando bastante pra fazer o projeto Teerra & Windy dar certo, mandei o projeto pra algumas editoras, até tive alguma resposta, mas nada certo. Enquanto isso eu estou investindo em publicação online, que está sendo uma experiência bem legal, eu nunca tinha publicado em duas línguas de uma vez e a aceitação tá sendo bem grande. Estou conseguindo atingir um público bem maior do que só publicando em português. E fora que estar na internet também ajuda a atingir um número maior de pessoas. Seria muito legal se eu pudesse viver das minhas próprias criações, mas trabalhar com licenças de personagens famosos também muito legal!
Pra quem quer iniciar nessa área de Artes Visuais, qual a dica que você dá?
Hmmmm, estudar o tempo inteiro, digo no sentido de praticar o desenho, desenhar sempre que der, pelo menos uma vez por dia, não existe fórmula mágica pra ficar bom, não existe isso de “talento”, o que existe é muito trabalho duro e esforço. E não se prender a uma coisa só também é importante, eu gosto de mangás, mas se for necessário, eu sei desenhar semi realismo também, ou desenhos mais técnicos.
Para conhecer um pouco mais do trabalho da Camila, acesse seu portfólio através deste link.
Até a próxima
O post Arte, quadrinhos e cosplay: o trabalho de Cah C. Poszar apareceu primeiro em GarotasCPBr.
0sem comentários ainda