As discussões sobre o Ubuntu poder ou não incluir o suporte ao sistema de arquivos ZFS, da Oracle, no kernel que distribui em suas mídias de instalação continua, já envolveu vários pesos-pesados da arena do licenciamento, e ainda não chegou ao ponto em que a Canonical tenha de fato incluído os módulos compilados e prontos para rodar junto ao kernel default da distribuição.
Mas também não está longe disso: após a instalação default do Ubuntu Desktop, basta instalar os pacotes zfs-dkms e zfsutils-linux para ter suporte ao ZFS ativo no Ubuntu 16.04.
Enquanto isso, o Debian concluiu que uma das maneiras alternativas de distribuir o ZFS para uso junto com a sua distribuição está adequada ao seu próprio uso, mas foi conservador e deu alguns passos a menos do que a Canonical: ao invés de colocar os binários do suporte a ZFS a um apt-get de distância, colocou o suporte ao ZFS apenas no diretório contrib da distribuição, na forma de um módulo DKMS, e só como código-fonte. Ainda assim, é um passo de uma longa questão em aberto no âmbito do Debian, que há anos vem debatendo a inclusão do ZFS. (via www.theregister.co.uk - “ZFS comes to Debian, thanks to licensing workaround • The Register”)
O artigo "ZFS chega ao Debian, via contrib" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
0sem comentários ainda